Decoração de home office: 7 dicas incríveis

0
Mesa com um notebook, um par de óculos e um copo de café em cima de um suporte de madeira como exemplo de decoração de home office.

A pandemia trouxe inúmeras transformações na nossa sociedade – e uma das mais marcantes foi o trabalho de casa. Se no começo achávamos que tudo isso passaria rapidamente, agora o trabalho remoto pretende ser mantido por várias empresas. Por isso, a decoração de home office ganha força.

Afinal, nada melhor do que criar um ambiente aconchegante e funcional, que permita realizar as tarefas diárias com mais conforto e bem-estar. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas essenciais. Confira!

Onde montar o home office?

Montar um home office ergonômico e confortável não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Escolher bem o lugar é fundamental, pois assim você conseguirá trabalhar melhor e mais focado.

Alguns lugares da casa costumam ser os mais usuais, como o quarto, o quarto de visitas, a varanda ou a sala de estar/jantar. É fundamental que você tenha um local definido para trabalhar, ajudando o cérebro a compreender quando é hora de trabalhar e se concentrar e quando é o momento de descansar e aproveitar a família.

O mais importante, contudo, é que o local escolhido apresente algumas características básicas, como: uma boa iluminação (especialmente natural, com janelas próximas), espaço suficiente para suas demandas e mobiliário e certa privacidade, por exemplo para reuniões e videochamadas.

Afinal, como decorar o home office?

A decoração do escritório em casa é muito importante, pois ajuda a deixar o ambiente mais ergonômico e adequado à atividade, estimula a produtividade e favorece a identificação com o espaço. Como você está em casa, terá mais liberdade para criar uma decoração de acordo com seu estilo e personalidade.

Veja as dicas que separamos.

1. Escolha corretamente a mesa e a cadeira

Alguns móveis são indispensáveis na decoração de home office, como a mesa (escrivaninha) e a cadeira. Lembre-se que você passará várias horas trabalhando neste ambiente, então precisa ter uma boa dose de conforto e é fundamental se atentar a ergonomia.

Para a mesa, a dica é optar por uma que seja mais larga, de modo que o monitor fique com, no mínimo, um braço de distância. Outro ponto importante a verificar é se o mobiliário permite que o mouse e o teclado fiquem na mesma altura. Então, a escrivaninha não deve ser nem muito alta, nem muito baixa, pois o monitor deverá ficar na linha horizontal da visão.

Existem modelos de mesa que já contam com gaveteiros ou nichos, favorecendo a organização. Em outros, há espaço para você adicionar um gaveteiro com rodízio.

A cadeira é outro móvel indispensável e precisa prezar pela ergonomia. É fundamental que ela ofereça conforto e apoio para suas costas, cabeça, pescoço e braços. E também regulagem de altura (inclusive dos braços), de modo a permitir o encaixe perfeito na altura da mesa.

Os modelos com rodízios e giratórios fazem sucesso, porque ajudam a trazer mais praticidade na hora de se locomover rapidamente pelo seu home office. Mas isso não é obrigatório.

Além das questões de ergonomia, não se esqueça do design, já que essas duas peças são as principais do ambiente e pontos focais da sua decoração de home office.

2. Atente-se à iluminação

A iluminação é crucial em qualquer home office, permitindo que você consiga se concentrar e executar bem o seu trabalho. Como explicamos no tópico anterior, a iluminação natural é muito importante.

Então, sempre que for possível, posicione a sua mesa próxima de uma janela ou outra entrada de luz. Dessa forma, você conseguirá aproveitar melhor a luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica.

Além da luz natural, foque em outros pontos focais de luz artificial. O lustre central é importantíssimo, mas você pode adicionar uma luminária sobre a escrivaninha ou alguns spots direcionados à mesa de trabalho.

Em relação à iluminação natural, só tome cuidado para não posicionar a sua mesa em um local que reflita direto à luz do sol no monitor do computador, pois isso poderá causar dificuldades para o trabalho.

3. Mantenha tudo bem organizado

Nada pior para atrapalhar a concentração e reduzir a produtividade do que a bagunça espalhada por todo lado. Cadernos, livros, documentos, papéis de anotação e outros sobre a mesa de trabalho não são boas ideias.

Você pode investir em móveis de apoio que auxiliem nessa tarefa, como prateleiras, nichos, armários, gaveteiros e outros. Pense em acessórios como porta trecos que ajudam a organizar as canetas, os post-its, os clips e outros pequenos itens.

Outra boa ideia é uma estante de livros que ajuda a decorar e a organizar e você pode adicionar, além de livros, documentos e outros itens maiores. Assim, sempre que precisar encontrar algo, não terá dificuldades.

Inclusive, uma dica interessante para manter a papelada sempre organizada é investir em arquivos e pastas, que ajudam a trazer mais agilidade. Elas podem ser organizadas em ordem alfabética, por nível de importância e assim por diante.

4. Inclua objetos que facilitem sua rotina

Para a decoração de home office, você pode investir em objetos que ajudem a otimizar a sua rotina. Um bom exemplo, e que também auxilia na decoração de home office, é a lousa ou quadro de avisos.

Se quiser criar uma parede de lousa, é possível usar uma tinta preparada especialmente para essa função e trazer um charme adicional. Depois, é só anotar seus recados, entregas e outros itens com giz de lousa.

Os murais e quadros de avisos também são encontrados em diferentes modelos, como de cortiça, de metal, entre outros. É bacana encontrar uma que esteja de acordo com o estilo decorativo do ambiente e, claro, que traga funcionalidade, com divisões de dias ou semanas.

5. Adicione itens decorativos que trazem personalidade

A decoração de home office não precisa (e nem deve) ser engessada. Você poderá deixar seu ambiente totalmente personalizado, o que, certamente, trará um adicional na sua produtividade e estímulo.

Pense em itens que ajudem a aumentar a sua criatividade e motivação para o trabalho, como quadros com frases motivacionais, vasinhos de plantas, fotografias da sua família ou de locais que você já visitou (ou sonha visitar), papéis de parede estampados, tapetes aconchegantes, uma bela cortina, luminárias com design diferenciado, entre outras ideias.

É importante buscar por itens que tenham relação com quem você é e que tornem esse espaço mais acolhedor e aconchegante. Mesmo porque você passará boas horas por dia nele, então é preciso que o espaço seja motivador.

6. Escolha as cores com sabedoria

Você sabia que as cores estão totalmente relacionadas com a psicologia? Isso porque há determinadas tonalidades que ajudam a nos estimular mentalmente e que transmitem sensações positivas como paz, aconchego e bem-estar.

Quando for escolher as cores para a decoração de home office, além da parte estética, também considere esses pontos, pensando em quais sentimentos cada tonalidade desperta.

Por exemplo, quem precisa favorecer a comunicação e a criatividade pode investir em detalhes em amarelo ou laranja. Já se você trabalha com setores que necessitam de inspiração e de autoconhecimento, o roxo e o lilás são boas escolhas.

Sempre mescle esses tons com cores neutras, criando um ambiente suave e agradável. Além do branco, é possível usar tons de bege, cinza claro ou off-white. Inclusive, se o seu home office for pequeno, é muito importante prezar por tons mais claros, que ajudam a trazer amplitude e tornam o ambiente mais agradável.

7. Pense nos materiais e elementos

Os materiais e elementos que compõem os móveis e os detalhes do seu home office são muito importantes – e precisam estar em sintonia com o estilo decorativo e as características do ambiente.

Para a decoração de home office pequeno, uma ideia é investir em bancadas com tampo de vidro para a escrivaninha. Como o material é translúcido, ele não pesa visualmente e dá a sensação que o espaço é maior.

A madeira é muito tradicional para os móveis, bem como o MDF – e você poderá usá-la em diferentes tonalidades. Caso queira um home office com estilo mais urbano e industrial, pode pensar em detalhes em cimento queimado e aço inox, que trazem modernidade.

E para um ambiente requintado, cheio de luxo, que tal revestimentos em mármore ou alguns espelhos?

Decoração de home office com os #clientesmadesa

Agora que você já sabe tudo para decorar que precisa para decorar o seu home office, que tal se inspirar na decoração de escritório dos nossos clientes?

Siga a Madesa

Com todas essas dicas, já sabe como fazer a decoração de home office? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter para não perder as dicas incríveis do nosso blog e as promoções exclusivas da nossa loja oficial.

Siga a Madesa também no Facebook, Instagram e Pinterest e receba muitas inspirações de decoração para sua casa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui