O ano passou voando, não é mesmo? Até já estamos perto de uma das épocas mais bonitas e mais esperadas do ano, o Natal. E, nesse momento, muitas pessoas começam a preparar uma decoração natalina para suas casas.

Para te ajudar a celebrar essa data tão especial, separamos diversas dicas incríveis para deixar sua casa pronta para o natal! Vamos lá?

O que usar na decoração de Natal?

Há vários itens tradicionais da decoração de Natal que não podem ficar de fora do seu ambiente! Confira alguns deles:

1. Pisca-pisca

O pisca-pisca é um clássico da decoração natalina e é super fácil de achar nessa época do ano. Esse item pode ser encontrado no modelo tradicional (aquele varalzinho de luzes, sabe?), em cascatas e até em redes.

Além disso, há várias opções de cores e velocidades para criar efeitos visuais incríveis na sua decoração.

2. Árvore de Natal

A árvore de Natal é, com certeza, o item mais especial quando pensamos em preparar a casa para as festas de fim de ano. Ela pode ser decorada com uma grande variedade de objetos, como pisca-pisca, bolas decorativas, pequenos presentes, laços ou estrelas – o que garante que um décor que reflete o seu gosto pessoal.

3. Guirlanda

A guirlanda é objeto de decoração natalina que remete a um arranjo de ramos. Acredita-se que ela representa um convite para que o espírito natalino entre em casa, além de simbolizar a sorte. Ela pode ser encontrada com laços, bolas coloridas, flores, bichinhos de pelúcia e muitos outros adornos.

4. Velas

Quer deixar seu ambiente ainda mais aconchegante? As velas são a escolha certa! Perto do período das festas, várias lojas começam a vender velas temáticas que são perfeitas para a decoração de Natal.

Para trazer um clima ainda mais natalino, você pode investir em velas aromáticas com cheirinhos que remetem ao Natal, como baunilha e canela.

Decoração natalina: mais 7 dicas simples e econômicas

Gostou das dicas anteriores, mas procura algo mais simples ou até mesmo mais barato? Trouxemos mais algumas ideias para te inspirar!

1. Invista em almofadas estampadas

Normalmente o foco da ornamentação de Natal é sempre a árvore. Que tal trazer o conceito natalino para as almofadas? Cheias de charme e conforto, elas são uma ótima opção para inovar neste ano.

Na hora de receber os convidados para a celebração, estes itens serão protagonistas do local, dando um ar de conforto e aconchego para a sua casa.

2. Inove na decoração da árvore

O pinheiro é um símbolo muito tradicional nessa época e está presente em grande parte dos lares. Apesar disso, não são todas as pessoas que têm a árvore ou que querem montá-la. 

Nesse caso, que tal trazer o formato desse item para outros lugares? Você pode, por exemplo, trazer guardanapos com desenhos de pinheiro e até as próprias almofadas podem entrar nessa.

Outra ideia, se você tem crianças em casa, é fazer árvores de Natal de papel. Uma dica de como fazer é:

  • Pegue jornal, palito de churrasco, cola e E.V.A.;
  • Em seguida, rasgue o jornal em pedaços assimétricos e recorte uma estrela no E.V.A.;
  • Após, coloque os papéis picados no palito. Coloque-os dos maiores para os menores;
  • Por fim, cole a estrela na ponta.

Você pode colocar essa pequena árvore de papel em vasos de plantas, por exemplo. Ouse e inove, o céu é o limite!

3. Aproveite itens que você já tenha

Aqui, a ideia é criar decorações com coisas que você já tem em casa. Você pode, por exemplo, montar bonecos de neve com taças. Veja como:

  • Pegue uma taça que você tem em casa;
  • Em seguida, você pode pintá-la de branco por dentro ou enchê-la com papel;
  • Cole pequenos pedaços de cartolina preta e laranja para fazer os detalhes, como boca, olhos e nariz.

E, assim, seu boneco está pronto! Você também pode fazer adereços para ele, como chapéu e cachecol.

4. Tomadas diferentes

Outra coisa que pode parecer simples, mas faz toda a diferença na sua decoração natalina, são as tomadas e interruptores. Para inovar nesse quesito, você pode utilizar fitas adesivas coloridas. Assim, você cria um diferencial, sem gastar muito, e pode tirar com facilidade ao final da época festiva.

No mercado existem vários modelos de fitas, tanto as mais simples, verde e vermelha, quanto as mais elaboradas, com detalhes em dourado. Escolha o modelo que combina com toda a composição natalina e torne tudo mais bonito.

5. Itens naturais

Sabe aquelas folhas secas caídas no quintal? Elas podem ficar lindas na sua casa e ainda proporcionar uma decoração sustentável! São várias as coisas que você pode fazer com elas. Para te ajudar a criar, olha só essa ideia:

  • Pegue as folhas secas e pinte-as até a metade com uma tinta da cor de sua preferência. Dica: o dourado é uma boa ideia;
  • Depois que a tinta secar, faça um furo na extremidade da folha e amarre um fio fino;
  • Em seguida, amarre os fios em um galho seco, da maneira que achar melhor;
  • No galho, amarre também dois pedaços de fio para fixá-lo na parede;
  • Após, é só pendurar onde achar melhor.

Além de ser divertido de fazer, essa ideia cria um aspecto muito bonito para a sua decoração, agregando um visual rústico e encantador.

6. Enfeites de Natal de um jeito diferente

Ainda nessa ideia de pendurar, que tal fazer um varal com as bolas enfeitadas de Natal? Você pode aproveitar o varão da cortina, por exemplo.

Para isso, amarre os fios nas bolinhas e, em seguida, amarre no varão. A ideia é trazer algo bem assimétrico, mas que fique bonito visualmente. Coloque quantas achar necessário. Uma dica aqui é: busque misturar esferas com glitter e sem, foscas e brilhosas, e assim por diante.

7. Faça das pinhas suas aliadas na decoração natalina

Sabe as pinhas secas que caem dos pinheiros? Se você tiver acesso a elas, pode pintá-las e criar decorações bem legais. Você pode colocá-las em arranjos de flores, pendurar na árvore de Natal, deixar como arranjo de mesa. As possibilidades são diversas.

Além disso, investir tempo nessa prática também pode ser terapêutico e relaxante, proporcionando bem-estar para quem for decorá-las.

Presenteie com Madesa neste Natal

E aí, curtiu essas dicas para montar a sua decoração natalina? Então, não deixe de acompanhar a Madesa no Instagram e no Facebook para não perder mais nenhuma novidade do blog!

E, se você está a procura do presente de Natal perfeito, que tal conferir nossa loja? Temos os móveis perfeitos para renovar qualquer ambiente!