Com a atualização do logo e criação do slogan Ame sua casa, a Madesa apresenta uma marca jovem, mais bonita e moderna.

Nos últimos anos, a madesa vem se aproximando cada vez mais de seu público. Como resultado desse movimento, lança sua nova identidade visual. A marca se apresenta muito mais moderna e totalmente voltada a uma maior identificação com os clientes e com o universo online.

O novo logo apresenta uma tipografia atual e mantém a cor vermelha característica da marca. Somado a ele, a marca ganha o slogan “Ame sua casa”, que vai ao encontro da missão da empresa: levar mais vida ao dia a dia das pessoas.

A Valkiria IC, Estúdio de Design por trás da nova identidade e reposicionamento da Madesa, apresenta como foi o processo criativo e a inspiração que resultou na nova marca, nas novas cores e no slogan.

Sobre o processo de transformação da marca

“O processo criativo da nova identidade visual da Madesa foi bastante desafiador. Entender como a empresa funciona, seus valores e crenças foi fundamental para o desenvolvimento de uma proposta alinhada aos novos objetivos da marca. Dessa forma, trabalhando a quatro mãos, envolvemos o cliente em nosso processo criativo. 

Através da nossa abordagem imersiva, dedicada e artesanal, mapeamos as necessidades e desejos das pessoas para desenvolver soluções relevantes para o mercado. Sempre prezamos pela colaboração, a fim de atingirmos os melhores resultados.

Objetivos e desafios do projeto

Dentre todos, o principal desafio do projeto se concentrou em conectar a essência, os valores e a memória das décadas passadas a uma linguagem alinhada aos novos objetivos e posicionamento da empresa: mais jovem, humanizada, de fácil desdobramento e com viés mais voltado para os meios digitais.

O logotipo atualizado tem como objetivo aproximar-se dos conceitos que guiaram o desenvolvimento da marca: amigável, tecnológico, jovem e inovador. Seus detalhes reforçam originalidade e foram inspiradas na cadeira dobrável em Pinus, o móvel da empresa mais vendido de todos os tempos.

A linguagem da Madesa

A linguagem da marca, como um todo, foi inspirada na principal categoria de produtos da Madesa: as cozinhas. Dessa forma, assim como as cozinhas são montadas através de pequenos conjuntos, a identidade da marca é construída de forma a permitir o uso de blocos bem definidos e estruturados, com uso de cores sólidas, pictogramas e/ou imagens.

Cores que se fazem presentes

No que diz respeito à paleta de cores, o vermelho se mantém presente, agora numa tonalidade mais contemporânea e amigável, como forma de honrar a tradição da empresa nos seus 70 anos de história; valorizar a localização da fábrica na sua cidade natal, Bom Princípio, conhecida como a Cidade dos Morangos, e também pelo valor sentimental agregado no slogan da marca: Ame sua casa.

Desta forma, manter a cor vermelha foi imprescindível! As demais cores integram a paleta de maneira a comunicar a marca de forma amigável, jovem e contemporânea, também permitindo fácil desdobramento dos pontos de contato digitais e impressos.

Como mencionado anteriormente, a introdução da empresa nos meios digitais foi um ponto de bastante atenção. Atenção esta que esteve presente em todas as escolhas, principalmente na questão das cores vibrantes, na versão reduzida da marca e, até mesmo, no maior uso de imagens com pessoas e lares diferentes, como estratégia para criar uma imagem de marca humanizada e também gerar conexão com o público “do outro lado da tela”. 

Do resultado final

O resultado pode ser visto na aceitação e aprovação total desta atualização.

O que você achou dessa mudança? Escreve nos comentários.

Para saber mais sobre a Madesa, acesse nossas redes sociais. E para conhecer a linha de produtos completa, clique em loja.madesa.com.

Sobre a Valkiria Inteligência Criativa: é um estúdio de design que trabalha de forma dedicada, imersiva e artesanal com empresas que desejam inovar. Desenvolve estratégias, marcas, produtos e embalagens que criam valor significativo para as pessoas e vantagem competitiva para os negócios. Para conhecer mais, acesse: valkiriaic.com.br e siga @valkiriaic no Instagram!