As plantas para apartamento são uma ótima ideia para trazer um pouco mais de vida aos ambientes, adicionando cor e aconchego. Esse contato com a natureza, no entanto, não precisa se tornar uma preocupação a mais no seu dia e nem uma dor de cabeça.

Afinal, há muitas espécies que são fáceis de cuidar e exigem bem pouco, como regas mais espaçadas e luminosidade. É possível usar plantinhas para decorar diferentes cômodos, como varandas, salas e até banheiros e lavabos.

Quer adicionar um pouco mais de natureza no seu décor? Veja quais são as melhores plantas para apartamento que selecionamos!

Quais são as melhores plantas para apartamento?

Existem inúmeras espécies de plantas para apartamento. Para escolher a ideal, sempre considere as condições do ambiente onde você pretende colocar a plantinha, como nível de iluminação (quantas horas por dia bate sol), ventilação (se bate muito vento ou não), presença de ar condicionado, clima da sua região, entre outros.

Veja a seleção que montamos.

1. Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma das plantas mais fáceis de cuidar e se adequa muito bem ao ambiente interno. Então mesmo que você não tenha um “espírito jardineiro”, poderá se dar bem com essa plantinha.

Ela pode ser usada, inclusive, em ambientes com pouca iluminação, como nos banheiros, e também funciona para quartos e salas.

Para mantê-la sempre bonita, o ideal é regar entre 1 a 2 vezes na semana, sem jogar água direto nas folhas.

2. Suculentas

As suculentas estão em alta, participando ativamente do décor de diferentes blogs de decoração. Elas são ótimas plantas para apartamento, porque exigem pouco cuidado – e há espécies de todos os tamanhos, funcionando até mesmo para apartamentos menores.

A Rosa de Pedra, por exemplo, é uma das mais conhecidas entre as suculentas. Ela tem um formato que se assemelha a uma rosa, por isso o seu nome. Como todas as suculentas, ela também exige poucos cuidados, regando apenas quando o solo estiver seco.

Essa plantinha se desenvolve melhor quando exposta ao sol, porém também pode ser cultivada a meia-sombra.

3. Cactos

Além das suculentas, os cactos também têm estado em alta na decoração, principalmente para quem não tem muito o hábito de cultivar plantas. Afinal, como ele vive em regiões áridas, consegue sobreviver a diferentes intempéries (inclusive ao seu esquecimento com as regras!).

Os cactos podem aparecer em diferentes ambientes, inclusive há versões de mini cactos, que ficam lindíssimos em home offices e em detalhes sobre bancadas e salas.

Os cactos maiores precisam de luz direta do sol. Por isso, são mais indicados para cultivo em varandas ou próximos às janelas. As regas devem ser mínimas, pois essa é uma planta do deserto. No verão, você pode regá-lo 1 vez por semana e no inverno, 1 vez por mês.

Já o mini cacto é diferente. Ele não precisa de tanto sol quanto as plantas maiores e pode ficar dentro de casa. Para saber quando regar, sempre cheque como está a terra. E lembre-se que a rega deve ser com uma quantidade mínima de água, o suficiente apenas para umedecer a terra.

4. Begônias

Você é apaixonado por flores, mas acha que elas não combinam com os apartamentos? Pois as begônias estão aí, lindas, coloridas e floridas, para lhe mostrar que a realidade é bem diferente.

Essa espécie pode ser encontrada em diferentes cores e precisa de luz indireta e clima quente. Assim, o melhor lugar para cultivá-la é nas varandas ou próximo de janelas que recebam sol.

O ideal é regar apenas quando o solo estiver seco. Sempre molhe apenas a terra, nunca as flores e as folhas. Ela precisa ser adubada em média a cada 2 meses.

5. Palmeira Ráfia

A Palmeira Ráfia, também conhecida como Rápis, é uma das melhores plantas para apartamentos. Bonita, fácil de cuidar e versátil, ela pode aparecer em halls de entrada e salas de estar, já que é um pouquinho maior que as outras ideias que selecionamos.

Para que essa plantinha se desenvolva bem, ela deve ficar longe do sol, porém em um ambiente com luz solar indireta. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, o que acontece, normalmente, uma vez por semana.

6. Zamioculca

Quando o assunto é paisagismo de interiores, sem dúvida, a Zamioculca é uma das mais lembradas – e amadas! Isso não é por acaso, já que suas folhas trazem um charme especial a qualquer ambiente, criando um clima tropical para a decoração.

Uma vantagem bem interessante é que a zamioculca pode ser cultivada em locais com pouca luminosidade, se adaptando muito bem ao interior dos apartamentos. Porém, a plantinha tem um crescimento lento, por isso tenha paciência para que ela possa atingir toda a sua exuberância.

O ideal é regar uma vez por semana e evitar o sol direto, deixando-a a meia sombra ou em ambientes sem luz natural. Atenção, porque, apesar de bonita, todas as partes da zamioculca são venenosas se ingeridas, então pode não ser uma boa ideia caso você tenha crianças ou pets em casa.

7. Pau d’água

O Pau d’água é uma dracena – uma família de arbustos – bem versátil e fácil de cuidar. Em apartamentos, os vasos podem ser cultivados em ambientes a pleno sol ou na sombra. Por isso, pode ser usada em praticamente qualquer cômodo da sua casa.

Para evitar que as folhas caiam, mantenha as regas em dia e adube a planta sempre que for necessário.

10. Samambaia

A samambaia é uma planta clássica para apartamento, que pode aparecer em espaços grandes ou pequenos. Ela se tornou uma forte tendência decorativa nos últimos anos.

A planta pendente traz um ar especial para qualquer ambiente, podendo ser usada em varandas ou no interior do apê. A rega deve ser frequente e é importante sempre borrifar água nas suas folhas. Outra dica é manter sua samambaia em um ambiente protegido dos ventos fortes e a meia sombra, protegida do sol.

11. Lírio da Paz

Bonito e elegante, o Lírio da Paz é uma planta que se desenvolve melhor a meia sombra e com bastante umidade. Por isso, é um clássico da decoração de interiores, podendo ser cultivada até mesmo no banheiro! 

Lembre-se de regar constantemente e adubar com uma certa frequência para garantir o crescimento saudável da plantinha.

12. Antúrio

Fechando nossa lista das melhores plantas para apartamento (e que são de mais fácil cultivo), está o Antúrio, um clássico.

Essa plantinha é muito bonita e não dá trabalho. A maioria tem folhas avermelhadas que parecem flores, trazendo um toque especial a qualquer espaço.

Para manter seu Antúrio sempre bonito, não o deixo em locais com sol direto e mantenha o solo sempre úmido.

Plantas para apartamento: se inspire!

Se depois de todas essas dicas você ainda ficou com dúvidas sobre decorar seu apartamento com plantas, não se preocupe! Olha só esses ambientes incríveis dos #clientesmadesa que você pode se inspirar:

Quer saber ainda mais sobre plantas? Então confira esse vídeo que a Madesa preparou especialmente para você:

Conheça a Madesa

Curtiu nossas sugestões de plantas para apartamento? Nós temos muito mais dicas de decoração como essa! Assine nossa newsletter para não perder as novidades do nosso blog!

E se você gostou dos móveis de nossos clientes, pode acessar nossa loja oficial para conferir mais detalhes. Temos sempre uma promoção especial para você!