O mofo é um problema bastante comum, que pode surgir em diversas áreas da casa, especialmente em lugares que acumulam umidade e são pouco ventilados.

Além de causar danos aos móveis e utensílios, o mofo pode ser prejudicial à saúde, por isso é importante saber como evitar mofo no armário de cozinha. Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas, confira!

O que é mofo?

O mofo é um tipo de fungo caracterizado pelas manchas escuras ou esverdeadas em superfícies, que liberam um cheiro característico e bastante desagradável. Este tipo de fungo se prolifera, principalmente, em ambientes úmidos e pouco ventilados, como guarda-roupas, banheiros, armários, pias, entre outros.

Quando não tratado, o mofo pode comprometer não apenas a aparência e a durabilidade dos móveis, mas também a saúde dos moradores, podendo provocar alergias e problemas respiratórios, principalmente em pessoas que possuem doenças pulmonares, como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Qual a causa do mofo nos armários?

A principal causa do mofo nos armários de cozinha é o excesso de umidade combinado com a falta de ventilação. Na cozinha, esses fatores são bastante comuns, já que as altas temperaturas e o vapor liberados por panelas e eletrodomésticos podem acumular dentro dos armários, criando as condições ideais para o desenvolvimento desses fungos.

Além disso, infiltrações ou vazamentos de água nas paredes próximas também contribuem para a proliferação do mofo. Outro fator que pode aumentar a chance do desenvolvimento do mofo é a localização da casa. Casas localizadas em cidades de praia ou locais onde chove muito são mais suscetíveis ao desenvolvimento do mofo.

Mas existem algumas formas de manter seus armários livres do mofo. Confira!.

4 dicas de como evitar mofo em armário de cozinha

Existem diversas formas de evitar o surgimento de mofo no armário de cozinha. Confira algumas dicas abaixo:

Garanta que os armários da cozinha estejam bem ventilados

Sempre que possível, mantenha portas e janelas da cozinha abertas, para permitir a circulação de ar. Isso ajuda a evitar o acúmulo de umidade no ambiente e, consequentemente, nos armários. 

Cozinha Lux dos clientes Lisi e Luciano, com uma janela bem no centro, facilitando a ventilação do ambiente. 

É importante também deixar as portas dos armários abertas regularmente para facilitar a circulação de ar. Uma frequência interessante é, no mínimo, uma vez por semana.

Limpe seus armários de cozinha regularmente

Além da ventilação, é importante limpar seus armários regularmente para evitar o acúmulo de bactérias e fungos. Durante a limpeza, evite utilizar água em excesso, prefira soluções específicas para limpeza e, de preferência, produtos anti-fungos, como soluções com vinagre e álcool, que são eficazes contra mofo e evaporam rapidamente.

Uma dica é passar, uma vez por mês, um pano umedecido com vinagre branco de álcool para ajudar a eliminar qualquer início de proliferação de mofo.

Cozinha Lux da cliente Sabrina com a limpeza dos armários em dia. 

Além disso, antes de guardar panelas, pratos ou qualquer outro item dentro dos armários, certifique-se de que estão completamente secos. A umidade retida em louças e utensílios pode favorecer o surgimento de mofo.

Utilize produtos e soluções anti-mofo e anti-umidade

Caso o mofo já tenha se instalado nos seus armários de cozinha, a melhor opção é utilizar produtos e soluções anti-mofo para eliminá-lo, e então proteger seus móveis com produtos que controlam a umidade do ambiente.

Garrafa pulverizadora de limpeza com líquido amarelo, pano de microfibra azul, planta suculenta e tábua de madeira sobre bancada de cozinha com azulejos geométricos ao fundo.

Antes de utilizar qualquer produto deste tipo, é importante utilizar máscaras, luvas e óculos de proteção, já que essas soluções utilizam produtos químicos fortes, que podem afetar sua saúde.

Com os equipamentos corretos, confira algumas soluções e produtos que podem ser usados para eliminar o mofo dos armários de cozinha:

  • Uma solução caseira que pode te ajudar a se livrar do mofo, quando o problema ainda não estiver tão grave, é misturar 8 gotas de detergente com 1 litro de água. Utilize a parte macia da esponja para limpar os armários com essa mistura e depois seque o armário com um pano úmido. Por fim, passe um pano umedecido com vinagre branco de álcool para desinfetar o móvel e combater o mofo;
  • Em casos mais graves, uma solução caseira é ferver o vinagre branco de álcool, despejar em um recipiente e deixar o recipiente dentro do armário, para que o efeito antibacteriano e antifúngico do vinagre aja por mais tempo e elimine o mofo persistente; 
  • Após eliminar o mofo do armário de cozinha, é importante evitar o reaparecimento do fungo. Para isso, utilize produtos anti-mofo, como sachês de sílica granulada, ou soluções caseiras, como giz, pedaços de carvão ou um pote com bicarbonato de sódio. Coloque esses produtos dentro do armário para diminuir a umidade do ambiente.

Tome cuidado com infiltrações

Outra dica importante para evitar o mofo nos armários de cozinha é tomar cuidado com infiltrações nas paredes do ambiente, pois elas são fatores que aumentam muito as chances do aparecimento do fungo. 

Por isso, o ideal é deixar o armário de cozinha 5 centímetros distante da parede e, assim que você identificar uma infiltração, chame um profissional para resolver o problema e evitar que ele se alastre e cause mofo nos armários.

Evite o mofo com os armários de cozinha de qualidade da Madesa

Outra forma de evitar o mofo e garantir que seus armários durem mais tempo e com mais segurança é comprar móveis de qualidade, em lojas confiáveis, como a Madesa. Utilizando madeira MDF e MDP de qualidade, os armários de cozinha da Madesa são referência quando o assunto é durabilidade e beleza! Confira alguns modelos de armários de cozinha:

Armário de Cozinha Completa 350cm Rustic/Crema Agata Madesa 01

Com um design moderno e materiais de alta qualidade, o Armário de Cozinha Completa 350cm Rustic/Crema Agata Madesa 01 é totalmente modulado, possui puxadores com alça em alumínio, gavetas com corrediças telescópicas de abertura total e portas com amortecimento para fechamento suave, garantindo uma cozinha bonita e durável,

Armário de Cozinha Completa Suspenso 300cm Cinza Nice Madesa 04

Cozinha Completa Agata

O Armário de Cozinha Completa Suspenso 300cm Cinza Nice Madesa 04 também é uma ótima opção para quem precisa de um armário resistente à umidade, já que ele é feito com MDP, uma madeira que possui uma maior resistência em relação à água.

Além disso, o móvel conta com puxadores em alumínio na coloração titanium, corrediças telescópicas para abertura total das gavetas, dobradiças metálicas nas portas e vidro no estilo pontilhado no aéreo.

Cozinha Completa Nice

Armário de Cozinha Completa 270cm Rustic Cinza Agata Madesa 03

O Armário de Cozinha Completa 270cm Rustic Cinza Agata Madesa 03 também é uma ótima opção para quem não quer ter problemas com mofo, já que ele também é feito com MDP, madeira mais resistente à umidade.

O móvel ainda possui puxadores com alça em alumínio, gavetas com corrediças telescópicas de abertura total, vidros reflex no aéreo e as portas com amortecimento para fechamento suave.

Cozinha Completa Agata

Confira diversas outras opções de móveis de qualidade, que são resistentes à umidade e peso acessando o site da Madesa e não perca mais dicas para a casa no Blog Madesa!