Conteúdo da Página
TogglePara viver em um mundo mais sustentável precisamos encontrar um equilíbrio entre o que é necessário e o que é essencial para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida.
Esse pensamento pode ser transmitido, também, para dentro de casa ao aplicar uma decoração sustentável.
Usar melhor os recursos naturais, reutilizar materiais, diminuir o desperdício, ter mais eficiência energética, todas essas são práticas que ajudam a fazer uma decoração eco-friendly. Mas, não são as únicas!
Diante das opções que temos, vale a pena saber como deixar sua casa linda e, ainda, evitar o consumo exagerado e preservar o planeta.
Com isso em mente, elaboramos um pequeno manual com 8 dicas úteis de como incluir a sustentabilidade em sua decoração sem precisar gastar muito para isso. Confira!
O que é uma decoração sustentável?
A decoração sustentável, ou eco-friendly, é um estilo que busca minimizar o impacto ambiental ao mesmo tempo que promove práticas mais conscientes.
Para tal, o objetivo é criar ambientes agradáveis, estilosos e únicos por meio da utilização correta de materiais naturais ou ecologicamente mais corretos.
Indo ao encontro dos três Rs da sustentabilidade — reduzir, reutilizar e reciclar —, esse tipo de abordagem estética está baseado em um estilo de vida que cause menos impacto sobre o planeta.
Sendo assim, uma decoração voltada para a sustentabilidade:
- reduz a quantidade de itens decorativos, prezando pelo que é essencial;
- reutiliza materiais que temos em casa dando uma nova cara para móveis, objetos e outros itens;
- recicla itens que seriam jogados fora, como garrafas de vidro, papéis, panelas, e encontra uma nova utilidade para eles.
8 dicas de como fazer uma decoração sustentável
Em suma, decorar de forma sustentável envolve fazer escolhas mais conscientes. Também diz respeito a adorar práticas que diminuam a nossa “pegada ambiental”, ou seja, a quantidade de recursos naturais que usamos.
Pensando nisso, separamos 8 dicas que podem ajudar a fazer uma decoração sustentável e incrível!
1. Reutilize o que já tem
Em primeiro lugar, uma ideia interessante para quem quer ser mais eco-friendly é reutilizar itens que tenha em casa. Aqui, vale a pena adaptar alguma cadeira de madeira como uma mesa de apoio, por exemplo.
Ou então, usar caixotes de madeira para fazer nichos e estantes, usar tecidos para encapar almofadas e cadeiras estofadas, entre outras coisas.
Para quem consome itens que venham em embalagens de vidro, como conservas e sucos, saiba que tem como reaproveitar tudo. Basta retirar o rótulo e usar para colocar pequenas luzes dentro ou aproveitar como vaso de flores.
2. Compre somente o que precisa
Em segundo lugar, componha a decoração da sua casa somente com o que precisa. Em outras palavras, significa comprar itens com consciência e preocupação para que não acumule demais.
Essa pequena atitude ajuda a reduzir o consumo ao mesmo tempo que gera economia e preserva os recursos naturais.
3. Móveis e objetos de segunda mão
A ideia de reutilizar e reaproveitar da decoração sustentável também pode incluir comprar alguns objetos e móveis de segunda mão. Você pode se surpreender com verdadeiros achados em brechós, feiras de antiguidades e lojas de móveis usados.
Uma alternativa interessante, também, é encontrar lojas de leilão online em que encontra excelentes itens por preços mais em conta. Além de conseguir algo praticamente único, você estará incentivando o comércio local e a economia circular.
4. Opte por decoração artesanal
Quando se trata de pensar na sustentabilidade, nem tudo gira em torno do reaproveitamento. Sendo assim, continua liberado comprar coisas novas, desde que você precise e que faça sentido para a sua decoração em casa.
Ao fazer a procura por itens decorativos novos, que tal optar por pequenos artesãos? Em geral, eles costumam fazer peças personalizadas, únicas e com bem menos impacto ambiental.
Aqui, novamente, você tem a chance de ter algo especial e ainda incentivar as pessoas a continuarem investindo nos negócios pequenos e artesanais.
5. Escolha materiais mais ecológicos
Já existe uma série de materiais que são ecologicamente corretos e que podem agregar estilo e personalidade na decoração sustentável.
Nossa próxima dica fala exatamente sobre isso, e aqui vão algumas ideias de substituição de materiais:
- use lâmpadas do tipo LED ou fluorescente em vez das incandescentes, o que melhora a eficiência energética da casa;
- ao escolher cortinas, opte por tecidos naturais como o linho e o algodão — além de lindos e práticos, eles são mais eco-friendly que os materiais sintéticos e ainda ajudam a diminuir a temperatura interna;
- escolha móveis que sejam de madeira de reflorestamento;
- na pintura, use tintas ecológicas, que agridem menos o meio ambiente, como alternativa às tradicionais.
A ideia toda é gerar menos impacto ambiental e escolher materiais que sejam naturais, renováveis e menos tóxicos. Assim, você faz bem para si e para o ambiente.
6. Decore com plantas
Responsáveis por deixar os ambientes mais bonitos, frescos e harmônicos, as plantas devem fazer parte da decoração sustentável.
Elas agregam vida e cor ao lugar e ainda diminuem a temperatura interna. Sendo assim, essenciais para quem visa ter cômodos eco-friendly e cheios de energias positivas.
Além disso, as plantas são muito versáteis podendo estar sobre móveis altos e baixos, no chão, na parede ou onde mais sua imaginação e criatividade quiserem.
7. Tenha itens duráveis e multifuncionais
Outra dica super importante é investir em itens de qualidade, duráveis e multifuncionais. Claro que, nem sempre, você consegue ter essas três coisas ao mesmo tempo, mas não custa procurar por isso.
Na hora de fazer a decoração, procure por móveis, objetos, tapetes, cortinas, entre outros itens que tenham boa durabilidade.
O objetivo é que eles permaneçam contigo por muito tempo e possam ser bem aproveitados.
Ademais, caso você enjoe, os materiais mais duráveis podem ser vendidos para outra pessoa, favorecendo, de novo, a economia circular.
8. Usar a luz natural ao seu favor
Ambientes bem iluminados são fundamentais em qualquer residência. E, por que não aproveitar melhor a luz que vêm das janelas, ou seja, a luz natural?
Para isso, prefira lugares com janelas maiores e que tenham claraboias que permitam que os raios solares entrem durante parte do dia.
Você também pode colocar alguns móveis essenciais perto das áreas mais iluminadas. Para quem trabalha em casa, por exemplo, vale a pena deixar a mesa mais próxima às aberturas para que não precise acender tantas luzes. Isso deixará sua decoração bonita, sustentável e econômica!
Decoração sustentável: faça você mesmo
Sem dúvida, esse modelo de decoração tem a ver com as escolhas que fazemos em casa. Ter bons fornecedores, saber quais itens escolher, ser socialmente responsável, entre outras medidas, é essencial para melhorar o ambiente e ser eco-friendly.
Portanto, agora que você já aprendeu algumas dicas incríveis, faça você mesmo a decoração sustentável.
Use sua criatividade para reaproveitar o que tem em casa e criar espaços mais bonitos e funcionais com os móveis da Madesa. Além disso, aproveite para se conectar mais com o meio ambiente, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.