A sala de estar rústica é uma tendência decorativa, deixando esse ambiente ainda mais aconchegante e diferenciado. Atualmente, o estilo rústico está revisitado, trazendo uma pegada moderna e elegante.

Como a sala é o ambiente da casa em que mais nos socializamos, tanto com as visitas quanto com os demais moradores, ela merece um cuidado extra na hora de realizarmos o décor.

Para lhe ajudar, separamos as melhores dicas para que você possa montar a sua sala de estar rústica. Confira!

Como é uma decoração rústica?

A decoração rústica é uma tendência há alguns anos. Engana-se quem pensa que ela é apenas destinada a casas de fazenda. Na verdade, o estilo rústico tem ganhado muito charme e modernidade, criando um contraponto interessante aos ambientes urbanos – e podendo ser usada em casas, apartamentos e outros espaços na cidade.

A ideia é trazer o aconchego e o charme do campo, mas sem perder de vista as facilidades do mundo moderno. Para isso, alguns detalhes são muito presentes, especialmente os materiais naturais, como madeira, fibras naturais, plantas e também alguns móveis antigos, contrastando com elementos modernos.

Essa é a decoração perfeita para quem ama ambientes simples, extremamente convidativos e que tragam uma sensação de pertencimento.

Como decorar uma sala de estar rústica?

Agora que você já descobriu um pouquinho mais sobre esse estilo, que tal acompanhar as dicas que separamos especialmente para você ter a sua sala de estar rústica? Vem com a gente e confira todas as sugestões para criar uma decoração perfeita!

Cores neutras e tons terrosos

As cores neutras combinam perfeitamente com a sala rústica. Elas ajudam a trazer mais sobriedade para o ambiente e permitem que você use a madeira nos detalhes, como no piso ou nos móveis. Além das cores neutras, você também pode investir nos tons terrosos.

Assim, boas ideias são: 

  • Bege;
  • Marrom;
  • Ocre;
  • Verde musgo;
  • Branco;
  • Preto;
  • Cinza;
  • Azul.

Para criar contraste, você poderá usar algumas cores quentes, como vermelho, laranja ou amarelo.

Madeira

É impossível falarmos de uma sala de estar rústica sem citarmos a madeira, já que esse é o elemento predominante em toda a decoração nesse estilo. Na sua sala, ela poderá estar presente de diferentes maneiras, como no revestimento de piso ou parede, nos móveis, nos objetos e em detalhes construtivos, como vigas e pilares.

Você poderá brincar com a madeira, usando algumas opções mais polidas e modernas e outras mais rústicas, como alguns móveis de demolição ou de madeira maciça. Os detalhes únicos trazem mais requinte e personalidade ao espaço.

Porém, como essas são peças que adicionam certo “peso” visual, use apenas um ou outro móvel dessa maneira. Tente suavizar e modernizar os demais, criando um contraponto interessante e trazendo harmonia ao seu décor.

Você também pode usar apenas um elemento de destaque, como um tronco de árvore funcionando como base para uma mesa de centro ou lateral. Esse item chama bastante atenção e pode ser combinado com outros elementos modernos, criando um décor rústico chique.

Móveis antigos

Pensando nessa ideia de trazer aspectos que relembrem e reforcem suas raízes, uma possibilidade é investir nos móveis antigos, criando contraponto com outros mais modernos.

Pode ser tanto um móvel de família, como algum encontrado em lojas de revenda de mobiliário, bazares, entre outros. Alguns icônicos são: cristaleiras, aparadores, mesinhas laterais, racks e balcões.

Elementos naturais

A natureza é muito presente na decoração rústica, por isso, vale a pena investir em outros elementos naturais além da madeira, adicionando textura e trazendo mais aconchego.

Estamos falando, por exemplo, da cerâmica, das pedras, da palha e das fibras naturais. As pedras podem aparecer revestindo uma parede, a cerâmica pode surgir em algum vaso e as fibras naturais em outros elementos decorativos, como cestos, cadeiras, tapetes ou cúpulas de luminária.

Outra possibilidade para trazer os elementos naturais é adicionar o couro. Ele é bastante sofisticado e ajuda a criar uma sala rústica com mais requinte. O material pode aparecer no sofá ou em alguma poltrona e também em tapetes, cadeiras e outros detalhes decorativos.

Tijolinhos

Uma parede de tijolinhos ajuda a destacar qualquer sala e combina perfeitamente com a decoração rústica. Escolha uma parede para destacar, como a da televisão (criando uma espécie de painel) ou atrás do sofá.

Além dos tradicionais tijolinhos, existem outras opções modernas que exigem menos quebra-quebra, como os papéis de parede 3D e revestimentos que recriam esse material, como em porcelanato.

Para salas pequenas, prefira uma parede de tijolinhos branca, que ajudará a ganhar amplitude. Em salas maiores, pode-se investir em tijolinhos na cor natural ou mais escuro, adicionando profundidade e aconchego.

Iluminação

A iluminação é peça chave para deixar a sua sala de estar rústica ainda mais aconchegante. Ela também valoriza os detalhes decorativos do ambiente.

Além da iluminação principal, trabalhe com pontos de luz que criam uma iluminação indireta, com luz mais amarelada. Você pode conseguir isso usando spots, abajures e luminárias.

No caso de luminárias e abajures, prefira opções de madeira ou com fibras naturais e até tecido, como o linho, que combinam muito bem com o estilo decorativo. Se quiser criar um contraponto mais moderno, vale a pena investir nas luminárias que combinam madeira e vidro ou madeira e metal.

Objetos de decoração

Nenhum ambiente fica completo sem os objetos de decoração, não é mesmo? E a ideia, com esses itens, é a mesma do restante do estilo: preferir elementos naturais ou artesanais, que trazem mais intimidade e aconchego.

Você também pode brincar com itens que tenham uma história ou um apreço familiar. Por exemplo, fotografias de família, vasos de cerâmica, capas de almofada de crochê, detalhes em macramê, quadros com paisagens bucólicas ou relíquias de família.

Plantas

É claro que, para trazer esse toque natural, as plantas são muito importantes. Elas precisam estar presentes, mesmo que sejam em pequenos detalhes, como um vasinho na mesa de centro ou lateral.

Se quiser ir além (e tiver mais espaço para isso), pode usar vasos maiores com folhagens, vasos com plantas pendentes ou até criar um arranjo com flores secas, que combinam super bem com os tons terrosos.

Mobiliário em geral

O mobiliário da sala rústica pode combinar elementos antigos e modernos – e também detalhes em madeira, vidro ou aço.

O sofá é, sem dúvida, o mais importante. Ele deve ser acolhedor e confortável, já que essa é a premissa do estilo decorativo. Há inúmeras opções, como o sofá de couro, de linho, suede, sarja e outros materiais rústicos, porém confortáveis.

Caso queira criar um ambiente mais moderno, poderá investir em um sofá neutro, com linhas retas e adicionar uma ou duas poltronas de couro ou de outro elemento mais rústico.

Os demais móveis, como rack, mesas de centro e laterais, estantes e aparador podem ser em versões antigas, de madeira maciça ou mais rústico.

Tecidos e tapeçaria

Os detalhes são muito importantes na hora de compor uma sala de estar rústica. Por isso, invista em itens que tragam textura, aconchego e conforto para o ambiente – premissas para uma bela sala de estar rústica.

Boas ideias são tapetes de fibras naturais, mantas de sofá, cortina em um tecido mais rústico, entre outras.

Cimento queimado

Embora o cimento queimado seja o “queridinho” das decorações industriais, ele também pode ser usado no estilo rústico. Ele é ideal para quem deseja uma sala rústica, porém, com toques de modernidade, tornando-a atemporal.

Esse material pode estar presente tanto no piso como na parede, deixando sua sala rústica mais jovem e favorecendo o acolhimento.

Confira nossos conteúdos

Viu só como, com algumas dicas simples, é possível ter uma sala de estar rústica, aconchegante e muito bem decorada? Visite nosso blog para conferir mais conteúdos incríveis como esse!

E se você está em busca dos móveis certos para renovar a sua casa, não deixe de passar em nossa loja oficial e aproveitar nossas promoções imperdíveis.

Banner com fundo preto com os escritos "Black Friday Madesa: cadastre-se e receba descontos" escrito em branco e vermelho.