Conteúdo da Página
ToggleEngana-se quem pensa que para fazer receitas deliciosas e sofisticadas é sempre necessário ingredientes caros e difíceis de serem encontrados. Há várias receitas fáceis, que podem ser feitas com itens básicos do nosso dia a dia, mas que são muito gostosas e diferenciadas.
Peixes, legumes, raízes, chocolate e muitos outros itens comuns podem se transformar em pratos dignos de Masterchef. E, sem a necessidade de preparos muito complicados.
Se você ama cozinhar, que tal aprender alguns truques para valorizar os ingredientes do dia a dia, criando pratos saborosos? Confira a seleção de ideias que separamos!
Receitas fáceis e sofisticadas para impressionar
Está cansado de comer sempre os mesmos sabores? A boa notícia é que, com algumas receitinhas fáceis, dá para transformar o trivial em algo diferenciado. Fique por dentro das sugestões práticas e saborosas que selecionamos!
1- Ratatouille
Que tal transformar os legumes de todos os dias em um prato diferenciado? O Ratatouille é um clássico da cozinha francesa e capaz de valorizar ingredientes comuns.
Para fazê-lo, separe:
- 2 abobrinhas grandes em rodelas finas de 0,5 cm cada
- 1 berinjela em rodelas finas de 0,5 cm cada
- 3 tomates italianos
- 1 cebola média
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Manjericão para finalizar
Para o molho de tomate e pimentão, use:
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata de tomate pelado
- 1 xícara de caldo de legumes
- Folhas de alecrim e de tomilho – podem ser desidratadas.
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de azeite
- 100g de creme de leite de caixinha
Modo de fazer:
Comece fazendo o molho.
Em uma panela funda, aqueça o azeite, coloque a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue até dourar. Junte os dentes de alho e refogue por alguns segundos.
Entre com o pimentão e refogue por 2 minutos. Adicione tomate pelado junto com o líquido da lata, o caldo de legumes, o alecrim e o tomilho. Tempere com sal e pimenta, misture bem e cozinhe em fogo baixo até o tomate desmanchar, o que demora em torno de 10 minutos.
Com o mixer, bata o molho para que ele fique liso. Acrescente o creme de leite e misture bem. Cozinhe por mais 5 minutos, em fogo baixo. Ajuste o sal, a pimenta e os temperos.
Depois, faça o ratatouille: use uma bacia com água e sal para colocar as berinjelas e, em uma travessa, coloque 2 ⁄ 3 de molho no fundo, separando o restante para servir à parte. Coloque as fatias de legumes, alternando entre cada um deles.
Uma dica é usar a cebola somente em algumas camadas, para que seu sabor e textura não prevaleçam em relação aos outros legumes!
Após finalizar, pincele um fio de azeite, cubra com uma folha de papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 35 minutos. Retire o papel e aumente a temperatura para 220ºC. Deixe por mais 10 minutos.
Retire do forno, coloque as folhas de manjericão por cima e sirva com o molho à parte.
2- Tartar de Atum
O tartar é um prato que tem como base o uso de ingredientes crus. Embora o tartar de carne seja o mais comum, você pode usar diversas outras opções, como o atum. Veja como fazer esse prato sofisticado.
Você vai precisar de:
- 500 gramas de atum fresco
- 1 cebola roxa grande picada
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 molho de cebolinha picada
- 2 talos de aipo bem picados
- 1 colher de chá de gengibre picado
- Gergelim a gosto
- Pão pita torrado para acompanhar
- 50ml de shoyu
- 30ml de azeite
- 50ml de molho de pimenta sweet chili
Modo de fazer:
Para esta receita fácil de Masterchef, comece picando o atum em pedaços bem pequenos. Misture com os ingredientes picados e o gergelim. Acrescente o azeite, o molho de pimenta e o shoyu. Deixe marinar por alguns instantes. Sirva em seguida com o pão pita ou outro da sua preferência.
Dica: se for de seu gosto, você pode também adicionar frutas cruas, como manga e abacate. Elas têm uma textura firme e cremosa – combinando com a proteína do tartar.
3- Fricassê de legumes
O fricassê é um prato da culinária francesa. Em geral, ele é feito com frango, mas existem variações, como a versão vegetariana feita com legumes. Vamos aprender?
Para essa receita de Masterchef, você irá precisar de:
- 100g de cogumelos Paris
- 8 aspargos
- 12 batatas calabresa
- 4 cenouras
- 1 maço de folhas de beterraba
- 4 beterrabas
- 250g de manteiga
- 8 cebolinhas com raiz
- 4 ovos
- 30ml de vinagre de vinho tinto
- 200ml de óleo de canola
Modo de fazer:
Comece descascando as batatas e a cenoura e, em seguida, pique as cascas.
Em uma panela com um pouco de óleo frio, coloque as cascas para fritar. Elas vão ficar como chips! Então, ligue o fogo e aguarde até fritar.
Enquanto isso, faça os demais preparos:
Em outra panela, coloque azeite, sal e uma colherzinha de manteiga. Deixe o fogo de médio para baixo, adicione as batatas e as cenouras picadas e tampe a panela.
Corte as folhas da beterraba não tão finas. Reserve.
Corte as beterrabas com casca e tudo, bem fininhas.
Em outra panela, coloque em fogo médio um pouco de azeite e leve as beterrabas.
Adicione sal e pimenta.
Corte os talos dos cogumelos e reserve e, em seguida, corte os cogumelos em quatro. Reserve.
Adicione os talos de cogumelo na panela da beterraba, junto de um pouco de água e tampe para cozinhar.
Retire as beterrabas quando estiverem cozidas, leve ao liquidificador, adicione um pouco de água e um toque de azeite. Comece devagar e bata para formar um creme aveludado. Reserve.
Corte os aspargos e a cebolinha. Quando as batatas e a cenoura já estiverem quase cozidas, adicione os aspargos e os cogumelos nessa panela. Acrescente sal e mexa um pouco. Aguarde 2 minutos.
Em uma panela com um pouco de água e sal, faça um ovo pochê.
Em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite, entre com a folha de beterraba e cozinhe por 1 minuto.
Faça o empratamento com as folhas de beterraba no fundo, o velutê de beterraba em volta, o ovo pochê e os legumes ao redor. Finalize com cebolinha e os chips de casca de batata e cenoura. Adicione uma pitada de sal, pimenta do reino e um pouco de azeite.
4- Pera ao vinho
Outra receita francesa que faz muito sucesso é a pera ao vinho, que pode ser servida fria ou morna. Embora a pera seja a mais tradicional, esta receita fácil digna de Masterchef pode ser adaptada para outras frutas, como maçãs, damascos, bananas ou nectarinas. Veja como fazer.
Ingredientes
- 4 peras portuguesas
- 1 colher de sopa de suco de limão
- ¾ de xícara de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de vinho tinto
- ½ xícara de chá de água
- 1 canela em pau
- 2 cravos
Modo de preparo:
Comece higienizando as peras. Depois descasque-as, mas mantenha o cabo.
Regue com o suco de limão e reserve.
Em uma panela, entre com o vinho, o açúcar, a canela em pau e o cravo. Leve em fogo médio. Quando ferver, acrescente as peras e deixe por 10 minutos ou até a fruta amolecer.
Retire as peras e deixe o caldo cozinhar um pouco mais para engrossar.
Regue as peras novamente com esse caldo e sirva.
Dica: uma ótima combinação para a pera pêra ao vinho, é servi-la juntamente de uma bola de sorvete de creme!
5- Tiramisú
O Tiramisú é um dos doces mais famosos da culinária italiana. O principal diferencial do doce é a presença do queijo Mascarpone, que é suave e delicado, trazendo um toque cremoso e saboroso à receita. Veja como fazer.
Ingredientes
- 400 gramas de queijo Mascarpone
- 4 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 12 biscoitos champanhe
- 60ml de rum
- ½ xícara de café espresso ou café forte
- Cchocolate para polvilhar
Modo de preparo
Misture, em um prato fundo, o café e o rum e umedeça os biscoitos champanhe apenas de um lado.
Coloque os biscoitos no fundo de uma travessa ou em xícaras para servir. Deixe a parte molhada para cima.
Em uma batedeira, coloque as gemas dos ovos e 4 colheres de açúcar. Bata para fazer uma gemada clara e forte. Acrescente o mascarpone aos poucos e com delicadeza. Misture e reserve o creme.
Lave as pás da batedeira e bata as claras em neve. Misture 2 colheres de açúcar. Incorpore ao creme de mascarpone com cuidado.
Espalhe o creme na travessa de servir sobre os biscoitos. Deixe na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Polvilhe chocolate em pó na hora de servir.
6- Espaguete à carbonara
Quem não ama massa, não é mesmo? O espaguete à a carbonara é uma receita italiana super fácil de fazer e que precisa de pouquíssimos ingredientes. Ele é ideal para aquele dia em que você está com pressa e precisa de algo saboroso.
Você vai precisar de:
- 200 gramas de espaguete ou outra massa longa de grano duro
- ½ xícara de chá de bacon em cubos
- ¼ xícara de chá de vinho branco
- 2 ovos
- 2 gemas
- ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
- Ssal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de fazer
Coloque no fogo alto uma panela com 2 litros de água. Quando ferver, adicione 1 colher de sopa de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.
Enquanto o macarrão cozinha, quebre um ovo de cada vez em uma tigela. Junte o queijo parmesão e bata bem com um garfo para misturar.
Em uma frigideira, frite o bacon. Regue com vinho branco, misture bem e desligue o fogo.
Quando o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara de chá de água do cozimento.
Rapidamente, escorra a água do macarrão e transfira o macarrão para a panela com o bacon quente. Junte os ovos e misture bem. O calor da massa vai cozinhar os ovos, formando um creme.
Volte a frigideira para o fogo baixo e mexa por alguns minutinhos. Vá adicionando aos pouquinhos a água do cozimento até formar um molho espesso.
Ponto de atenção: cuidado para não cozinhar muito os ovos!
Por fim, sirva com pimenta-do-reino a gosto. Fica uma delícia!
A importância da cozinha equipada
Quem ama cozinhar, sabe o quanto ter um espaço equipado é importante.
Por isso, fique de olho quando for montar sua cozinha. Assegure que haja espaço para trabalho suficiente, com boas bancadas.
A Cozinha Smart é uma excelente opção para amantes da cozinha, já que todos os seus módulos inferiores possuem tampos, o que garante mais espaço para preparar os alimentos e para armazenar todos os seus utensílios de cozinha.
Além disso, ela é 100% em MDF, é vendida com módulos separados – para você montar sua cozinha como preferir, no seu espaço e do seu jeito!
Ah, a Cozinha Smart possui puxadores em alumínio, corrediças e dobradiças metálicas e pés em PVC com altura regulável – tudo pensado para se adaptar a todos os estilos de cozinha. Ela é ideal para receitas fáceis e dignas de Masterchef!
E aí, curtiu nossas sugestões de receitas fáceis de Masterchef? Confira as opções de cozinhas da Madesa e solte o Masterchef que habita em você!