Morar sozinho é sinônimo de independência e liberdade, porém, algumas dicas para deixar a sua rotina alimentar organizada podem facilitar o seu dia a dia. Desafios como achar um lugar adequado, comprar móveis e estabelecer uma rotina saudável de alimentação e formas de manter a organização da casa, podem ser vencidos com alguns toques essenciais.
A cozinha, por exemplo, é um dos cômodos da casa que são mais utilizados. Além de ser um espaço para receber familiares e amigos, é também o lugar em que os alimentos são preparados e consumidos. Isso, sem contar na quantidade de utensílios, móveis e eletrodomésticos que compõem esse espaço.
Pensando nos desafios e dúvidas que surgem ao tentar manter a cozinha organizada e uma alimentação balanceada, a Madesa separou algumas dicas que podem ajudar a tornar a rotina de quem mora sozinho mais prática e otimizada. Confira:
Primeiro passo: Organização da cozinha
As primeiras dicas, são pensar na organização da sua cozinha, afinal, é difícil manter uma alimentação saudável, se esse espaço está desorganizado, com móveis faltando ou utensílios espalhados por todo o lado. Um verdadeiro caos! Veja a seguir, como manter a cozinha da sua casa organizada para facilitar a sua rotina e o preparo dos alimentos:
Limpeza:
- Usou, lavou: Durante o preparo dos alimentos, certifique-se de não deixar louça acumulada na pia por muito tempo. Fez uma refeição? Reserve uns minutos e já lave a louça.
Pode ser que você não consiga colocar em prática essa ação todos os dias, mas faça uma forcinha para manter essa rotina, para que o acúmulo de louça suja não seja frequente e você acabe se acostumando com esse hábito. O mesmo vale para o lixo! Não deixe acumular.
- Lista de atividades e constância: Estabeleça metas com você mesmo(a). Crie rotinas e listas de organização e faça dessas pequenas ações, hábitos diários. Principalmente se você tem uma rotina de trabalho e estilo de vida mais dinâmico e atarefado, a sua listinha de atividades irão facilitar o seu dia a dia.
Afinal, quanto mais sujeira acumulada, mais energia e tempo você precisará despender para arrumar tudo.
Utensílios:
A cozinha é um ambiente em que há uma grande quantidade de utensílios e muitas vezes na pressa de cortar, cozinhar e preparar os alimentos, copos, colheres, conchas, panos entre outros objetos, ficam largados pela cozinha. Para evitar esse tipo de desorganização e ainda facilitar o seu dia a dia, a dica é:
- Utensílios à vista: Veja quais utensílios são mais usados e deixe eles acessíveis e a vista. Pendure, abra espaço nas gavetas, independente qual lugar da cozinha que for usado para guardar esses objetos, eles precisam ser práticos de acessar e guardar;
- Priorize o que você usa: Outra dica importante, é entender quais os utensílios são realmente usados. Às vezes, alguns deles precisam ser jogados fora ou podem ser vendidos ou doados, dependendo do estado e qualidade do produto. Dito isso, faça uma limpeza honesta e abra mais espaço nas gavetas com porta-talheres, por exemplo, e veja o que é de fato utilizado na sua cozinha.
Checklist esperto:
Essa dica pode ser aplicada antes da mudança e depois também. Faça um checklist ou lista, dos móveis, utensílios e eletrodomésticos que você precisa para deixar a cozinha completa. Pense no que você já possui e em tudo que precisa adquirir agora que vive sozinho(a):
- O que falta na sua cozinha: Análise quais os móveis que faltam para a sua cozinha se tornar funcional e faça uma lista com aqueles que você precisa. Torne essas pendências visuais e tenha sempre em mente o que mais você pode adicionar nesse espaço que torna ele melhor para a sua rotina. Então, o que falta na sua cozinha?: um balcão? armários aéreos? uma bancada para refeições?
- Eletrodomésticos: A respeito dos eletrodomésticos existem muitos hoje no mercado. Mas será que você precisa de todos? Pense no básico para começar e conforme for se adaptando a morar só repense se os eletrodomésticos que você tem em casa atendem a todas as suas necessidades. Especifique um espaço da cozinha para um forno elétrico ou microondas, também chamados de “torre quentes”, e deixe tudo organizado.
Segundo Passo: Rotina de alimentação
Agora que a cozinha está em ordem e você conseguiu entender como manter uma organização que faz sentido com o seu estilo de vida, é chegado o momento de deixar organizado também, a forma como você se alimenta. Veja algumas dicas de como contrabalançar a correria da vida profissional e do dia a dia, com uma rotina de alimentação que seja mais saudável.
Lista de supermercado:
- Indispensável: A lista de compras pode até ser um clichê, mas é indispensável. Ela será o seu guia durante suas compras e vai deixar a sua experiência mais assertiva. Então, nunca menospreze uma boa listinha de supermercado.
- Menos é mais: Outro ponto importante para ficar atento(a) quando for criar a sua lista de mercado é em relação a quantidade de comida. A dica é priorizar compras mensais apenas para itens que não estragam, como produtos de higiene, de limpeza ou lavanderia. Enquanto as compras relacionadas a alimentação, fazer de acordo com um cardápio.
Pense no que você vai consumir:
- Cardápio saudável: Não se engane achando que comida saudável não é gostosa. Na verdade, é possível encontrar um monte de receitas funcionais e saudáveis para reproduzir em casa.
Então, aproveite e crie um cardápio para a sua semana, faça uma lista de todos os alimentos que você precisa, monte marmitas para a semana e inicie uma rotina mais saudável.
- Cuidado com a validade: A intenção de montar um cardápio semanal é justamente para evitar que os alimentos fiquem parados na geladeira ou na dispensa e acabem estragando. Outra dica para não deixar isso acontecer é ficar de olho na data de validade dos produtos no momento da compra e depois de abertos.
Vale também, manter os alimentos que estão perto de vencer, mais a vista e acessíveis para que sejam consumidos primeiro. Escolher um dia da semana para verificar como está a dispensa e as datas de validade também é uma boa maneira de garantir a saúde dos seus alimentos.
Melhores dicas para a sua casa e para a sua vida:
Coloque em prática essas dicas e aproveite as descobertas de morar sozinho(a) com uma cozinha e alimentação organizadas. E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Blog Madesa para ler outras dicas incríveis para deixar a sua casa cada vez mais completa.