Organizar a lavanderia é uma das tarefas mais importantes de casa. Afinal, este é um ambiente que requer funcionalidade. É nele que se encontram itens que usamos diariamente, como baldes, panos de chão, produtos de limpeza e muitos outros.

Além de otimizar o espaço, a organização da lavanderia ajuda a encontrar facilmente o que precisamos e a manter determinados produtos longe de crianças e animais, evitando acidentes domésticos.

Está sofrendo para manter sua lavanderia organizada? Veja quantas dicas nós separamos!

10 ideias para organizar a lavanderia de forma prática

Organizar a lavanderia não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com algumas dicas e truques, você consegue deixar tudo em ordem e trazer mais funcionalidade e praticidade a sua rotina.

1. Entenda o que você precisa guardar na lavanderia

A lavanderia costuma ser uma das principais áreas de depósito da casa. O que não faltam são itens para serem organizados nesse espaço. Para não se perder, faça uma lista com tudo o que precisa ser guardado: baldes, mangueira, vassouras, rodos, pá, aspirador de pó, produtos de limpeza, sacos de lixo, tábua de passar, cesto de roupa suja, entre outros.

Assim, será mais fácil entender a sua demanda por espaço e analisar a melhor disposição para cada item, sempre considerando o quanto você costuma usá-lo.

2. Invista em bons móveis

Os móveis de lavanderia são grandes aliados na organização, pois ajudam a deixar tudo no seu devido lugar. Os armários são os principais e podem aparecer em diferentes formatos, desde os suspensos nas paredes, até modelos com pés ou gavetões.

A escolha do armário certo dependerá da quantidade e do tipo de itens que você tem para organizar. O ideal é optar por móveis específicos para essa área, porque eles são mais estreitos e compridos, com várias prateleiras, e permitem guardar vassouras, tábua de passar e outros acessórios.

3. Aproveite o espaço vertical

Se você não tem como instalar móveis (ou os que estão na sua varanda são insuficientes para sua organização), aproveite o espaço vertical, ou seja, use e abuse das paredes.

Você pode instalar nichos e prateleiras sobre o tanque ou em outro ponto estratégico, usar estantes ou ainda colocar ganchos nas paredes para pendurar as vassouras, os rodos e outros itens maiores.

4. Use caixas e cestos organizadores

Para manter tudo no seu devido lugar e facilitar o manuseio, invista em caixas e cestos organizadores. Você os encontra em diferentes tamanhos e formatos e pode usá-los para guardar prendedores de roupas, separar as roupas sujas das limpas, organizar os panos de chão, entre outras funcionalidades.

Uma dica bacana é comprar cestos de cores diferentes e separar a sua organização por cor. Por exemplo, um cesto branco para as roupas claras, um cesto colorido para as estampadas e assim por diante.

Depois de guardar tudo nos devidos cestos, vale a pena etiquetá-los, escrevendo o que está guardado ali dentro. Isso ajuda a tornar a busca mais simples, identificando rapidamente o que está em cada lugar.

5. Organize os panos

Os panos podem se acumular na lavanderia e acabar dificultando a organização do ambiente. Para tornar sua rotina mais prática, separe-os pelo tipo de uso, tamanho ou cor, pensando no modo que funciona melhor no seu dia a dia.

Dessa forma, ao bater o olho, você já saberá onde está cada pano e usará sempre os mesmos para tirar pó ou para fazer a limpeza do piso.

6. Use borrifadores

Tire os produtos que você mais usa das embalagens e transfira-os para borrifadores. Você pode comprar modelos iguais e colar etiquetas com o nome de cada produto. Isso ajuda a deixar sua organização de lavanderia mais padronizada.

Como todos os borrifadores são do mesmo tamanho e formato, eles ocupam o mesmo espaço dentro dos armários ou sobre as prateleiras, sendo mais fácil de organizá-los.

7. Cuidado com a circulação

Manter a circulação livre na lavanderia é muito importante e você nunca deve perder isso de vista. Uma dica é encostar os armários, secadora e máquina de lavar roupa na parede. Se a sua lavanderia é pequena, os varais de teto e de parede são boas escolhas, pois contribuem para a otimização do espaço.

8. Organize de maneira funcional

Organizar a lavanderia deve sempre considerar a funcionalidade. Não adianta deixar os itens que você mais usa em locais de difícil acesso, porque isso só irá atrapalhar a sua rotina e será difícil manter a organização.

Assim, tente colocar mais à frente, nas prateleiras e em locais mais baixos nos armários, aqueles produtos que você usa frequentemente. Na parte de trás ou nos locais mais “escondidos” dos armários, coloque os refis e outros produtos que são usados raramente, apenas em situações ocasionais.

9. Faça kits de limpeza

Uma dica de organização de lavanderia que pode te ajudar muito no dia a dia é montar um kit de limpeza. Por exemplo, para montar um kit para lavar o banheiro, basta deixar uma esponja, um pano de chão e o produto de limpeza que você usa dentro de um baldinho. Quando for fazer a faxina no ambiente, é só carregar o kit já pronto.

10. Atenção às roupas

As roupas podem acabar se acumulando na área de serviço e trazerem aquela sensação de bagunça. Por isso, assim que retirar as peças do varal ou da máquina de secar, dobre as peças e coloque-as em um cesto ou caixa organizadora. Se for possível, já dobre-as e guarde-as onde elas devem ficar.

Aproveite esse momento e separe as peças que precisam ser passadas das que já podem ser guardadas no armário. Deixe as roupas para passar em um cesto, evitando o acúmulo de itens.

Dicas extras para manter a lavanderia organizada

Apesar de todas essas dicas, ainda lhe parece muito complicado manter a lavanderia organizada? Veja mais sugestões que separamos.

Como organizar produtos de limpeza?

Uma dica importante na hora de organizar os produtos de limpeza é retirá-los da embalagem original. Retire sabões, esponjas ou flanelas e guarde-os em cestos organizadores, que ocupam menos espaço.

Outra ideia é agrupar os produtos iguais, deixando juntos, por exemplo, os produtos para lavar roupa, os destinados à limpeza da cozinha e assim por diante. Isso facilita muito na hora de usar. Você pode até colocar todos eles dentro de uma cestinha.

Não se esqueça de reservar um espaço apenas para guardar os produtos de limpeza, evitando misturar esses itens com outros produtos. Nas lavanderias pequenas, eles podem ser dispostos em estantes ou prateleiras. Além disso, devem ficar distantes do alcance de crianças e animais de estimação.

Deixe mais próximo da sua vista o que você usa com frequência e aqueles itens próximos da data de vencimento.

Como organizar os baldes na lavanderia?

Os baldes podem ser organizados nas prateleiras, em estantes ou dentro dos armários. Você pode colocar um dentro do outro, do maior para o menor e, assim, ocupar menos espaço.

Nos armários, o módulo maior geralmente é destinado aos baldes. Mas, se você não tem um armário, poderá usar uma estante com uma parte mais larga para acomodar esses itens. Outra opção é instalar uma prateleira embaixo do tanque para organizar os baldes.

Como organizar prateleiras de lavanderia?

As prateleiras são excelentes para organizar as lavanderias com pouco espaço, mas também precisam de cuidado para ficarem funcionais. A principal dica é distribuir os itens em cestos organizadores, etiquetados. Assim, será mais fácil encontrar o que procura e visualmente ficará mais agradável.

Você pode montar kits destinados à limpeza de cada cômodo, por exemplo. No caso dos produtos de limpeza acomodados nas prateleiras, a ideia de transferir os itens líquidos para borrifadores padronizados também ajuda a manter tudo mais organizado e clean.

As prateleiras ainda podem ser usadas como elementos decorativos. Entre um cesto e outro, é possível incluir um quadro, velas aromáticas ou outros detalhes que tornem esse cantinho da sua casa ainda mais especial.

Organizando e decorando uma lavanderia Madesa

Gostou das nossas dicas e quer ver algumas delas sendo postas em prática? Então confira este vídeo da nossa cliente Sabrina! Ela investiu na nossa linha Acordes 100% MDF e teve um resultado incrível. Olha só:

Fique por dentro das novidades da Madesa

Com essas ideias incríveis e práticas, ficou muito mais fácil organizar a lavanderia, certo? Aproveite e veja muitos outros conteúdos como esse no Blog Madesa!

E, se você ficou interessado em nossos produtos, não deixe de conferir as promoções imperdíveis da nossa loja oficial.

Banner com fundo preto com os escritos "Black Friday Madesa: cadastre-se e receba descontos" escrito em branco e vermelho.