Decoração escandinava: o que você precisa saber sobre o estilo

0
Sala de estar com móveis em madeira e tom branco predominando, algumas características da decoração escandinava.

Caracterizada como um estilo minimalista, a decoração escandinava é uma das principais tendências de 2021. E, diante de tamanha beleza estética e conforto, a expectativa é que o estilo ainda esteja em alta por muito tempo.

Se você deseja aplicar a decoração escandinava em seu imóvel – casa ou apartamento -, precisa conhecer as principais características da tendência. O estilo é bastante singular e, dessa forma, permite que você use a criatividade para deixar os ambientes em consonância com seus gostos pessoais.

Continue a leitura, pois, nesse artigo, você vai conferir:

O que é decoração escandinava?

A decoração escandinava é um estilo comum nos imóveis do Brasil e do mundo. Entretanto, seu surgimento remonta aos países nórdicos da Europa, como Dinamarca, Noruega e Suécia. Como esses territórios passam por longos invernos, casas e apartamentos precisam ser preparados para receber o frio.

E foi dessa necessidade que nasceu o estilo escandinavo. Para que os moradores tenham conforto e aconchego durante o período de inverno, devem investir em ambientes claros – para que a luz do Sol possa adentrar os cômodos – e em móveis e objetos decorativos que prezem pela funcionalidade e pela comodidade.

Sala de estar no estilo escandinavo, priorizando elementos naturais na decoração como a madeira.

Ao contrário do que muitos pensam, esse estilo, apesar de uma tendência, não é algo recente. Os primeiros registros das características do estilo na decoração e em outras áreas artísticas datam do final da década de 1890.

Entretanto, foi na década de 1950 que o estilo começou a se popularizar por diversos países do globo.

Mesmo que a tendência tenha surgido da necessidade do preparo para o rigoroso inverno nos países nórdicos, a decoração escandinava está presente em todos os países, até mesmo nos tropicais.

Para que você possa aplicar os conceitos do estilo escandinavo em seu imóvel, confira o tópico abaixo, no qual você irá aprender as principais características da tendência.

Principais características da decoração escandinava

A decoração escandinava é considerada minimalista. Isso significa que o estilo segue o preceito de que “menos é mais”. Com isso, é possível decorar seu imóvel de acordo com a tendência gastando pouco.

Para que você saiba por onde começar, confira a lista abaixo, que reúne as principais características do estilo escandinavo:

Cores claras e neutras

Uma das principais características da decoração escandinava é sua paleta de cores, formada por tons claros e neutros. Esse preceito deve ser aplicado em todos os cômodos e nos elementos decorativos.

As paredes, em especial, devem ser pintadas com cores claras, que favorecem a iluminação solar – outra característica singular da tendência escandinava.

Essa característica foi adotada porque, nos países nórdicos, os dias têm duração menor quando comparados com as noites e, para usufruírem de mais claridade, apostam em cores como o branco, o bege e o cinza.

Mesmo que as cores predominantes sejam claras e neutras, isso não significa que seu imóvel deva parecer com uma clínica médica. Muito pelo contrário: o estilo escandinavo é composto por elementos coloridos que podem destacar o ambiente.

Outro aspecto curioso da tendência é a relação com elementos naturais – característica que será abordada na sequência. Desse modo, a preferência de cores fortes para destacar móveis e objetos são o verde e o marrom.

Cantinho de home office em decoração escandinava, usando escrivaninha branca com pés de madeira.

Elementos naturais

Por se tratar de um estilo minimalista, a decoração escandinava preza pela simplicidade e pelo conforto. Por isso, é válido ressaltar que uma de suas principais características é a inserção de elementos naturais nos cômodos.

Como os invernos são rigorosos nos países nórdicos, os moradores costumam sair pouco de casa. Além disso, caso saiam, não podem ter contato direto com a natureza, já que a neve cobre toda a superfície.

Por isso, é comum encontrar elementos naturais na decoração dos ambientes, como plantas e móveis feitos de madeira. Os objetos decorativos, por exemplo, são feitos, na maioria das vezes, de couro ou de metais.

Mesmo que seja minimalista, a tendência escandinava pressupõe o uso de diversos elementos, como tapetes, mantas – que podem ser posicionadas em sofás e poltronas – e vasos de flores.

Simplicidade e conforto

Desde seu surgimento, a decoração escandinava tem o objetivo de levar conforto, aconchego e beleza estética aos lares de pessoas de todas as classes sociais. Por isso, preza pela simplicidade e pelo número reduzido de móveis e de objetos decorativos.

Essas características são responsáveis por tornar a tendência escandinava um estilo acessível, já que todos podem encontrar os materiais na natureza e, ainda, produzir suas próprias peças decorativas.

Outro aspecto essencial do estilo escandinavo é o conforto. Como os moradores dos países nórdicos passam muito tempo no interior de seus imóveis devido ao inverno rigoroso, a casa ou o apartamento precisa, necessariamente, ser aconchegante e acolhedor.

O conforto é obtido, principalmente, por meio do uso de itens decorativos como almofadas e mantas. Esses objetos, além de conferirem estilo ao cômodo, são essenciais para tornar o ambiente mais aconchegante.

Cantinho decorado com vasos de plantas e velas, elementos comuns da decoração escandinava.

Como aplicar a decoração escandinava no imóvel?

Agora que você já conhece a decoração escandinava e seus principais atributos, chegou o momento de saber como aplicar a tendência em seu imóvel.

Conforme citado anteriormente, o estilo está baseado no minimalismo. Isso significa que você não precisa gastar muito para transformar seu imóvel.

Adapte o estilo à sua rotina

O estilo escandinavo surgiu nos países nórdicos, que estão localizados na Europa. Esses territórios são caracterizados pelo frio intenso e, por isso, a decoração está em consonância com as necessidades dos moradores.

Esse cenário é bastante divergente do que os habitantes do Brasil conhecem, por exemplo. Os invernos brasileiros não costumam ser rigorosos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que se encontram próximas à Linha do Equador.

Contudo, isso não significa que a decoração escandinava não pode fazer parte de seu imóvel. Para inserir a tendência em sua casa ou em seu apartamento, basta adaptar as características do estilo à sua realidade e à sua rotina.

Uma orientação é não investir em mantas grossas, já que estas podem abafar e esquentar todo o cômodo. Dessa forma, você pode optar por outras alternativas de tecidos mais finos.

Outro ponto que você deve estar atento são as cortinas. Como esse estilo preza pela iluminação natural, é comum que os imóveis nórdicos não contem com cortinas.

No Brasil, entretanto, a incidência de luz solar é muito mais intensa e, por isso, você deve investir em cortinas. Contudo, isso não significa que elas devem bloquear a entrada da iluminação. Dessa forma, a característica da tendência escandinava é preservada.

Busque referências e inspirações

Se você deseja aplicar o estilo escandinavo em seu imóvel, mas não sabe por onde começar, uma boa indicação é buscar referências e inspirações na internet. O aplicativo Pinterest, por exemplo, é uma excelente fonte de pesquisa, uma vez que reúne diversas imagens.

Mesmo que você encontre boas referências, não se esqueça de que a decoração de seu imóvel deve agradar a você e aos outros moradores. Por isso, não há problema algum em adaptar e inovar.

Por outro lado, não se esqueça das características essenciais, como a iluminação, a presença de elementos naturais e a paleta de cores claras e neutras. Se você prezar por esses atributos, vai conseguir aplicar uma decoração escandinava única em seu imóvel.

Outro exemplo de sala de estar decorada com o estilo escandinavo, dessa vez usando a cor cinza na decoração, como no sofá.

Não invista em itens desnecessários

O minimalismo pressupõe que “menos é mais”. Por isso, é importante que seu imóvel, ao seguir os atributos da decoração escandinava, tenha somente o necessário.

Isso significa que você não precisa – nem deve – exagerar nos móveis e nos objetos decorativos. Muito pelo contrário: a tendência é conhecida por espaços amplos e pouco carregados.

Dessa forma, escolha apenas itens essenciais. Na sala, por exemplo, você só precisa investir em um sofá, uma estante, uma televisão e alguns itens decorativos, como um tapete e algumas esculturas.

A Arbo Imóveis

O que você achou desse conteúdo? O artigo acima foi produzido pela Arbo Imóveis, startup parceira da Madesa que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias. Caso você queira investir em uma nova casa ou apartamento para decorar do seu jeito, acesse nosso portal e encontre a melhor opção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui