Como montar um home office e sala de aula em casa?

0

Com a pandemia, atendendo às orientações dos órgãos de saúde, muita gente se deparou com a realidade do ‘home office’ e do ‘homeschooling’ e precisou se adaptar à essa nova rotina. A partir daí, começou o desafio para readequar as atividades de casa, do trabalho e dos estudos. 

Passados mais de um ano e meio dessas mudanças, o ambiente improvisado se provou não ser o ideal por questões de qualidade, tanto para a rotina da casa como para as entregas de compromissos externos. Mas mesmo depois de superado o isolamento social, essa também é uma tendência que deve se manter para os próximos anos, então, é importante ficarmos atentos ao planejamento dos espaços de trabalho. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem garantir um cantinho de atividades mais confortável e funcional para todos que moram na sua casa. 

Como montar um home office?

A escolha dos móveis e a decoração do seu espaço, assim como a sua iluminação, dizem muito mais sobre o resultado que você poderá ter nele do que você imagina. 

Móveis 

Para começar, o mobiliário que você vai utilizar no seu home office precisa atender dois critérios bem importantes: espaço disponível e tempo de utilização do mesmo.

O principal móvel que você precisa considerar na hora de organizar o seu home office é, sem dúvida, a mesa de escritório ou escrivaninha, dependendo da sua necessidade.

Mas antes de escolher a mesa ideal, é preciso definir o espaço que essa irá ocupar. Pode ser um canto do quarto, um espaço no living ou um cômodo próprio, mas saber onde será alocada antes de adquirir essa peça faz toda a diferença.

Depois de escolhido o lugar, analise as medidas. Altura, largura e profundidade são super importantes. Outro detalhe que precisa de atenção é o espaço que você terá para a circulação no ambiente.

Outro item essencial é a cadeira, que pode ser tão importante quanto o colchão que dormimos todos os dias. Uma boa cadeira é importante não apenas para o seu conforto, como também para a sua saúde. O tamanho e a regulagem da cadeira fora do ideal para o seu corpo e as suas necessidades podem causar problemas de coluna, ombros, pescoço e braços. A dica é testar a cadeira antes de adquiri-la, pois passar horas no desconforto pode atingir diretamente os seus resultados. 

Para manter a organização do ambiente, o armário ou estante pode ser um móvel indispensável. Eles são excelentes aliados para guardar itens de necessidade com segurança, limpeza e sem atrapalhar a circulação da casa e da sua mesa. É importante que ele combine com a sua decoração, mas também que tenha a capacidade de suportar o peso necessário do que você precisa guardar

Iluminação 

Mesmo que o seu espaço já tenha uma boa iluminação, as lâmpadas de teto nem sempre conseguem atender a todas as suas necessidades no trabalho. Para isso, as luminárias oferecem um tipo de luz mais focada, confortável e ainda dão um toque descolado no seu ambiente. 

Decoração 

Você sabia que a decoração do seu home office também pode interferir na sua produtividade? Da cor até os detalhes que você escolhe para ornar o seu espaço, tudo pode ser crucial para uma melhor concentração. 

Para ambientes que necessitam de mais tranquilidade, a dica de ouro é investir em cores claras e neutras. Os tons de vermelho, amarelo ou laranja são ótimos para quem precisa abusar da criatividade. O marrom, como o dos móveis de madeira, são excelentes para deixar o lugar mais acolhedor e ajuda muito na concentração.

Aqui, o ‘menos é mais’ funciona perfeitamente. É importante que se tenha poucos objetos além dos necessários para o desenvolvimento do seu trabalho, para não perder o foco. Vasos de plantas costumam ser o detalhe perfeito para dar graça e, de quebra, ainda melhoram o nosso humor, diminuem o estresse e aumentam a umidade do ar. 

Como montar uma sala de aula em casa?

Adultos e crianças, mais do que nunca, encaram o desafio do ensino a distância. 

Para os maiores, o modelo de home office acaba se misturando bastante com essa proposta e atende bem essa necessidade, mas e quando se trata de crianças nesse novo formato de sala de aula? 

Ambiente 

É muito importante que o local dos estudos seja favorecido de luz natural, pois um ambiente claro e iluminado ajuda no aprendizado e na criatividade. Para os estudos no período da noite, tenha uma boa fonte de luz artificial disponível. 

Para melhor concentração, pode ser crucial que o espaço esteja livre de interferências externas, como as áreas de convivência da casa, assim como aparelhos eletrônicos além do necessário para acompanhar as aulas. 

Móveis 

Assim como a cadeira deve ser confortável e com a regulagem necessária para o tamanho do estudante, a mesa também precisa atender esses critérios, principalmente atentando para a altura de quem vai utilizá-la. Ela deve ter espaço suficiente para todo o material de estudo, seja um computador, ou cadernos e livros, de maneira que esses itens consigam estar sempre organizados.

Decoração 

Utilizando o mesmo critério de foco do home office, o homeschooling também é mais eficiente se decorado de maneira minimalista, para que não tire a atenção do estudante do que realmente importa. Para deixar o ambiente mais descontraído, a aposta pode ser nos próprios materiais do dia a dia, como porta canetas, livros e pastas coloridas. 

Outras dicas para melhorar o rendimento das aulas e do trabalho em casa

Para quem divide a casa com outras pessoas, principalmente se o seu espaço de trabalho ou estudos fica onde exige a circulação desses, investir em bons e confortáveis fones de ouvido pode ser fundamental. Para isso, também é importante que se estabeleça uma agenda, apontando os horários necessários para executar as suas principais tarefas, de maneira que você seja menos exigido pelos outros nesses períodos.

Criar uma rotina, definir um cronograma e cumpri-los, é claro, são diretrizes simples e que facilitam muito os seus resultados. Manter o equilíbrio entre as responsabilidades e a vida pessoal é o maior segredo para o sucesso desse novo estilo de vida. O uso de aplicativos de gestão de tempo são fortes aliados nessas horas, e possibilitam a organização e a verificação do cumprimento das tarefas de forma bem detalhada. 

Quanto aos móveis, pode deixar que nós facilitamos a sua vida. Acesse a Loja Madesa e confira todas as nossas opções que vão melhorar o seu home office ou escola em casa.   

Aproveita e conta pra gente aqui nos comentários como é o seu cantinho de trabalho ou de estudos na sua casa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui