Iniciativa de desenvolvimento de funcionários tem mudado o rumo das operações da empresa. 

Com o crescimento da indústria de Bom Princípio, a necessidade de tornar seus colaboradores cada vez mais qualificados se tornou necessidade. Como forma de investimento, são ofertados aos funcionários cursos através de plataformas digitais, escolas profissionalizantes parceiras, capacitações internas e benefícios como o auxílio educação. 

Como destaque no incentivo ao aprendizado e desenvolvimento do seu time, a Madesa possui uma parceria com a Alura Cursos, uma plataforma de ensino online, onde o usuário tem acesso a mais de 1250 especializações voltadas à tecnologia, inovação, gestão, marketing digital e desenvolvimento pessoal. Os cursos acontecem por meio de vídeo aulas de alta qualidade, exercícios práticos, projetos e dentro de uma comunidade ativa com muita interação e discussões. 

A importância da iniciativa da empresa para com sua equipe tem apresentado resultados significativos em seus processos, já que qualifica o seu quadro cada vez mais. Vitor Bohn, Analista de Marketing da Madesa, que esteve envolvido na implementação da plataforma, afirma que, além dos cursos relacionados ao cargo, a Alura levou também muito mais conhecimento para áreas indiretas de trabalho , proporcionando que funcionários compreendessem melhor o todo da indústria. 

“Além do marketing, eu consegui uma visão comercial, de logística e de atendimento muito grande, o que facilita diariamente o trabalho na minha área. Outros conteúdos disponíveis são relacionados ao desenvolvimento pessoal, como comunicação, hábitos e liderança, que ajudam muito na vida também”, destaca o analista. 

Assim como na plataforma, a Madesa estimula seus colaboradores ao aperfeiçoamento universitário, proporcionando um auxílio financeiro de até 50% em graduações, tecnólogos e pós-graduações. Ao completar seis meses de casa, o funcionário adquire o direito de solicitar o benefício, que leva em consideração as áreas de atuação da empresa, como os ligados à administração, engenharia, design, logística e comércio exterior. A Universidade Corporativa, projeto recente, é outro apoio importante, que abrange o corpo de funcionários.

Cada vez mais forte na atuação do mercado externo, a Madesa tem se preocupado com a valorização e a capacitação em línguas estrangeiras. Assim como no benefício acadêmico, a indústria moveleira auxilia com metade do valor da mensalidade em cursos como o inglês e o espanhol. 

“Acreditamos que o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas que nela atuam. Pensando nisso, contamos com um programa interno de desenvolvimento em que incentivamos e apoiamos o aprendizado. Ofertamos treinamentos internos, cursos de formação e atualização profissional, além de oferecer atendimento psicológico e incentivar a fé (independentemente de crença religiosa), entendendo ambas as práticas como um importante suporte para o bem estar e a saúde emocional dos nossos colaboradores”, salienta Carlos Boeni, Coordenador de Recursos Humanos da Madesa. 

Seguindo essa linha de multiplicar conhecimento junto à equipe, são oferecidos cursos de formação de novos líderes assim como de liderança sênior, onde a atualização de gestores que já atuam na função há mais tempo tem sempre destaque. Para o corpo de funcionários em geral, somente em 2021 já foram ofertados cinco workshops de dicção e oratória, que são os mais procurados pelos colaboradores. No momento, por exemplo, está fechada uma nova turma para o curso de Comunicação Escrita, com começo previsto para o início da próxima semana. Para os treinamentos e aulas presenciais em turno inverso ao horário de trabalho, a Madesa ainda disponibiliza o transporte e alimentação dos funcionários devidamente matriculados.