Boho: saiba tudo sobre esse estilo de decoração

0
Quarto decorado no estilo boho, com detalhes em madeira, tapetes cheios de personalidade e muitas plantas.

Se você adora decorações cheias de personalidade, o estilo Boho pode ser o ideal para você. Ele proporciona um mix de diferentes estilos, cores e inspirações, criando ambientes únicos e extremamente aconchegantes.

O estilo Boho está em alta, porém, para utilizá-lo, é fundamental se atentar a algumas dicas, conseguindo um ambiente realmente personalizado – e não totalmente bagunçado e desconexo. Siga conosco e entenda melhor!

O que significa Boho?

Boho vem do termo “boêmio” (bohemian, em inglês), um estilo de vida caracterizado pela despreocupação, liberdade e uma ligação mais forte com a arte. Hippies, ciganos e artistas que vivem longe dos padrões tradicionais são ótimos exemplos do significado de Boho.

Por isso, o estilo Boho na decoração traduz liberdade, atitude e personalidade, com naturalidade e fluidez, fundindo várias propostas e criando ambientes únicos que traduzem a essência dos moradores.

O que é o estilo Boho na decoração?

O estilo Boho (também chamado de Boho Chic) é o estilo boêmio contemporâneo, que tem como principal característica o mix de estilos, cores e materiais, criando ambientes surpreendentes e inusitados.

Detalhes orientais, étnicos, hippie e vintage marcam fortemente o estilo Boho, que também traz consigo um toque de romantismo, mas foge totalmente dos padrões tradicionais.

Se você não consegue se encaixar nos estilos mais comuns de decoração e tem diferentes inspirações decorativas na sua casa (como souvenirs étnicos, mobília vintage, entre outros), esse é o estilo perfeito para você, agregando todas essas influências diferenciadas e criando um ambiente personalizado.

Abaixo, separamos algumas características marcantes desse estilo para lhe ajudar a entendê-lo melhor.

Cores

A mistura de cores é uma constante no boho style. Mas é claro que todas essas tonalidades precisam estar em harmonia. As principais cores usadas são: verde oliva, bege, marrom, laranja e preto, além de nuances de mostarda, roxo e tons brilhantes como prata e dourado.

Para a base, os tons neutros ajudam a equilibrar o ambiente, principalmente porque ele contará com várias estampas e cores mais fortes. Essa é uma dica importante para os espaços pequenos. Assim, bege e marrom, por exemplo, são ótimas cores para iniciar a sua decoração.

Tecidos

Os tecidos ajudam a criar um efeito colorido e aconchegante e marcam o estilo Boho Chic. É possível sobrepor tapetes (com diferentes estampas e cores), incluir belas mantas coloridas nos sofás e poltronas e brincar com as capas de almofada, que podem ter estampas étnicas ou tecidos com textura como o veludo ou o linho.

Para os quartos, as roupas de cama são importantíssimas, ajudando a trazer mais personalidade e aconchego. Colcha, manta e almofadas ajudam a decorar a cama, com estampas étnicas, por exemplo, combinando com uma cabeceira em um tom vibrante.

Tecidos artesanais também são muito presentes, como peças em crochê, de lã e patchwork.

Acessórios e artesanatos

Ambiente Boho decorado com móveis vintage, tapetes, plantas e artesanato, como o macramê.

Aliás, falando em artesanato, ele é um dos destaques da decoração Boho. Você poderá brincar com as peças artesanais, acessórios antigos, souvenirs de viagens e adornos modernos, criando uma composição única.

É possível misturar esses objetos a outros itens, como cristais, produtos étnicos, itens em cobre e prata, entre outros objetos decorativos que trazem sensações, lembranças e que traduzam quem você é.

Móveis

Os móveis em madeira são os mais usados na decoração Boho, sendo que o elemento também pode estar presente nos objetos. Outros que também são marcantes são os móveis antigos, como as peças de família, que ajudam a fortalecer a identidade com o ambiente.

Também é possível investir em móveis retrô – mobiliários modernos, mas que recriam a estética de décadas passadas, além daqueles com estilo rústico.

Plantas

A natureza é uma característica marcante e muito presente na decoração Boho. As plantas ajudam a trazer uma sensação de paz, aconchego e pertencimento e por isso podem estar presentes em praticamente qualquer ambiente, nos tradicionais vasos de cerâmica, pendentes e em diversas composições.

Qual é a diferença entre hippie e boho?

O Hippie Chic, que nasceu na moda e depois partiu para a decoração, tem como base cores sóbrias e estampas étnicas e florais. Já o Boho Chic busca unir moderno e antigo, fazendo um mix de épocas e criando um estilo totalmente personalizado e atemporal.

O estilo Hippie surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 1960, como um movimento social que prezava pela liberdade, pela paz e pelo amor. O Boho (Bohemian), por sua vez, nasceu na Europa, na década de 1970, com uma forte inspiração dos boêmios da década de 20. O movimento unia moda e arte e ganhou as ruas de Londres.

Os Hippies iam além das roupas, eles defendiam um estilo de vida totalmente diferente do ideal da época, indo na contramão da cultura, dos valores conservadores e dos padrões estabelecidos pela sociedade da época. Harmonia e unidade eram mais importantes do que status e dinheiro, como a sociedade da época valorizava.

Essas características eram traduzidas também no estilo dos hippies se vestirem e decorarem suas casas, com uma busca pela liberdade e uma conexão mais forte com a natureza.

O estilo Boho, por sua vez, não tinha esse ideal de ser um movimento social, ou seja, ele não visava quebrar os padrões de vida da época, era apenas um estilo da moda, inicialmente, que almejava traduzir um estado de espírito despreocupado, com hábitos sociais informais e nada convencionais, como de um artista, músico ou escritor.

Na moda, o estilo hippie é mais democrático, buscando peças que sejam práticas e confortáveis. Já no Boho, a ideia era usar peças que trouxessem um ar romântico, porém independente e fora dos padrões.

As versões chic dos dois estilos são mais elaboradas e trazem elementos específicos. A repaginada se tornou mais famosa a partir dos anos 2000, com uma retomada das características de ambos os estilos.

Como usar o Boho na decoração?

Curtiu conhecer mais o estilo e deseja incluir o Boho na decoração da sua casa? Separamos algumas dicas bacanas. Confira!

Paleta de cores

Todo projeto decorativo começa com a escolha das cores a serem usadas no ambiente. Como vimos, o estilo Boho preza pelo uso de tons mais vibrantes, porém, tudo dependerá das características do seu espaço.

Se você vai decorar um ambiente pequeno, use os tons mais neutros como base, como o bege e o marrom claro. Por cima deles, aposta em detalhes mais coloridos e estampados, por exemplo, para o tapete, as almofadas e a manta do sofá.

Cuidado também com a combinação de cores. É importante que a paleta seja alegre, mas harmônica. Evite os exageros e trabalhe com 2 ou 3 tons, que são mais fáceis de combinar entre si.

Detalhes em madeira e mobiliários

A madeira ajuda a suavizar e trazer aconchego, por isso pode estar presente no seu mobiliário e em outros detalhes, como o revestimento de piso e parede ou em objetos de decoração. 

Se você tem um móvel antigo de família ou um móvel vintage, deixe-o como destaque do ambiente e mescle com móveis mais modernos, criando uma composição única.

Na sala, os sofás mais amplos e coloridos podem ser o destaque central do cômodo, combinando com outros móveis de madeira, equilibrando o espaço. Você poderá compor o ambiente com aparadores, racks vintage, cadeiras de balanço ou cadeiras antigas, entre outros, combinando o rústico, o retrô e o moderno.

Outros materiais

Não é só da madeira que vive o estilo Boho Chic. Lembra-se que comentamos sobre a importância das peças artesanais? Isso significa que você ainda poderá adicionar detalhes em crochê, lã, vime, couro e inúmeros outros materiais.

É possível sobrepor tapetes de diferentes materiais, dando um toque mais aconchegante, utilizar mantas e almofadas de tecidos diferentes, explorando as texturas e assim por diante.

Estampas

As estampas étnicas são as mais usadas e você poderá soltar a criatividade com elas. Para fazer uma combinação harmônica, busque um tom (ou mais de uma tonalidade) para se repetir no ambiente.

Por exemplo, estampas com fundo verde oliva, uma parede verde oliva e uma manta na mesma cor. Assim, mesmo que você misture diferentes estampas, consegue criar uma unidade entre elas.

As estampas podem aparecer nas capas de almofada, roupas de cama, mantas, tapetes e inúmeros outros acessórios e detalhes. Ainda é possível criar um destaque com um belo papel de parede com uma linda estampa étnica e criar um ponto focal incrível e cheio de personalidade.

Objetos

Finalize seu décor com objetos que têm relevância para você, seja por trazerem um toque sentimental ou por traduzirem sua personalidade. Como quadros, livros, souvenir de viagens, bordados, entre outros.

Como o Boho não tem uma regra específica a ser seguida, você pode combinar objetos de diferentes estilos, como um espelho vintage e uma coleção de quadros mais modernos. O importante é que haja uma harmonia entre eles, como uma repetição de um material, de uma cor ou de algum detalhe que una todos os elementos.

Não se esqueça das plantas e brinque com alguns vasos charmosos, jardins verticais e plantas pendentes. Para quem não tem muito espaço, os mini cactos e suculentas são ótimas ideias, além de fáceis de cuidar.

Inspire-se nos #clientesmadesa!

Gostou de conhecer mais sobre esse estilo decorativo? Então não deixe de se inscrever em nossa newsletter e nos seguir no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do blog.

Ah, e não deixe de conferir também as promoções e novidades de nossa loja oficial!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui