O quarto é um espaço de privacidade e conforto. É um dos ambientes da casa onde se passa a maior parte do tempo e, por isso, precisa não só atender esteticamente o estilo de quem dorme nele, mas também, deve ser funcional. 

Dependendo do tamanho do quarto, a decoração é o elemento primordial para criar um espaço organizado e de fácil manutenção. Se o quarto for dividido com mais de uma pessoa, todo o projeto de decoração também deve ser estruturado para atender as necessidades de espaço dessas duas pessoas. 

Por isso, é essencial que a escolha dos móveis seja feita não apenas pensando no design, mas também no espaço disponível, em quantas pessoas utilizam esse ambiente e o que cabe nele. 

Antes de tudo: Entenda o ambiente

O primeiro passo antes de começar a escolher quais os melhores tipos e modelos de móveis que irão compor o quarto de solteiro, é entender alguns aspectos deste ambiente. Isso significa analisar o espaço disponível, quantas pessoas irão utilizar o quarto, quais objetos precisam fazer parte da decoração e quanto você estará disposto a investir nessa decoração. 

Se for um quarto muito pequeno, será interessante utilizar as paredes para instalar, pregar e armazenar suas coisas ou objetos de decoração. Caso o lugar seja mais espaçoso, vale investir em uma decoração que preencha os espaços, mas que não fique tão carregada. Afinal, ter mais amplitude não significa que o ambiente precisa estar lotado de coisas que não são necessariamente essenciais e funcionais.

Tendo essas informações analisadas e no radar, o próximo passo lógico é partir para a decoração em si. 

Leia também: 7 dicas para montar e decorar um quarto gamer: o guia completo!

Móveis que fazem a diferença

Veja, a seguir, alguns móveis que são verdadeiros curingas da decoração e que ajudam a compor o quarto de solteiro perfeito:

Poucos móveis

Pode parecer um pouco contraditório, mas quartos de solteiro geralmente não são muito grandes. Isso significa que o espaço, e os itens que serão inseridos nele, precisa ser estrategicamente selecionados e a premissa de que “menos é mais” é sempre uma decisão inteligente. 

A ideia, nesse caso, é optar por uma decoração funcional, ou seja, que possa suprir mais de uma necessidade em um mesmo móvel, como, por exemplo: cama com baú ou guarda-roupa com muitos nichos. Logo, o primeiro passo é filtrar o que é necessário para o quarto, tornando-o completo e otimizado. 

Nichos e prateleiras

Independente se o quarto é para uma ou duas pessoas, uma boa aposta é a instalação de nichos e prateleiras, principalmente se o lugar tiver um tamanho reduzido. Com esses tipos de peças, você ganha espaço sem precisar gastar muito. Além disso, utilizar as paredes como forma de decoração e armazenamento também facilita na circulação das pessoas pelo espaço. 

Espelhos 

Espelhos são uma boa técnica de decoração, já que eles oferecem a sensação de profundidade no ambiente. Procure por peças que combinem com a decoração, que façam parte do design. Outra opção interessante para o uso de espelhos, é tentar procurar armários ou guarda-roupas que tenham espelhos embutidos, podendo, assim, suprir duas necessidades com um mesmo móvel.

Leia também: Quais são as tendências de cores para quartos?

Camas funcionais 

Invista em camas que sejam funcionais, ou seja, camas que tenham a parte de baixo como um tipo de baú, também chamadas de camas box, que podem servir como uma alternativa para guardar roupas de cama, malas de viagem ou outros objetos que estavam sem lugar para serem armazenados.

Se o quarto for dividido entre duas pessoas, outro investimento óbvio é aderir a beliches ou bicamas (no qual a outra cama é uma espécie de gaveta). Nesses modelos, o espaço é otimizado e ainda permite que ambos tenham o conforto necessário. 

Móveis práticos

Com esses modelos, também é possível fazer móveis multifuncionais. Uma escrivaninha que também pode servir como uma penteadeira, uma mesa de cabeceira que pode ser um banco, um puff que também serve como compartimento para guardar outras coisas, estantes, guarda-roupas e armários que ocupem apenas o espaço necessário. 

Cada uma dessas opções, dentre tantas outras possíveis de encontrar no mercado, são maneiras funcionais de tornar o quarto de solteiro completo, estiloso e aconchegante. 

Melhores dicas de decoração é na Madesa

Gostou do conteúdo? Se quiser ler mais sobre decoração e ideias de como deixar a sua casa ainda mais bonita, continue acompanhando o Blog Madesa.