Manter os acessórios de beleza como pincéis, paletas, batons e sombras sempre organizados não é uma tarefa simples, não é mesmo? Na correria do dia a dia, é fácil acabar bagunçando e, na maioria das vezes, a tarefa de arrumar acaba sendo postergada. Hoje trouxemos 5 dicas que vão te ajudar nessa missão de como organizar maquiagem de forma prática. Confira!

Por que manter a maquiagem organizada?

A resposta para essa pergunta é muito simples: para poupar tempo! Quando você mantém os itens sempre no lugar certo, é muito mais rápido encontrá-los.

Por que isso é bom? Naqueles dias que você acorda com pressa e atrasada, achar aqueles produtos chave com facilidade vai lhe garantir alguns minutos a mais para tomar café, por exemplo. 

Outro motivo para conservar os cosméticos organizados é a vida útil deles. Como os materiais entram em contato direto com a pele, é importante mantê-los em um local adequado para prolongar o uso e, também, para evitar que o material seja prejudicial à saúde. 

Além disso, se os seus objetos ficam em uma área exposta, mantê-los alinhados irá trazer um ar de capricho para o seu ambiente.

5 dicas de como organizar maquiagem

Já sabe a importância de manter a maquiagem organizada, mas ainda não sabe por onde começar? Confira algumas dicas que irão te ajudar nessa missão.

1. Analise os itens que você tem

Antes de tudo, o indicado é parar e fazer uma análise: você tem produtos que não usa? Se sim, o ideal é doá-los. Se estiverem fora da validade, é importante descartá-los. 

Você pode descartar:

  • Maquiagens e produtos fora da validade;
  • Pincéis velhos que não cumprem mais o seu papel;
  • Cosméticos e ferramentas duplicados;
  • Apetrechos que não utiliza mais.

Estes são alguns dos itens que você pode descartar, mas não são os únicos. Por isso, analise e repense cada peça. 

2. Higienize seus produtos

Após descartar os cosméticos e ferramentas que não tem mais utilidade, é importante fazer a limpeza do que restou. Pincéis e esponjas, por exemplo, armazenam excessos de maquiagem que podem se tornar prejudiciais à saúde a longo prazo. 

Para higienizá-los, você pode lavá-los com bastante água e sabão. Para os frascos sujos, pano umedecido também pode ser utilizado.

3. Separe os itens

Para ficar mais simples encontrar os cosméticos desejados, o ideal é separá-los por categoria. Como assim? Separe os batons com batons, rímel com rímel e por aí vai. Você pode colocá-los em um separador ou fazer o seu próprio. Deixe sua criatividade fluir!

4. Mantenha os produtos mais usados à vista

Para poupar tempo e encontrar os itens com mais agilidade, é importante deixar aqueles produtos que você mais usa à vista. Se você costuma utilizar todos os dias a base, batom e rímel, por exemplo, separe estes artigos mais para frente e deixe-os com livre acesso. 

5. Invista em uma penteadeira

Ok, você já aprendeu como organizar suas maquiagens. Mas, onde armazená-las agora? Guarda-roupa, banheiro ou necessaire? A verdade é que isso varia de acordo com a sua necessidade. 

Se você costuma se arrumar fora de casa, manter alguns itens essenciais na bolsa é o ideal. Já, se você se produz em casa, uma ótima ideia é investir em uma penteadeira! 

Os modelos camarim são a escolha ideal. Nela, você pode colocar todos os seus apetrechos e, ainda, utilizar as luzes e o espelho para evitar erros na hora de fazer a make. 

Fique por dentro das nossas novidades

Agora que você já sabe como organizar maquiagem, não deixe de conferir outras dicas incríveis para decorar sua casa e facilitar sua rotina no nosso blog!

Cadastre-se também em nossa newsletter para não perder nenhuma promoção exclusiva da loja Madesa.