Existem diversas maneiras de transformar um cômodo pequeno em um quarto aconchegante, com personalidade e funcional. A otimização do espaço é a mais forte aliada de um quarto pequeno

Com opções que vão desde a escolha correta dos móveis até a mudança da cor do ambiente, você pode transformar o seu quarto em um espaço ainda mais personalizado.

Para ajudar você a se inspirar e fazer as melhores escolhas, separamos seis formas de como transformar o seu cômodo com otimizações. Continue lendo este conteúdo para saber mais!

Como organizar um quarto pequeno?

Organizar um quarto pequeno pode parecer difícil, mas com o planejamento adequado você consegue aproveitar cada cantinho do seu cômodo e deixá-lo prático e funcional. Usar móveis multifuncionais, aproveitar os espaços verticais e apostar em portas de correr são algumas das dicas mais certeiras.

Vamos ver mais sobre elas?

1. Faça escolhas inteligentes nos móveis

A escolha dos móveis para um quarto pequeno é uma das mais importantes decisões a serem tomadas quando o assunto é otimização. Isso porque os móveis planejados ou modulados, além de serem projetos criativos, são super funcionais. 

Cada projeto considera as características do cômodo como um guia para trazer soluções que poupem espaço, organizem e tenham o visual que mais agrada você.

A grande vantagem de investir num planejamento é de que o projeto irá focar na melhor opção de uso dos espaços do quarto, equilibrando o conforto e a beleza do ambiente. Isso chama a atenção para um ponto importante da escolha: estudar a viabilidade do projeto e encontrar opções que se encaixam no seu orçamento e no seu espaço disponível.

Isso evita que móveis ocupem muito espaço do quarto e aproveita pequenos vãos, áreas abaixo de janelas ou cabeceiras que acabam sendo menos aproveitadas com o uso de móveis prontos. Esse equilíbrio faz com que o quarto não seja repleto de armários pouco úteis e que abafam o ambiente.

2. Use os espaços superiores

Quando falamos de espaço em um quarto, uma das primeiras coisas que pensamos são os móveis como a cama, o guarda-roupa e a escrivaninha. Aqui, o uso do espaço toma uma forma um pouco mais inteligente e otimizada que é particular de um projeto para outro.

É o caso de espaços um pouco ignorados como os que sobram numa faixa de parede, abaixo e acima da janela e embaixo da cama. Tudo pode ser otimizado com um bom planejamento, que levará em consideração os seus objetivos e as atividades que você fará dentro do quarto. 

Por exemplo, se você é uma pessoa que ama livros, por que não usar um espaço livre da parede para montar uma mini biblioteca em seu quarto? Ou uma bancada que serve para maquiagens e de apoio para o notebook em trabalhos da faculdade ou home office, ou mesmo uma cama-baú ou beliche que ajuda a organizar o espaço dos brinquedos do quarto das crianças.

3. Priorize portas de correr

As portas quase sempre impedem o bom aproveitamento do espaço valioso de um quarto pequeno. Escolhendo um guarda-roupa com portas de correr, por exemplo, você já terá uma vantagem. Ao instalar uma porta de correr na entrada do cômodo, a economia de espaço será ainda maior.

Se você não pretende gastar muito, pode usar a sustentabilidade para economizar nessa escolha. Se você tem alguma porta antiga guardada ou sabe onde encontrar uma que seja a sua cara, por que não transformá-la em uma porta de correr? 

Para isso, você precisará também de um kit com trilhos, parafusos e roldanas que são facilmente encontrados em materiais de construção. E o melhor, você pode fazer isso em espaços além do quarto, como o banheiro, a cozinha ou a área de serviço.

4. Opte por Painel de TV otimizando espaço

Se estamos falando de conforto, não podemos esquecer da TV. Nada mais confortável do que maratonar sua série preferida no quarto. No entanto, as TVs podem ocupar espaço se forem instaladas em racks ou estantes. Dê preferência para suportes e painéis, que além de darem um toque charmoso à composição do quarto, ajudam a esconder a fiação.

Outro detalhe da instalação que não deve ser esquecido é a distância mínima da tela e da posição que você irá assistir. Para evitar desconfortos como dores de cabeça e outros problemas similares, a dica é posicionar a TV entre 3 e 5 metros de distância.

Como decorar um quarto pequeno?

Sem dúvidas, em um quarto pequeno a otimização de espaços e a funcionalidade são dicas mandatórias. Porém, a decoração também não fica de fora quando o assunto é tornar o ambiente mais aconchegante. Isso porque alguns truques podem fazer o cômodo parecer maior do que é.

1. Ganhe amplitude ao utilizar espelhos

O item de decoração número um de um quarto pequeno que precisa de otimização de espaço é o espelho. Ele é um truque muito usado na decoração para dar a sensação de amplitude no ambiente.

Que tal adicionar ao seu projeto um espelho embutido na porta de correr do seu guarda-roupa? Os benefícios só aumentam com essa otimização, pois desocupa um espaço de parede que o espelho teria, além de ser muito elegante e funcional. Afinal, é ótimo ter um espelho onde você possa se ver de corpo inteiro.

2. Aposte em cores claras

Se você conferiu o nosso post sobre a cor da parede na decoração, já está por dentro das tendências. As melhores cores para um quarto pequeno são os tons mais claros

O quarto é um ambiente muito associado ao relaxamento e conforto. Cores que proporcionam essa sensação são tons pastéis como o azul e verde-claro, que são associados a calma e limpeza. Já tons de cinza-claro dão a impressão de sofisticação e é uma cor tranquilizante. 

O branco clássico também é uma aposta para dar a impressão de um quarto mais arejado e clean.

3. Não exagere nos objetos decorativos

Mesmo a decoração sendo um fator indispensável para proporcionar personalidade e trazer sua cara para qualquer ambiente, é importante não pesar a mão em um quarto pequeno – ou em qualquer cômodo pouco espaçoso de sua casa.

Um ambiente carregado de itens decorativos pode fazer com que o quarto pareça abarrotado, indo totalmente contra o nosso propósito aqui – o de fazer o espaço parecer mais amplo e aconchegante.

Gostou do nosso conteúdo? Veja mais dicas como esta aqui no Blog Madesa e em nossa newsletter. Cadastre-se!

Ficou com alguma dúvida? Comente para podermos te ajudar na otimização do seu quarto.

Todas as fotos apresentadas são de clientes da Madesa Móveis. Para adquirir os produtos, acesse nossa loja oficial.