A cozinha é um dos ambientes onde passamos a maior parte do dia, o espaço em que fazemos todas as refeições, reunimos os amigos e família, e por isso, ela deveria ser mais funcional, acolhedora e atender as necessidade de todos que a usam. 

Porém, nem sempre fazer essas mudanças é algo fácil. Existe o receio de não saber por onde começar, como criar uma decoração que seja prática e converse com o restante da casa, além do investimento financeiro que envolve uma renovação desse tipo. 

Faça você mesmo:

Pensando nisso, a Madesa trouxe algumas dicas que podem te ajudar a transformar a sua cozinha em um ambiente ideal para você e para os seus convidados, e tudo isso sem gastar muito. Confira como renovar a decoração da cozinha e deixar esse espaço renovado e muito mais otimizado:

Leia também: Dicas para organizar os seus panos de prato

7 dicas low cost de renovação:

  1. Técnica de envelopar:

Se a sua geladeira precisa de uma repaginada, e você não quer ou não pode gastar muito, a dica é usar a tática de envelopar. O legal dessa técnica, é que existem muitas estampas, cores e texturas diferentes para usar e você não precisa usar apenas na geladeira, pode aplicar nos armários também. 

O envelopamento requer certos cuidados, como deixar o móvel limpo antes de aplicar o papel. Mas, se quiser um trabalho perfeito, você também pode contratar um profissional.

  1. Tinta:

Essa transformação talvez seja uma das mais óbvias e que de cara já gera uma grande mudança. Pense qual o estilo que você quer para a sua cozinha e não tenha medo de trocar as cores. Alguns tipos de cozinhas são mais antigas e possuem paredes revestidas com azulejos, para repaginar esses espaços e criar um ambiente mais moderno, você pode investir em tintas específicas, que são as: epóxi para azulejo e a tinta acrílica.

Se você tem uma bancada ou pia de mármore, por exemplo, e não tem condições de trocar a pedra, com essas tintas você também pode dar uma outra cara para a cozinha. Essas tintas costumam ser muito duráveis e à prova d’água, mas preste atenção, pois esses produtos possuem um cheiro muito forte e podem ser tóxicos. 

  1. Papel de parede ou placas no Backsplash:

Backsplash é o nome dado para a parede que fica atrás da pia e você pode dar um novo design para a sua cozinha alterando a cor ou colando um papel de parede nesse espaço. Não precisa ficar apenas nos papéis lisos, opte por tons vibrantes, estampados e até mesmo placas autoadesivas. 

O interessante, é que essa opção é bem mais em conta do que quebrar o backsplash e além disso, é fácil de aplicar.

  1. Prateleiras:

Outra dica simples e que ainda proporciona funcionalidade para o espaço, é instalar prateleiras. Além de deixarem a cozinha charmosa, fornecem mais superfícies para guardar e apoiar objetos de uso diário. 

Com as prateleiras, também é possível trazer uma nova decoração para o ambiente. Use as novas superfícies para colocar vasos de plantas, potes e utensílios para otimizar a rotina da cozinha e deixá-la mais acolhedora. 

  1. Iluminação:

Quando a casa é alugada, ou muito antiga, grandes mudanças nem sempre são permitidas. Se esse for o caso, trocar a iluminação por uma mais nova ou forte, pode ser um problema. 

Para criar um ambiente diferente, moderno e mais iluminado, a dica é optar por luzes que que você consiga fixadas na parede. Outra opção inteligente é usar as próprias estruturas das paredes e teto do espaço para instalar novas luminárias. 

Spots que ornem com o restante da decoração, nas bancadas ou superfícies onde as refeições são preparadas, e uma iluminação indireta em nichos ou elevações no teto, proporcionam a sensação de elegância e aconchego. 

  1. Mudando o piso:

Alterar o piso, pode parecer a parte mais complicada ao se renovar a cozinha, mas não precisa ser assim. Você pode encontrar no mercado algumas opções bem interessantes de pisos para instalar ou fixar em cima do antigo, evitando assim a necessidade de quebrar o chão. 

Uma das opções é o vinílico, que tem a versão mais antiga adesiva e a mais nova, que permite a instalação com o sistema clic, bem simples. Mas tenha cuidado! O chão deve estar sem irregularidades. Existem também, ótimas opções de pisos laminados e de cimento queimado, que além de serem mais em conta, também não precisam de manutenção constante. 

  1. Decoração funcional e acessível:

A última dica talvez seja a mais importante de todas que trouxemos aqui: olhar para a cozinha como um todo e não de forma setorizada. Por mais que exista um espaço específico para o preparo dos alimentos, outro para o consumo ou onde a louça é lavada, esse ambiente é um só e deve ser enxergado assim. 

Considere decorações que valorizem os utensílios expostos, com design mais rústicos e objetos feitos com materiais naturais, como: madeira, bambu, pedras, palha entre outros. Esse tipo de design, além de ser uma tendência de decoração desse ano, tem um estilo único e valores acessíveis. Aposte nos estilos de decoração de fazenda, minimalista ou japandi para tornar sua cozinha renovada e moderna. 

Melhores dicas para a sua casa:

Agora, que você já sabe como renovar a sua cozinha sem precisar gastar muito, não pode perder a chance de deixá-la ainda mais completa, com os móveis e produtos da Madesa. Acesse o site e descubra preços incríveis e não deixe de continuar acompanhando o Blog Madesa para ler mais dicas como essas.