Um ambiente pensado de forma a favorecer o preparo das refeições pode evitar atrasos, facilitar a limpeza e até mesmo reformas futuras. 

Sabemos que a cozinha é o coração da casa, né? Ela funciona como o órgão que bombeia todo o corpo. Se o coração para, todo o resto falha. Já reparou o que acontece em um lar se a cozinha para de funcionar? Ela vai muito além de um lugar físico destinado ao preparo e armazenamento dos alimentos. A cozinha é um espaço onde acontece muita mistura, seja de ingredientes ou de pessoas, e isso muda tudo de casa para casa, dependendo da sua realidade.

Mas, para que isso aconteça em perfeita harmonia, existem alguns segredinhos para que o seu ambiente se torne acolhedor sem perder a funcionalidade. Por isso, separamos 10 dicas incríveis para te auxiliar no momento de projetar a sua cozinha, pensando em facilitar o processo das suas refeições diárias. Confira!

Vamos às dicas!

1- Planeje muito bem o seu espaço da sua cozinha funcional

Antes de sair comprando tudo, você precisa organizar as ideias. O planejamento é essencial para fugir de surpresas desagradáveis, pois cada centímetro conta e faz a diferença. Comece criando uma pequena planta do ambiente, com as medidas totais, assim como de paredes, portas, recuos e tudo o que for importante. Depois, visualize e anote onde você prefere que fique cada item, pensando sempre em facilitar a sua rotina. 

2- Inclua a escolha dos seus eletros ainda na etapa de planejamento

Defina o que você conseguir dos eletros que serão incluídos na composição da sua cozinha. Desse jeito, você conseguirá prever espaços, tamanhos e reais necessidades de nichos, armários e bancadas. Converse com os moradores da casa e estabeleçam os principais produtos a serem comprados para equipar o cômodo. Fogão ou cooktop? Qual o tamanho da geladeira? Pretendem acrescentar um lava-louças? Essas informações são extremamente importantes para o seu projeto. 

3- Fique atento às proporções

Cozinha pequena pede por eletros menores, certo? Se você tem um espaço maior, aí sim recomendamos que, se for do agrado, você invista em produtos mais sofisticados. É que, se a cozinha for realmente compacta, é bem provável que o imóvel seja frequentado por poucas pessoas. Se são poucas pessoas, não é preciso uma geladeira duplex, por exemplo. Ok, elas são lindas, mas podem causar um verdadeiro transtorno no seu ambiente e esse não é o foco aqui. Tente seguir essa linha de raciocínio na hora das suas escolhas. 

4- Projete a sua cozinha funcional de forma personalizada 

Cada canto da sua cozinha fica muitíssimo bem aproveitado se for projetado de forma única para o seu ambiente. Para deixar tudo ainda mais flexível e passível de mudanças futuras com mais tranquilidade, opte por uma cozinha planejada por móveis modulares. Dessa forma, você consegue explorar todos os espaços, respeitando todas as proporções.

5- Não se esqueça da altura dos moradores

De nada adianta posicionar os seus armários e balcões de forma que dificulte a rotina de pessoas mais baixas ou mais altas. Leve em consideração a altura principalmente de quem mais vai utilizar a cozinha na hora do preparo das refeições. A altura dos móveis e prateleiras precisa ser de fácil acesso para quem as utiliza, com o conforto e a praticidade sendo colocados sempre em primeiro plano. 

6- Organize uma bancada funcional 

Quando for projetar a sua bancada, pense sempre nos pontos de saída de água. A dica de ouro é: a bancada deve ter tamanho e profundidade suficientes para preparar uma receita e montar um prato, além de estar em uma altura boa para que se mantenha uma postura ideal durante o preparo das refeições. 

7- Pense bem no material da sua bancada

Você sabia que o mármore, por mais elegante que seja, não é o revestimento ideal para áreas molhadas? Eles são porosos e tendem a absorver todo o líquido. Leve isso em consideração para as suas escolhas. Pense onde cada revestimento vai ser aplicado e se ele tem características que suportam aquela demanda. Outro ponto importante é saber se os seus armários de cozinha suportam o revestimento escolhido. Nesse caso, conte com a Loja Madesa, para facilitar as suas escolhas.

8- Dê atenção especial para a escolha da cuba

Além de pensar no espaço disponível, é preciso levar em consideração o número de pessoas residentes na casa e quantas dessas utilizam o ambiente. Se você tiver espaço, as cubas duplas ou triplas, por exemplo, são excelentes para facilitar os processos de quem costuma dividir a cozinha na hora do preparo das refeições. Outro ponto a ser considerado é o tamanho e a profundidade da sua cuba. Quem tem o costume de cozinhar para um grande número de pessoas e, consequentemente, utiliza de panelas e recipientes grandes, vai precisar de pias mais profundas. 

9- Favoreça a integração da sua cozinha através da bancada 

Para cozinhas pequenas, sugerimos que a bancada seja o norte de todo o seu planejamento. Nós explicamos: se a sua lavanderia está literalmente ao lado da sua cozinha e seu espaço é limitado, utilizar uma bancada contínua pode ser perfeito para ampliar o seu ambiente. Uma bancada de cozinha pode fazer o papel de multifunções, dividindo os seus cômodos e servindo de mesa de apoio quando necessário. 

10- Opte por revestimentos que sejam fáceis de limpar

Ok, as cores são relativas ao gosto, e, nesses casos, cada um tem a sua opinião, apesar de que elas podem causar impacto significativo na amplitude do seu espaço. Mas, para a sua cozinha ser realmente funcional, os revestimentos precisam ser práticos e de fácil manutenção. Procure por aqueles que sejam simples de limpar, e que não tomem muito tempo do seu dia para a higienização. Dê mais atenção, principalmente, próximo ao fogão, pois essa área tende a reter mais gordura. Revestimentos com muitas texturas também podem complicar o seu dia a dia, por acumularem sujeira mais facilmente.

E aí, ficou mais claro como o planejamento ideal da sua cozinha faz toda a diferença? Mas calma, pois você pode contar com a Madesa para isso tudo! É só entrar em contato com o nosso time de especialistas e começar a projetar a sua cozinha de forma personalizada, dando atenção a todos esses pontos. 

Ah, e mesmo depois de ter a sua cozinha dos sonhos, como você sempre quis, temos outras dicas especiais para você manter a funcionalidade do seu espaço. Lá no canal oficial da Madesa no Youtube, separamos ideias incríveis que vão facilitar o seu dia a dia na prática. Aquelas dicas que realmente mudam tudo na sua rotina.

Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal, para não perder nenhuma dica.