Decorar é muito prazeroso, e se você se preocupa com os detalhes de todos os cômodos da casa, não se esqueça da lavanderia! Sim, isso mesmo! Grande ou pequena, independente ou integrada a outros ambientes, é possível deixar a sua lavanderia moderna. 

Afinal, assim como todos os outros cômodos da casa, esse espaço tem sua relevância, e decorá-lo pensando na sua funcionalidade pode facilitar a rotina doméstica diária.

Uma lavanderia moderna pede elementos que atendam à decoração, à organização e a otimização do espaço. Lembre-se, também, de investir em um  estilo harmônico, para que a identidade de estilo da casa, como um todo, não seja quebrada. 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas simples, mas que vão te auxiliar  na montagem desse ambiente. Continue acompanhando a leitura!

Qual a importância de ter uma lavanderia moderna em casa?

Uma lavanderia moderna favorece o ambiente tanto visualmente, como funcionalmente, e tem como objetivo a otimização de espaço, a economia de tempo nos serviços domésticos e, claro, a organização.

 Isso é feito através da composição das cores, mobiliário e itens de decoração que, juntos, oferecem facilidades para o dia a dia.

Otimização de espaços

Você já deve ter reparado que as lavanderias estão cada vez menores, né? Por isso, otimizar uma lavanderia moderna pequena requer planejamento, principalmente para os espaços que podem parecer perdidos.

A lavanderia moderna consegue utilizar vários elementos funcionais, entre equipamentos, armários e acessórios, priorizando também os espaços verticais. 

Você economiza tempo nos serviços domésticos

Com uma lavanderia moderna, você economiza tempo nos serviços domésticos, pois ela terá elementos que manterão o espaço sempre organizado, com aparência  de limpeza, o que facilita a sua manutenção diária.

Demarcação de ambientes

Se a sua lavanderia for integrada à cozinha, sem paredes que as separem, o próprio projeto de decoração poderá priorizar a separação desses dois ambientes. Essa demarcação pode ocorrer através da mudança de cores ou estilo, ou a própria disposição dos móveis

A necessidade de demarcar cozinha e lavanderia, apoia-se no fato de que, na lavanderia, estão itens ligados à higienização e limpeza em geral, que não precisam ser necessariamente mostrados, dando assim um ar de organização a esse espaço.

Favorece a organização

A lavanderia moderna oferece, além da beleza e funcionalidade, muita organização ao ambiente quando móveis e itens apropriados são colocados neste espaço. Assim, escolha muito bem esses elementos que vão favorecer o visual de organização e praticidade à sua lavanderia.

Melhor distribuição dos equipamentos

Outra vantagem de uma lavanderia moderna é a disposição dos eletrodomésticos e móveis,  sem que atrapalhem a circulação das pessoas. Sua escolha deve priorizar exatamente o necessário para realizar as atividades neste espaço. 

Dessa forma, o tipo de lavadora, móveis e demais elementos da lavanderia são pensados para garantir praticidade no seu uso e o melhor aproveitamento do ambiente.

 O que não pode faltar em uma lavanderia moderna?

Em uma lavanderia moderna não podem faltar eletrodomésticos, seja uma lava e seca ou máquina de lavar, móveis planejados e artigos multiuso para armazenamento de produtos que mantém a organização do local. 

Veja a seguir alguns itens indispensáveis para a sua lavanderia moderna:

Prateleiras suspensas para guardar produtos

Para guardar produtos de limpeza pequenos, como detergentes e amaciantes, você pode utilizar caixas organizadoras sobre prateleiras suspensas. Esse item é muito eficiente para aproveitar o espaço do ambiente, além de manter objetos menores organizados. 

Varais suspensos: mais espaço

O varal suspenso é uma boa dica para valorizar o local. Preso no teto, ele não ocupa nenhum espaço no chão, além de ser muito fácil de manipular e ficar imperceptível quando não está em uso.

A escolha da máquina de lavar

Indispensável em qualquer lavanderia, esse é um eletrodoméstico que necessita de boas reflexões em relação à  necessidade e espaço disponível. Uma lava e seca pode ser a melhor opção, pois é compacta e atende as necessidades básicas. 

Sua abertura frontal, por exemplo, possibilita o aproveitamento do espaço superior da máquina, seja como apoio de cestos de roupa, ou mesmo para a instalação de uma bancada.

A escolha dos móveis

Os móveis de lavanderia têm várias funções: decorar, organizar e otimizar os espaços. Neles, é possível acomodar baldes, produtos de limpeza, roupas, panos. É importante lembrar que os móveis da lavanderia precisam ser de boa qualidade e resistentes, além de funcionais. 

Aposte nos nichos

Nichos são peças coringas, extremamente funcionais e decorativas. Mas, lembre-se de escolher um modelo que comporte todos os itens que você está planejando para eles. Atente-se à altura, largura e comprimento. 

Balcão: indispensável na lavanderia

As bancadas, sejam elas fixas ou móveis, são ótimas para apoiar roupas, fazer dobras e colocar itens de decoração. Há diferentes opções e elas precisam ser adequadas ao espaço que você tem. Uma dica é apostar em opções que já são incorporadas aos armários.

A Madesa oferece kits de área de serviço que integram o balcão aos armários em diferentes modelos e tamanhos. Além disso, alguns modelos de móveis para lavanderia da Madesa, são compostos por módulos separados, que permitem a montagem ideal da sua lavanderia de acordo com a necessidade do seu espaço.

E os cabideiros?

Esses são itens indispensáveis, pois servem como aliados para manter a organização de algumas peças. Por exemplo, fixados abaixo de armários ou prateleiras, são perfeitos para pendurar as roupas já lavadas, vassouras e sacolas. 

Itens de decoração, pode ou não pode?

Claro que pode! A lavanderia também pode ter um toque de estilo e personalidadeQuadros, plantas e cestos de organização são algumas das opções para trazer aconchego ao ambiente. E acredite, as suqueiras, que estão em alta nas lavanderias modernas, servem como alternativa para a colocação de amaciantes e sabão líquido.

Posso ter uma lavanderia moderna mesmo com pouco espaço?

O tamanho ideal de uma lavanderia depende da metragem do imóvel, bem como das  necessidades de seus moradores. Segundo especialistas, o mínimo para uma lavanderia é de 3 a 4 metros quadrados. 

Mas, às vezes, o espaço é menor. E para solucionar isso, você pode apostar em uma lavanderia moderna planejada.

Os móveis planejados são uma tendência para atender as necessidades desses ambientes pequenos, pois  garantem que cada cantinho possa ser transformado em armário e gavetas que armazenam produtos de limpeza, utensílios, entre outras coisas. 

Feitos com o objetivo de priorizar  todos os espaços disponíveis, podem ser idealizados da maneira mais funcional possível, atendendo, assim, todas as necessidades.

Transforme sua lavanderia com a Madesa

Hoje em dia, as pessoas priorizam cada minuto do seu tempo em atividades e momentos de lazer e descanso, por isso, otimizar as tarefas domésticas diárias, elimina, ou pelo menos diminui, o desperdício de tempo e de recursos.

Assim, ambientes funcionais e organizados, como uma lavanderia moderna, garantem limpeza, arrumação e manutenção rápidas, fazendo do serviço doméstico uma experiência mais leve e facilitada. 

Gostou do nosso conteúdo? Busque conhecer os móveis para a lavanderia da Madesa e continue acompanhando os outros conteúdos do nosso Blog!