A cada ano nossa gama de tendências é renovada, seja na moda, design, arquitetura, decoração, entre outros. Elas definem e inspiram padrões estéticos aplicados nos mais diferentes campos de atuação e também se relacionam diretamente com os comportamentos sociais. Acompanhar tendências é estar atualizado e para isso é importante saber de onde elas surgem e como são identificadas.

Uma tendência nada mais é do que um reflexo de comportamentos da sociedade no seu cotidiano. Ela é a representação de assuntos em debate no mundo, de desejos das pessoas, da cultura de determinado grupo ou local, é diversa.

A identificação de uma tendência é feita por pesquisadores, que analisam questões sociais, políticas, econômicas, artísticas de inovação tecnológica e até condições climáticas ao redor de todo o mundo. A partir desses estudos e observações, é possível delimitar linhas de atuação, que podem ser as macrotendências, mais duradouras e abrangentes ou microtendências, menos duradouras e mais isoladas.

No meio arquitetônico e decorativo, elas surgem como sinônimos de renovação e personalidade. É cada vez mais necessário que a casa seja mais do que um simples abrigo. O conforto e a identificação com o lar está se tornando cada vez mais importante para as pessoas e as tendências surgem em suas diversas formas para conseguir concretizar esses sentimentos para todos, independente de gostos, necessidades e condições.

Não pense que as tendências estão longe de você. Até mesmo o mais simples objeto contém um motivo para seu formato, funcionalidade e até mesmo criação. Uma colher qualquer que você possua em casa, com certeza passou por algum estudo antes de ser fabricada. Tendências são estudos, fontes de informação reunidas em uma estética com funcionalidade e são esses objetos simples, do cotidiano, que concretizam a capacidade de que tendências são para qualquer pessoa.

Gostou desse conteúdo?? Acompanhe o Blog Madesa para mais matérias e inspirações!
Cadastre-se também em nossa newsletter e receba todas as nossas novidades.

Inspiração Casa Abril