12 dicas para você montar seu móvel em casa!

0
Casal montando um movel
Casal montando um movel

Separamos essas dicas super fáceis para ajudar você a montar seu móvel.

Atualmente, com o crescimento da venda de móveis on-line e a praticidade de receber seu produto em casa de forma rápida e segura, a prática de montar o móvel está se popularizando.

A montagem de móveis no estilo faça você mesmo (#diy – do it yourself) é comum em muitos países, mas no Brasil sempre foi visto como um bicho de sete cabeças. Com o cenário atual e a facilidade de encontrar tudo na internet, esta realidade está mudando. O fato dos fabricantes estarem melhorando seus manuais também contribui para estas ações. A inserção de novos formatos, como vídeos explicativos e conteúdos de dicas com as dúvidas mais frequentes, facilitam a vida do consumidor.

Para você que quer conhecer um pouco mais o passo a passo de como montar seu móvel de forma fácil e rápida, separamos aqui algumas dicas que nossa equipe de montagem e qualidade da Madesa fizeram especialmente para te ajudar nesta tarefa. O mais importante é ter paciência e organização e seguir corretamente as instruções passadas pelo fabricante no manual.

Confira as 12 dicas a seguir:

1.Escolha e prepare o ambiente da montagem

Para começar escolha um local plano e limpo. Separe um espaço que seja suficiente para ordenar as peças e circular ao redor do móvel. O ideal é que, no caso de itens grandes, a montagem seja feita já no cômodo correto, para evitar qualquer dano na hora de deslocar.

Para evitar avariar o chão, a dica é forrar com as caixas do próprio produto.

2. Planeje o tempo para a montagem

O fabricante costuma passa uma estimativa de tempo para a montagem. Se você for iniciante, considere uma margem além da indicada para conseguir se organizar sem surpresas. A O ideal é que você monte o móvel no mesmo dia, evitando bagunça em casa ou perder e danificar alguma peça do móvel.

3. Confira com atenção o manual que acompanha o produto

É essencial que você encontre o manual e siga todas as instruções contidas nele. Veja se você entendeu o que está descrito e se existe conteúdo adicional como vídeos de montagens ou dicas.

O segredo para montar corretamente é seguir o passo a passo na ordem, conforme consta no manual do fabricante.

4.Separe as ferragens e as peças

Como montar seu móvel

Retire todos os itens das caixas e identifique um a um conforme as instruções do manual. Certifique-se de que tudo está disponível e em perfeito estado para uso.

Caso esteja faltando alguma peça ou você identifique algum dano, entre em contato com o fornecedor antes da montagem para que possa solicitar ajuda.

Só inicie a montagem com tudo separado e as peças em perfeito estado.

5. Separe as ferramentas necessárias

Confira se você tem disponível todas as ferramentas descritas no manual para a montagem. E muito cuidado ao manuseá-las.

Ter todo o material que precisa à mão poderá ajudar a tornar o processo mais rápido.

6. Confira a quantidade de pessoas indicadas para a montagem

Importante também que você veja se o produto pode ser montado por uma pessoa só, ou se existe a necessidade de envolver duas ou mais pessoas.

Para móveis maiores é recomendado a montagem em dupla devido ao tamanho das peças e o grau de dificuldade. Então, confira direitinho para que isso não seja um empecilho.

7. Tenha cuidado ao apertar os parafusos e fixar as ferragens

A montagem deve ser feita com muito cuidado e precisão, evitando o uso excessivo de força. Aperte os parafusos até travar evitando que espane ou estrague o produto. Se você for utilizar uma parafusadeira, não esqueça de ajustar para o aperto certo.

Corrediças e dobradiças devem ser instaladas seguindo a furação correta. Se for necessário realizar algum furo, precisa cuidar o nivelamento e a posição indicada pelo fabricante. Isso vai evitar que o móvel fique torto.

8. Siga corretamente os materiais descritos em cada etapa

As ferragens e peças podem ser bem parecidas. Então se certifique de usar os itens corretamente em cada fase da montagem. Um item utilizado errado pode comprometer a montagem toda e danificar o produto. Entenda que cada parafuso têm um tamanho especifico e uma finalidade.

Na Madesa, por exemplo, é apresentado no manual um gabarito com o tamanho real das ferragens para que você não se confunda e separe corretamente. Você pode ver no vídeo abaixo como é esta forma fácil de identificar as peças.

9. Fique ligado com o lado certo das peças

Algumas peças possuem o lado correto para utilização como tampos, bases, rodapés. Para que o móvel fique com o acabamento correto, veja sempre qual o lado que deve ficar voltado para dentro e qual para fora. E qual parte da peça fica visível e qual não.

10. Cuide para utilizar todas as peças

No final da montagem não pode sobrar nenhuma peça. Todo material que foi enviado com o produto tem uma finalidade. Caso ao final você tenha peças sobrando, reveja o manual e descubra onde você errou.

11. Posicione o móvel no local correto

Após a montagem, é hora de posicionar o móvel no seu ambiente. Se você for só encostar o móvel na parede, veja exatamente onde quer colocar para ter espaço suficiente para o deslocamento.

Para os móveis que devem ser fixados na parede, confira bem o espaço, a altura ideal e o nivelamento do móvel. Use uma fita métrica ou trena para fazer os ajustes e furos necessários. Nunca fixe o móvel na parede sem ter certeza de qual é a melhor posição.

Siga sempre a instrução do fornecedor em relação a fixação na parede. Muitos móveis precisam ser fixados para melhor funcionamento.

12. Faça a regulagem e nivelamento do móvel

Depois de posicionado, é preciso nivelar pés, portas e gavetas. É natural que estes itens necessitem de regulagem devido a algum desnível de parede, de piso ou pelo próprio deslocamento do móvel.

Em alguns casos, será necessário regular novamente portas e gavetas após iniciar o uso, ou até mesmo, no caso de cozinhas, após a colocação de eletrodomésticos e dos tampos. Isso é algo normal e requer apenas que seja seguido o passo a passo no manual.

Pronto! Se você seguiu todas as dicas, com certeza a montagem foi concluída com sucesso e você tem um móvel montado no maior capricho.

Caso você não se sinta seguro em realizar a montagem, mesmo com todas estas dicas, não precisa se preocupar. Contrate um montador de móveis e se certifique que ele siga corretamente estes passos para que você tenha um produto em perfeito estado para uso.

Para ver mais dicas especificas de montagem para móveis, você pode acessar nossa Playlist no canal do Youtube com dicas gerais e vídeos bem detalhados.

Se você quer comprar um móvel de forma segura com manual completo, ferragens e embalagem ideal para transporte, acesse a loja online e conheça nossa linha de produtos.

E aí, o que achou dessas dicas? Você pode acompanhar mais ideias como essas no nosso blog e receber os conteúdos exclusivos da Madesa Móveis através da nossa newsletter!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui