Conteúdo da Página
ToggleA decoração com quadros na sala de estar imprime um toque de personalidade e acrescenta vida ao espaço que é considerado o cartão de visitas da sua casa. Mas, como utilizar estas obras de arte de modo original e equilibrado? Como combinar esses itens decorativos com o restante do ambiente?
A gente sabe que, no mercado, existe uma gama de diferentes possibilidades de quadros, seja em cores, pinturas, fotografias, formatos ou tamanhos. Diante de tantas opções, escolher a composição de quadros ideal pode gerar dúvidas, e é por isso que preparamos este conteúdo.
Continue com a gente e veja como combinar quadros na sala de estar!
A importância dos quadros
Os quadros são objetos decorativos capazes de transformar qualquer ambiente. Sua versatilidade, possibilidade de personalização e diversidade em cores faz com que a sua beleza contribua com a energia positiva do ambiente, além de transmitir emoções e as histórias do lar.
Sabendo da importância desses elementos, você também deve entender que a escolha correta para os quadros na sala de estar pode ser uma tarefa que considera alguns pontos principais — que trazemos nos parágrafos seguintes. Veja:
Como escolher o quadro certo?
Para acertar na escolha dos quadros na sala de estar, é preciso estar atento ao estilo do ambiente, às cores, aos tamanhos e ao tema do quadro. A análise desses pontos é fundamental para que a sua decoração fique harmoniosa, contribuindo positivamente para a composição do ambiente. Veja com mais detalhes cada um desses pontos:
1. Estilo do ambiente
Para colocar quadros na sala de estar é preciso, primeiramente, definir o estilo da sua decoração. Esse primeiro passo ajudará na seleção correta dos quadros, que eles combinem com o ambiente, somando como itens decorativos fundamentais. Veja nossas dicas de acordo com os principais estilos de decoração:
Estilo moderno
No estilo moderno os quadros podem ter cores vivas e marcantes e podem ser compostos de maneira irregular ou descentralizada na parede, ou até mesmo apoiados sobre aparador ou rack.
Estilo minimalista
No estilo minimalista, importante é sempre a quantidade, então, recomenda-se poucos quadros de tamanhos médios. Os temas abstratos ou com imagens de tons neutros, como cinza, branco ou preto são a seleção perfeita para esse estilo.
Estilo clássico
No estilo clássico, as pinturas destacam-se com temas de de natureza morta, paisagens e temas renascentistas. Aqui, as molduras podem ser trabalhadas e os quadros devem ser centralizados.
Estilo vintage ou retrô
Para eles, quadros de diferentes tamanhos são o ideal. As cores em tons pastéis, como rosa queimado, salmão, lilás, verde-água e azul-turquesa são uma boa pedida nessa proposta.
2. Cores
As cores nos quadros na sala de estar também devem ser escolhidas com atenção, já que têm um impacto significativo na atmosfera do ambiente. Dependendo das tonalidades selecionadas, é possível trazer a sensação de acolhimento, energia e alegria, por exemplo.
As cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo criam uma atmosfera estimulante enquanto as frias (como azul, verde e lilás) atraem calma e relaxamento. Qual sensação você deseja para a sua sala de estar?
Outra dica importante é considerar manter a harmonia entre as cores presentes nos móveis, paredes e objetos decorativos.
3. Tamanhos
Para acertar no tamanho dos quadros na sala de estar, lembre-se eles devem ser proporcionais ao tamanho do ambiente e da parede onde serão colocados. Para uma sala pequena, um único quadro maior é ideal para uma parede totalmente livre. Assim, além do destaque conferido à obra, o ambiente estará equilibrado visualmente.
Em salas maiores, uma composição com vários quadros compactos é uma opção de aproveitamento dos espaços livres nas paredes. Ainda, se o pé direito for alto, um quadro na vertical preenchendo toda a parede de entrada, por exemplo, também pode dar a sensação de sofisticação.
4. Tema do quadro
Escolher o tema dos quadros na sala de estar é uma tarefa que merece um destaque, pois cada tema ou tipo de arte imprime à decoração um sentimento. Essa escolha torna-se muito particular e pessoal, mas de acordo com o tipo de desenho, é possível ter uma noção do que você pode esperar do resultado final.
As obras com formas geométricas trazem ao ambiente um ar mais contemporâneo. Já os abstratos, criam um ambiente moderno e vibrante, enquanto os minimalistas criam uma atmosfera de tranquilidade.
As fotografias podem trazer boas recordações ou a ideia de contemplação e sonhar e, além disso, as imagens urbanas conversam muito bem com o estilo industrial. Nesse sentido, colagens também podem trazer humor e irreverência ao ambiente.
Dicas para incorporar quadros com originalidade
O efeito da escolha dos quadros na sala de estar precisa ser original. Afinal, o quadro na parede pode revelar muito sobre o morador do local ou a mensagem que ele quer passar. Para manter a originalidade, então, veja mais algumas dicas:
Atenção às molduras
A moldura faz parte do quadro e, por isso, é preciso atenção na hora de escolher a sua. De preferência, siga o mesmo estilo, cor e tema da obra estampada em sua tela. Por exemplo: as artes clássicas combinam melhor com molduras elaboradas com arabescos em prata ou dourado.
Já os quadros modernos ou de estilo industrial harmonizam bem com molduras médias coloridas ou preto e branca, dependendo do estilo da arte ou da foto. Por fim, os quadros de estilo minimalista ou escandinavo combinam melhor com molduras finas e de cores neutras, como preto ou marrom.
Fotografias são uma opção
Se você busca criar um espaço que expresse a personalidade dos moradores e conte histórias através da arte, as fotografias são a melhor opção. Com quadros formados por memórias, você cria um ambiente aconchegante, único e original.
As fotografias em preto e branco também podem ser uma escolha acertada, já que conferem um toque atemporal e elegante, podendo ser alinhadas a diversos estilos de decoração.
Combine objetos decorativos
Mesmo que os quadros na sala de estar sejam os principais focos da atenção, não se esqueça de que ele faz parte da decoração do ambiente como um todo, ou seja, precisa integrar-se aos demais objetos que compõem a sua sala.
Assim, é indicado que almofadas, tapetes e objetos decorativos harmonizem com as cores e temas do quadro. Isso assegura um visual coerente que agrada e acolhe, sem que haja concorrência na atenção.
Combinação de cores
Na seleção das cores para ilustrar seus quadros na sala de estar, uma dica importante é perceber se os tons escolhidos combinam com as das paredes, móveis e outras peças decorativas. Na dúvida, cores neutras como branco, preto e bege são mais simples e fáceis de combinar, mas se quiser dar um toque de cor ou ressaltar determinadas cores, invista em quadros e molduras em tons vibrantes.
Uma combinação infalível é a composição monocromática (ou seja, vários tons da mesma cor unidos em combinação). Uma poltrona verde, por exemplo, pode dialogar com vários quadros em diferentes tonalidades da mesma cor.
Outra forma de criar um ponto de cor no ambiente, é associar a arte e objetos decorativos, como por exemplo, uma poltrona rosa, num canto da sala de estar, que dialoga com um quadro que tenha esse mesmo tom.
Para te ajudar na combinação das cores, utilize o círculo cromático, uma ferramenta fundamental que estuda a interação e as melhores combinações entre as cores.
Onde pendurar os quadros na sala?
Pendurar os quadros na sala de estar requer planejamento e estratégias para conseguir os efeitos desejados. As maneiras mais comuns de adesão destes objetos decorativos, são:
- Acima do sofá;
- Ao lado de estantes;
- Acima de aparadores;
- Paredes laterais;
- Acima da lareira;
- Atrás do rack da TV;
- Apoiados em balcões, escrivaninhas, estantes, prateleiras, nichos e aparadores.
Gostou das nossas dicas sobre como aderir aos quadros na sala de estar? Com essas sugestões, combinar cores, estilos, formatos e detalhes pode ficar ainda mais fácil!
E caso queira mais dicas sobre decoração, continue navegando no blog da Madesa, repleto de inspirações e indicações de móveis de qualidade para compor a sua casa.