Culturalmente, o brasileiro carrega dentro de si o desejo genuíno de ajudar, sobretudo em momentos difíceis. Na verdade, isso é comprovado até mesmo cientificamente. Estudos apontam que ajudar o próximo é um exercício que aumenta os níveis de satisfação, melhora o humor, reduz o estresse e proporciona senso de propósito. A ação de se doar ao outro tem o poder de reduzir os próprios problemas. 

Porém, nos últimos anos, por conta da pandemia que assolou o mundo, ainda que o desejo tenha se intensificado, a prática ficou um pouco mais difícil, por questões como o distanciamento. Foi então que o mercado passou a olhar com mais atenção para os impactos causados pela covid-19, em especial às camadas menos favorecidas, propondo soluções para minimizar os prejuízos causados. 

Atenta a esses problemas sociais, há um ano, a Madesa decidiu transformar a experiência de compra dos seus clientes incluindo um propósito às suas vendas. Desde janeiro de 2021, sempre que alguém compra um móvel no e-commerce Loja.Madesa.com, é possível escolher uma entre as organizações apoiadas pela empresa. Dessa forma, quando uma instituição é selecionada na hora de finalizar uma compra, uma porcentagem do valor pago é doada à ONG escolhida sem nenhum custo a mais ao cliente, gerando forte impacto social

E o que facilitou esse processo foi a parceria de sucesso da Madesa com uma social tech, startup com foco social e que age como ferramenta de estímulo às doações. A Pólen, de Curitiba, trouxe a tecnologia para descomplicar essas iniciativas, que permitiram que a nossa marca conseguisse abraçar as causas que acreditamos, engajando cada vez mais os nossos clientes. 

A Pólen proporciona uma forma simples e acessível para as marcas apoiarem projetos confiáveis dos quais se identificam, com transparência nas ações. Para se ter ideia do significado disso tudo, até agora, a Madesa já apoiou 11 projetos sociais, destinando cerca de R$130.000 em doações através da plataforma. Os impactos positivos já atenderam a SOS Amazônia, WimBelemDon, Instituto Social Ágata, Santa Casa de Pelotas, APAE de Salvador, Instituto do Câncer Infantil, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Projeto Arrastão, FAHECE, ASID e Semente do Futuro. 

De acordo com o Coordenador de E-commerce da Madesa, Victor Volkweis, essa ação de transformar compras em doações é uma forma de dar mais significado às iniciativas de responsabilidade social, além de convidar os clientes a fazer parte de uma das diversas ações realizadas pela indústria moveleira. 

“Sabe aquela sensação boa de se sentir em casa? É por ela que nós existimos, para, juntos, levarmos mais vida e amor para a casa das pessoas. E é com este mesmo propósito que buscamos levar acolhimento a quem mais precisa. Nossa missão é levar mais vida ao dia a dia das pessoas, e, através do nosso trabalho, conseguimos fortalecer cada vez mais a sociedade onde estamos inseridos”, afirma Volkweis. 

Movimento Quem Transforma

O ‘Movimento Quem Transforma’, criado pela Pólen, democratiza as ações sociais de grandes e pequenas empresas, tornando recorrente e transparente essas atividades. Com o propósito de fomentar a cultura de filantropia corporativa, a ação apresenta quais as marcas que estão puxando a fila da transformação social para gerar impacto de verdade hoje e agora.

Confira quem já está recebendo as doações feitas por você na nossa loja online

Acompanhe a transparência das nossas ações clicando aqui e faça parte dessa rede polinizadora!