Na hora de pensar em móveis para cozinha é importante analisar, além do design, algumas questões técnicas. E um desses pontos é, sem dúvida, o material.

Afinal, ninguém deseja investir em armário que, com o tempo, começa a se desfazer, não é mesmo? Por isso, a cozinha modulada em MDF é tão procurada. 

O material é resistente, tem ótimo custo-benefício, além de ser muito bonito. Se você ainda não sabe porque deveria investir em uma cozinha modulada em MDF, siga lendo este conteúdo e veja quanta informação bacana a Madesa separou para você!

O que é o MDF?

MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard. O material é uma chapa de madeira de fibra de média densidade, e é produzida a partir de um processo de aglutinação com resinas sintéticas e aditivos. 

Ou seja, as placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina sintética e outros aditivos e fixadas usando pressão.

A espessura dessas placas variam de 3mm a 60 mm. Por isso, o material é amplamente empregado, desde os mobiliários em geral, até artesanato e na produção de embalagens.

O MDF surgiu nos Estados Unidos, nos anos de 1960, mas só desembarcou no Brasil em 1994. Se tornou muito popular no nosso setor moveleiro desde então, principalmente devido à proibição da comercialização de diversas madeiras por questões ambientais. 

Isso porque, por ser produzido a partir de árvores de reflorestamento, como o eucalipto e pinus, o MDF é considerado mais ecológico.

E o MDP?

MDP é a sigla de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. Nesse caso, a chapa é produzida a partir de partículas prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF.

O MDP é formado por 3 camadas: uma mais grossa no miolo e duas mais finas na superfície. A composição faz com que o material seja robusto e bem estruturado.

E agora, MDF ou MDP?

Como são produtos diferentes, suas indicações também são distintas.

O MDF não é composto por camadas, sendo mais liso e plano. Essas características fazem dele a melhor opção para receber tinta, verniz e outros tipos de acabamentos, o que deixa os móveis mais bonitos e elegantes.

Além disso, o MDP é indicado para peças retas e planas, enquanto o MDF é mais versátil e permite criar móveis com mais ângulos e formas. 

Apesar dessas diferenças, existem muitos móveis que usam as duas opções: MDF e MDP, aproveitando as melhores características de cada material.

Quais as vantagens da cozinha modulada em MDF?

Para responder a essa pergunta, precisamos explicar tanto as vantagens da cozinha modulada, como da cozinha em MDF. Vamos ver em detalhes?

Cozinha em MDF

O MDF apresenta uma série de vantagens, o que faz com que as cozinhas desse material sejam muito requisitadas. As que merecem destaque são:

  • excelente custo-benefício, especialmente quando comparado à madeira tradicional;
  • o MDF é resistente a flexões, abrasão e variações bruscas de temperatura, tornando os móveis duráveis e resistentes;
  • o material é resistente à umidade, diferente da madeira tradicional, e por isso é uma ótima opção para os armários de cozinha;
  • as placas em MDF são mais uniformes e têm as superfícies homogêneas, o que evita farpas, falhas e trincas;
  • como o MDF é compacto, ele permite inovar na hora de criar as peças e comporta uma grande variedade de acabamentos;
  • o MDF tem as fibras não-orientadas, o que permite ser cortado em qualquer sentido, gerando uma grande variedade de desenhos, formatos e dimensões;
  • é uma madeira proveniente de áreas reflorestadas, então sua produção é mais ecologicamente correta e ameniza as ações de desmatamento ilegal;
  • graças aos produtos químicos usados na produção do MDF, ele é resistente a diversos tipos de pestes que podem afetar a madeira, principalmente os cupins.

Cozinhas moduladas

As cozinhas moduladas são aquelas em que você compra os módulos separados e monta o ambiente de acordo com suas necessidades e desejos. As peças são pré-fabricadas em medidas padronizadas, e você escolhe as que se encaixam no tamanho da sua cozinha.

Essa versão de cozinha também conta com muitas vantagens, como:

  • é mais barata que a cozinha planejada;
  • a entrega é mais rápida do que a cozinha planejada, porque os mobiliários são pré-fabricados;
  • é possível montar a sua cozinha com tudo o que você precisa para ter mais funcionalidade, escolhendo a quantidade de armários aéreos, gavetões, paneleiros etc.;
  • há uma grande variedade de cores, formatos e estilos, para atender  a todas as personalidades e desejos decorativos;
  • pode ser configurada para o tamanho da sua cozinha e suas necessidades de organização, por isso, funciona tanto em ambientes pequenos como em áreas maiores;
  • pode trocar os móveis de lugar, já que eles não são fixos como os planejados. Assim, caso se mude, poderá levar sua cozinha para a nova casa.

Em resumo, ao apostar em uma cozinha modulada em MDF, você terá armários com ótimo custo-benefício, durabilidade e design elegante, que podem ser configurados de acordo com as características do seu espaço e sua necessidade de organização. Além disso, você terá móveis ecologicamente corretos que não sofrerão com cupins. Tudo de bom, não?

Armário de cozinha em MDF: quais as opções da Madesa?

A Madesa conta com várias opções de cozinha modulada em MDF, capazes de trazer design, funcionalidade e durabilidade para você. Veja algumas opções que separamos e conheça melhor seus atrativos.

Cozinha completa 100% MDF Madesa Acordes

Precisa de armários de cozinha que otimizem o espaço, mas que sejam bonitos, duráveis e 100% em MDF?  A cozinha Acordes é perfeita!

Ela é totalmente produzida em MDF, além de contar com ferragens de qualidade, como puxadores em alumínio, dobradiças metálicas e corrediças telescópicas para abertura total das gavetas. No armário aéreo, o detalhe com vidro reflex ajuda a ampliar visualmente sua cozinha.

Apesar de compacta, seus armários são muito espaçosos, perfeitos para organizar todos seus utensílios, louças e mantimentos. Outra vantagem é que os módulos são separados, então você pode fazer a distribuição das peças de acordo com as necessidades do seu espaço.

Ainda conta com torre quente com dois nichos para fornos com saída para o calor e permite a instalação de forno embutido, tem pés reguláveis e rodapé removível e acabamento em pintura poliéster de alta resistência.

Cozinha completa 100% MDF Madesa Smart

Que tal uma cozinha completa, bonita e desenvolvida com materiais de altíssima qualidade? Essa é a cozinha Madesa Smart!

Ela conta com produção 100% em MDF, puxadores em alumínio, corrediças e dobradiças metálicas, rodapés encaixados com pés em PVC com regulagem de altura e aéreo em vidro.

A Madesa Smart é praticamente uma cozinha planejada, já que seus módulos são separados e podem ser montados de acordo com o seu espaço e necessidade.

Um diferencial dessa cozinha é que ela contempla o tampo do balcão de pia e o balcão de 60cm segue com tampo, que pode ser recortado para a instalação do cooktop.Seu acabamento é em pintura poliéster de alta resistência e fácil de limpar. Está disponível nas versões totalmente branca ou internamente branca e com as portas em crema e amadeirado Rustic, com toque de madeira natural.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a cozinha modulada em MDF é perfeita para quem deseja um produto durável e com ótimo custo-benefício

O MDF é um material produzido a partir de fibras de madeira coladas e prensadas. Por isso, ele possui características muito interessantes para a produção de móveis de cozinha, como a alta resistência às mudanças bruscas de temperatura, à umidade e aos cupins. 

Além disso, permite uma variedade maior no design e no tipo de acabamento, o que significa móveis duráveis e muito mais bonitos.

As cozinhas moduladas adicionam vantagens extras. Elas são compostas de módulos pré-fabricados que você pode comprar separados e montar sua cozinha, de acordo com as características do seu espaço e as suas necessidades.

Dessa forma, uma cozinha modulada em MDF é ideal para quem deseja economizar, mas ter um móvel bonito, de qualidade e durável, capaz de otimizar seu dia a dia e deixar sua cozinha prática, funcional e organizada.

Gostou de conhecer mais sobre a cozinha modulada em MDF? Confira as opções da Madesa e transforme sua casa!