Você já ouviu falar sobre o estilo japandi? Entre os diversos estilos de decoração existentes, esta tendência mistura os estilos japonês e escandinavo, tendo como características principais o minimalismo, elementos naturais e a organização dos espaços. 

Seu principal objetivo é transformar os ambientes em locais equilibrados e tranquilos, colaborando para o bem-estar de todos os que passam por eles.

Nos próximos parágrafos, explicaremos em detalhes sobre o que é o japandi na decoração e como você pode aplicá-lo em casa, contribuindo para cômodos que transmitem leveza e aconchego. Acompanhe!

O que significa japandi?

“Japandi” é uma combinação das palavras “Japan”(Japão) e “Scandi” (Escandinávia). Isso porque, como comentamos acima, o estilo japandi é a união destes dois estilos, reunindo a serenidade do minimalismo japonês com a simplicidade elegante do design escandinavo. 

Dessa forma, ele reúne elementos capazes de criar, ao mesmo tempo, ambientes elegantes e relaxantes, sendo cada vez mais difundido entre os amantes de decoração! 

O que é o estilo japandi?

O estilo japandi é uma integração harmônica entre as linhas limpas e minimalistas do design escandinavo e a serenidade e harmonia do estilo japonês. Suas construções visuais possuem embasamento em dois conceitos, um de cada uma das culturas, que são: 

  1. A palavra “hygge”, do escandinavo, que significa prezar pelo aproveitamento da vida presente através do relaxamento e conforto;
  2. “Wabi sabi”, do japonês, que refere-se à aceitação do imperfeito e à aproximação com a natureza.

Por essas influências, a tendência carrega cores e materiais naturais, plantas, iluminação difusa e madeira, sempre priorizando um design minimalista. Conheça melhor sobre essas características a seguir!

Principais características do estilo Japandi 

  1. Cores naturais

A paleta de cores mais utilizada neste estilo é a de tons neutros e claros. Por ser um estilo que preza por uma atmosfera sóbria e minimalista, a ideia do uso de diferentes tonalidades, neste caso, anda em conjunto com o objetivo de cômodos iluminados e arejados. Algumas das tonalidades que mais colaboram para este efeito, são:

  • Off-white;
  • Branco, 
  • Cinza;
  • Tons pastéis, como rosa, azul e amarelo;
  • Marrom;
  • Verde escuro. 

Na decoração, uma boa maneira de combinar estas tonalidades à mobília ou elementos decorativos é apostar em pontos de cores, utilizando peças em preto ou metais em bronze, por exemplo. Além de se harmonizarem com as cores, estes materiais chamam a atenção no ambiente de maneira original e sofisticada.

  1. Iluminação

No japandi, a iluminação tem um papel fundamental. Nele, a luz natural e a iluminação artificial podem atuar em conjunto, contribuindo para um ambiente mais pacífico. Veja:

  • Iluminação natural: se for o caso de o ambiente contar com janelas ou portas que permitam a entrada de luz do sol durante o dia, não deixe de valorizar os momentos de maior incidência para levar mais amplitude ao cômodo. Para contribuir ainda mais com essa luminosidade, cortinas claras podem ajudar!
  • Iluminação artificial: ela pode ser direta ou indireta, desde que seja suave e, de preferência, em tonalidades quentes. No estilo japandi, este tipo de iluminação combina perfeitamente com luminárias, abajures e lustres, mas também pode ser utilizada a partir de luzes embutidas – que destacam pontos específicos do local, como móveis ou peças decorativas.
  • Fitas de LED ou perfis LED LLS: representando uma opção discreta e versátil, eles podem ser colocados em diferentes pontos do ambiente. Além disso, algumas opções podem contar com a escolha de cores diferentes, colaborando para a transmissão de calma que se busca no japandi.
  • Pendentes: eles também podem ser utilizados como complementos da decoração, colaborando para a difusão da luz amarela de maneira elegante. Caso a opção seja por um pendente no centro do teto, dê preferência aos modelos maiores. Já os menores podem ser colocados sobre uma mesa ou ao lado do sofá, por exemplo.

3. Plantas

    As plantas são perfeitas nos dois estilos (japonês e escandinavo) e, portanto, são muito bem vindas no japandi. Nas áreas internas, escolha as folhagens verdes, como bambu, espada-de-são-jorge e jiboia. Já nas áreas externas, é recomendado árvores pequenas, como a cerejeira.

    4. Tapetes e cobertas

    O estilo japandi tem como objetivo criar ambiente de aconchego e, por isso, apostar em tapetes, cobertas e almofadas pode ser fundamental para garantir o toque final. Opte por tecidos confortáveis, macios ou até bem felpudos, em tons neutros e sem muitos detalhes.

    Ainda, aposte em texturas suaves, que sejam agradáveis ao toque, e pense em formas orgânicas inspiradas na natureza. Veja um bom exemplo que agrega todos os elementos descritos: apostar, para o quarto, em um tapete de fibra natural, que pode contribuir para a elegância e, ao mesmo tempo, representa a inspiração na natureza. 

    5. Objetos decorativos

      Os itens decorativos no estilo japandi devem estar conectados à natureza. Por isso, aposte em elementos rústicos com madeira, pedras e tecidos crus – como o linho. Estampas e brilho não são muito favoráveis nesta decoração, mas peças de crochê, algodão ou vime podem representar uma escolha certeira.

      A decoração do japandi deve utilizar, essencialmente, peças antigas, que agregam valor afetivo para trazer a sensação intimista e autêntica do estilo. Por isso, peças artesanais, retratos de família e lembranças de viagens, por exemplo, são boas escolhas. 

      6. Mobília

        Nesse estilo, os móveis devem inspirar-se na mobília japonesa, ou seja, próximas ao chão. Assim, apostar em camas, mesas de cabeceira e sofás mais baixos pode ser peça-chave para dar ao ambiente a sensação de informalidade, intimidade e conforto. 

        Para estes elementos, os materiais claros e em madeira são fundamentais. Isto porque, além da conexão com o natural, este tipo de mobília pode carregar versatilidade e ser combinado com diversos outros objetos decorativos. 

        Uma sala de estar no estilo japandi, por exemplo, pode contar com a madeira clara do estilo escandinavo, combinada com a madeira mais escura, em detalhes bem suaves. O acabamento dos móveis sob este conceito deve ser de boa qualidade, mas sem muitos elementos, com ferragens embutidas e sem texturas excessivas. 

        Conte com a Madesa!

        E falando em mobília, a Madesa conta com móveis versáteis e opções minimalistas, sem abrir mão do design sofisticado e, claro, da qualidade de quem está no mercado há 47 anos!

        Desde cozinhas completas até opções de móveis para toda a casa, no site da Madesa, você encontra tudo o que precisa para uma casa inspirada no estilo japandi. Veja algumas sugestões: 

        Agora que você já sabe como é o estilo japandi e como aderir a ele, que tal conhecer as algumas outras opções disponíveis no site da Madesa? Você vai se surpreender com a qualidade! 

        E se você quiser buscar mais dicas sobre decoração, é só continuar acompanhando o blog da Madesa, sempre com muitas inspirações e orientações para você deixar a sua casa como sempre sonhou!