Algumas escolhas de iluminação podem contribuir para trazer ao quarto sensações de aconchego e bem estar, proporcionando mais conforto na hora de relaxar. Nesse sentido, o quarto com LED no teto é uma solução que se encaixa muito bem com essa proposta, dando um toque original e com bastante estilo ao ambiente. 

Esta é uma tendência crescente no mundo da decoração, e sua importância se dá, em partes, por sua versatilidade (que traz a iluminação adequada ao ambiente) e  também pelo fato de ser uma opção econômica, que não esquenta o ambiente. 

Se você gostou dessa ideia e quer entender como ter um quarto com LED no teto, acompanhe o passo a passo que preparamos nos próximos parágrafos:

Por que o LED?

A escolha pelo LED para fazer a iluminação de um quarto pode ser positiva por inúmeros motivos, como a economia de energia, menor aquecimento do ambiente, versatilidade na hora de escolher cores, uma vida útil mais longa em comparação às lâmpadas convencionais e, ainda, sua fácil instalação.

Qual LED indicado para quarto?

Ao escolher o modelo ideal para um quarto com LED no teto, é importante atentar-se a 4 pontos essenciais: a temperatura da cor, a intensidade luminosa, o índice de reprodução de cor (IRC) e o tipo de instalação ou luminária.

Tudo isso deve levar em consideração seu gosto para decoração e, claro, as necessidades de cada cômodo! Veja como fazer as melhores escolhas em cada um destes aspectos nos tópicos abaixo:

Temperatura da cor

A escolha do LED ideal para um quarto deve considerar, primeiro, a temperatura de cor da lâmpada. Para ambientes que demandam calmaria, o recomendado é optar por LEDs com temperatura entre 2700K a 3000K – conhecidas como luzes quentes. 

Essa tonalidade amarelada é perfeita para criar um ambiente aconchegante e relaxante, ideal para descansar depois de um dia longo.

Intensidade luminosa

A intensidade do LED é medida em lumens. Para um quarto, o ideal é ter uma iluminação entre 100 a 150 lumens por metro quadrado. Ou seja: se o seu quarto tem 10 metros quadrados, você precisaria de uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas que somem entre 1000 a 1500 lumens. 

Se você tiver uma área específica, como uma mesa de estudos, por exemplo, é interessante adicionar uma luminária mais forte e focal. 

Índice de reprodução de cor (IRC)

O índice de reprodução de cor (IRC) indica o quanto a luz da lâmpada é capaz de reproduzir as cores de forma natural. Para o quarto, uma lâmpada LED com IRC acima de 80 já é o suficiente para garantir que as cores fiquem bem reproduzidas, deixando o ambiente mais confortável e agradável.

Tipo de instalação ou luminária

No quarto, é comum ter uma combinação de luminárias embutidas no teto, luminárias de mesa, de piso ou até arandelas nas paredes. A escolha vai depender do seu gosto e da decoração, mas o importante é garantir uma boa iluminação para todas as atividades que você faz no quarto.

Por fim, uma dica valiosa é instalar um dimmer para controlar a intensidade da luz. Assim, você pode ajustar a iluminação conforme a necessidade, deixando o ambiente mais claro para leitura ou mais suave para relaxar. O que acha da ideia? 

Como instalar LED no teto do quarto?

Depois de entender melhor sobre qual o melhor tipo de LED para o teto do quarto, é hora de conhecer, enfim, o passo a passo para realizar a instalação. Confira os materiais essenciais, dicas para a preparação do teto e como fazer a fixação das fitas de LED nos tópicos seguintes:

1. Materiais essenciais

Se você quer um quarto com LED no teto, os principais materiais que deve ter em mãos antes de iniciar a instalação, são:

  • Fita LED com o comprimento desejado;
  • Fonte de alimentação (compatível com a fita LED);
  • Conector para fita LED;
  • Fita dupla face ou cola específica para LED;
  • Tesoura;
  • Alicate;
  • Fita métrica;
  • Nível;
  • Cabo de extensão (a depender do ambiente, se necessário).

Com todos eles prontos para serem utilizados, você pode começar o planejamento!

2. Planejamento

Para o planejamento de um quarto com LED no teto, é preciso levar em consideração três pontos importantes: definir o local da aplicação, medir o comprimento da área e escolher o modelo e cores desejados. Vamos falar de cada um deles a seguir. 

3. Local de aplicação

Geralmente, o LED é colocado na sanca de gesso que se encontra no teto. A sanca é um relevo existente próximo às quinas da parte superior interna das paredes,que serve para esconder as fitas de LED. Dessa forma, ela permite um acabamento mais primoroso à iluminação. 

Caso você não tenha sancas e rebaixamento em gesso, você pode colar a fita de LED diretamente no teto, utilizando cola ou adesivo que acompanham a parte de trás da fita.

4. Comprimento da área

Definido o local, você deve medir todas as superfícies onde a fita de LED será instalada. Assim, é possível garantir um efeito uniforme e um acabamento impecável, além de saber a metragem necessária. Geralmente, as fitas de LED vêm com marcas de corte, o que facilita bastante a sua personalização.

Quanto à escolha dos modelos, o mercado oferece uma série de modelos que você pode usar no quarto com LED no teto, como:

  • A fita de LED;
  • A mangueira;
  • Fita de LED neon Dimerizável;
  • Fita de LED colorida;
  • Fita de LED RGB; 
  • Fita de LED com controle;
  • Fio de LED, com uma coloração mais clara e bem delicada. 

5. Preparando o teto

    Depois de definir o local da instalação do LED, medir e escolher modelo e cor, é hora de preparar o teto. Para isso, alguns passos devem ser seguidos:

    • Atenção à limpeza: qualquer resíduo de poeira, tinta ou sujeira devem ser retirados para que o LED possa aderir bem ao teto;
    • Marque o teto: faça marcas de linhas retas ao longo do local exato onde as fitas deverão estar dispostas. Para essa tarefa, utilize o nível (citado em “materiais essenciais”).

    6. Instalando o LED

      Agora que está tudo pronto para a instalação do LED no quarto, basta seguir os passos a seguir: 

      1. Corte a fita: corte a fita LED no tamanho desejado, sempre seguindo as marcações feitas na etapa anterior.
      2. Retire a proteção: retire a proteção da fita dupla face, ou aplique a cola específica para LED na parte de trás da fita.
      3. Fixação: cole a fita LED no teto, seguindo a linha marcada de acordo com o tópico anterior. Pressione firmemente para garantir a aderência.
      4. Conexões: conecte a fita LED à fonte de alimentação, utilizando o conector específico. Aqui, é importante certificar-se de que todas as conexões estão bem feitas e isoladas.

      7. Fonte de energia do LED

      Para a instalação da fonte de energia que alimentará o LED, escolha um local seguro – de preferência plano e de fácil acesso. Desligue a energia do cômodo e faça a conexão. 

      Depois de realizados todos os passos, é hora de realizar o teste para ver se tudo está funcionando como você imagina. Para isso, ligue a energia do cômodo novamente e observe se a instalação saiu conforme o planejado. 

      Como fica LED no quarto?

      Como você viu, o quarto com LED no teto é uma solução simples e prática para tornar o cômodo um ambiente calmo, relaxante, que traz a sensação de conforto e aconchego tão necessários nos momentos de descanso. Depois da instalação e testes, a ideia é que o resultado final proporcione um ambiente acolhedor e, claro, muito original! 

      E o melhor de tudo é que, para essa instalação, bastam materiais simples, como alicates, fita métrica e tesouras, além da compra do LED por si só também ser bastante acessível nos principais mercados e lojas.. 

      E para que o quarto com LED no teto fique ainda mais especial, não podemos esquecer dos móveis, que acompanharão a decoração do ambiente. Eles são essenciais para completar essa atmosfera aconchegante e relaxante que a iluminação com LED veio trazer ao cômodo e, por isso, apresentamos algumas sugestões da Madesa. Veja: 

      Gostou das nossas dicas sobre quarto com LED no teto? Não deixe de conhecer todas as opções de móveis disponíveis no nosso site e garanta a qualidade de uma empresa com tradição de anos na indústria moveleira!