Conteúdo da Página
ToggleA cozinha colorida já foi moda nos anos 70 e está voltando agora! Cor nos móveis, nos revestimentos e eletrodomésticos voltaram a ser a sensação.
Sim, as cores estão de volta! Numa releitura, as cores na cozinha tem a proposta de trazer vivacidade dentro de um equilíbrio. Ou seja, paredes em cores intensas se harmonizam com uma linha de móveis em tons mais neutros, ou vice-versa.
Pitadas de tons marcantes, como um utensílio, um ladrilho ou um eletrodoméstico, podem ser soluções para colorir a sua cozinha sem errar na medida.
Continue a leitura e veja todas as dicas da Madesa. Vamos lá?
Trazendo mais cor ao coração da casa
Ao apostar num ambiente colorido, você vai deixá-lo mais alegre e vibrante. Sem falar que as cores vivas combinam com diversos estilos de decoração, do retrô ao moderno.
E para trazer mais cor ao coração da casa, adicione amor e charme com pitadas de tons marcantes espalhados por todo canto.
Pode ser um eletrodoméstico, uma cadeira colorida, ladrilhos adesivos de parede ou mesmo um conjunto de utensílios e panelas. Com capricho, as cores aparecem e dão vida à cozinha, seja ela grande ou pequena.
Pense sempre no equilíbrio e nas sensações que você deseja passar para os familiares e amigos.
Paletas de cores para todos os gostos
As cores podem proporcionar diferentes sensações nos ambientes: aconchego, alegria, otimismo, suavidade, e muitas outras. Por isso, a combinação delas com outros tons são importantes para deixar o ambiente em harmonia.
Mas, qual a melhor cor para pintar a cozinha? Vamos conhecer um pouco mais sobre as cores e responder essa dúvida. Acompanhe!
Tons pastéis
Os tons pastéis são claros e suaves, porque possuem mais branco em sua composição. O nome “tons pastel” foi dado devido à semelhança das cores com o giz, principalmente, com o giz de lousa.
No círculo cromático, todas as cores de alta luminosidade ou grande quantidade de branco na composição apresentam um tom pastel, assim pode-se encontrar tons de amarelo, laranja, rosas, roxo e verde nessa família de cores.
Veja o que cada uma delas significa:
- Amarelo: dá a sensação de otimismo e pode ser utilizado em tons claros e combinando com cores mais intensas, como o vermelho.
- Azul: sensação de suavidade e confiança. Pode ser mesclada com tons mais fortes de azul.
- Laranja: dá ideia de positividade, e é considerada uma cor neutra quando em tom pastel. Uma ideia é mantê-la como base e combinar com outras cores pastéis.
- Rosa: os tons bem claros emitem a sensação de relaxamento. Eles podem ser misturados a outros tons de rosa mais brilhantes.
- Roxo: anda de mãos dadas com o rosa e, por isso, podem ser utilizados na mesma composição. Passa a sensação de alegria.
- Verde: remete a natureza, portanto, tranquilidade, liberdade. Pode ser utilizado com tons mais vibrantes.
Cores vibrantes
São intensas e brilhantes. Destacam-se pela vivacidade e energia, principalmente se combinadas com cores mais suaves — ótimo para cozinha colorida!
Geralmente, elas fazem um ótimo contraste entre elas mesmas e podem, assim, oferecer energia e entusiasmo aos ambientes. Ao contrário dos tons pastéis que provocam a sensação de calma e relaxamento, as cores vibrantes nos remetem a sensação de energia.
As tonalidades no espectro podem ir do tom mais pálido ao mais vibrante. Dessa forma, podemos dizer que todas as cores podem variar entre pastel e vibrante dependendo do lugar que ocupa na escala cromática.
Entre essas, as que mais se destacam são o vermelho, o laranja, o amarelo, rosa e o roxo. Em decoração elas podem ser utilizadas como focos de cor, para não sobrecarregar o ambiente e contrastadas com tons neutros.
Tonalidades quentes
O vermelho, amarelo, laranja e suas variações e tonalidades são consideradas cores quentes. São cores que nos fazem lembrar do sol, calor, fogo, alegria e descontração. Em decoração, essas cores são associadas à sensação de aconchego e ao estímulo.
Dessa forma, amarelo e laranja são ótimas cores para dar a sensação de vitalidade, dinamismo e alegria para a cozinha colorida.
Podem ser usadas em cozinhas, academias, locais de trabalho e estudo. Além de estimularem a energia física, estimulam também a energia mental.
Paletas frias
Azul, verde e roxo e suas variações e tonalidades são chamadas de cores frias. Elas nos fazem pensar em água, gelo, céu e árvores. Com isso, trazem a sensação de tranquilidade, organização, limpeza e paz.
Como decorar uma cozinha colorida?
Incluir cores no ambiente não significa, necessariamente, torná-lo um espaço chamativo. Acertar nas combinações também não é tão simples quanto pode parecer — portanto, tenha bastante cuidado ao elaborar o projeto.
Para isso, algumas dicas de combinação para cozinha colorida podem ser úteis. Vamos conhecê-las?
Destaque nos móveis ou nas paredes?
Em uma cozinha colorida, o equilíbrio entre as cores de tons mais claros e as de cores vibrantes é fundamental na composição do ambiente.
Para isso, opte por colocar as tonalidades vibrantes nos móveis, enquanto mantém as cores neutras nas paredes, ou o inverso, por exemplo. Uma simples cadeira vibrante pode trazer a sensação que você busca.
Utensílios coloridos
Uma maneira charmosa e econômica para aqueles que não querem mexer em muita coisa para repaginar o ambiente, é apostar em utensílios e acessórios coloridos. Você encontra uma variedade deles, que podem trazer vida e charme à sua cozinha.
Aposte em batedeiras, cafeteiras, canecas, garrafas, panelas, fruteiras e muitos outros. Esses itens te ajudarão a compor um ambiente simples e bonito.
Estilos diversos
Como já falamos, a cozinha colorida não é exclusividade de um único estilo. Para combinar o estilo com a cor, basta escolher tons que se equilibram. Uma opção é apostar em combinar os móveis com a decoração das paredes.
Veja, por exemplo, o estilo retrô. Ele fica lindo com estampas mais quadradas e com uma certa padronização. Já o industrial combina perfeitamente com uma parede de tijolinhos e com estampas coloridas que você pode criar com adesivos vinílicos.
Solte a imaginação — e não abra mão do seu décor favorito!
Inspire-se com as cozinhas Madesa!
Inspire-se agora em algumas das linhas de cozinha Madesa que vão se encaixar perfeitamente no seu projeto:
Linha Agata
Essa linha é sinônimo de versatilidade e combina com diferentes estilos e decorações. Na Madesa, você encontra a Agata nas opções de 270 cm ou 310 cm.
Seja qual foi sua escolha, ambas se destacam por serem modernas e funcionais, com diversas gavetas, prateleiras e nichos, ideais para organizar os utensílios e louças.
Os materiais utilizados na fabricação são de padrão superior, como os puxadores com alça em alumínio, gavetas com corrediças telescópicas de abertura total, vidros reflex no aéreo e as portas com amortecimento para fechamento suave.
Outro grande diferencial delas é que seus módulos podem ser organizados conforme a necessidade do seu espaço, sendo uma ótima opção para uma cozinha planejada colorida.
Linha Lux
O armário de cozinha Lux é uma linha de qualidade excepcional, com visual clean e contemporâneo, que oferece sofisticação ao ambiente. O grande destaque são as portas, que recebem um vidro cinza aplicado, detalhe que traz muita elegância.
O espaço interno permite organizar toda a parte de louças, mantimentos e utensílios da sua cozinha, e a torre possui espaço para forno e micro-ondas, podendo ser normal ou embutido.
Cozinhas Nice
Para quem sonha com uma cozinha colorida simples, a linha de cozinhas Nice é ideal. Todo em cinza, ele permite que a decoração ganhe cor através de utensílios, eletrodomésticos e objetos decorativos.
Com peças avulsas, ela é uma ótima opção para quem busca uma cozinha planejada. Ainda, a linha se destaca pelo armário suspenso, detalhe que traz um visual super moderno e ainda facilita na hora de fazer a limpeza da cozinha.
Faça o seu projeto na Madesa! Aqui você tem à disposição especialistas para criar a sua cozinha personalizada, de acordo com as suas necessidades e preferências, a partir de móveis em módulos que se adaptam a qualquer ambiente.
Com certeza uma das cozinhas Madesa vai se encaixar na decoração dos seus sonhos. Confira a loja!
E se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar o blog para mais dicas e inspirações!