O design sustentável vem conquistando adeptos não só por sua beleza, economia e criatividade, mas também por contribuir para um melhor uso dos recursos do nosso planeta. Criar novas peças a partir de móveis usados tem se tornado uma prática frequente, trazendo inúmeros benefícios para o bolso e para o meio ambiente.

Afinal, as mudanças ambientais estão se tornando uma pauta de grande relevância social. Por isso, por que não repensarmos o modo como decoramos os cômodos e praticar sustentabilidade no design de interiores, contribuindo para a construção de um espaço com itens que respeitem o meio ambiente? 

Confira o que é o conceito de design sustentável e veja como é possível aplicá-lo com facilidade!

O que é design sustentável?

O conceito pode ser definido como um conjunto de ferramentas, estratégias e ações que visam causar o menor impacto ambiental possível.  

Trabalhando com ornamentações sustentáveis, o design sustentável abarca desde a escolha e a compra consciente de produtos, até o reaproveitamento de itens — como móveis usados que podem ser transformados em novos objetos, ao invés de serem descartados. 

Muitas pessoas também chamam essa prática de decoração sustentável ou ecodesign, embora esses conceitos sejam uma parte do design sustentável mais focada na parte de produção do material. 

O modelo de ornamentação tem como base o conceito de 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Esse pensamento visa recuperar a natureza e garantir qualidade de vida para todos. 

Como praticar o design sustentável?

Na hora de comprar móveis novos — ou mesmo móveis usados —, é importante levar em consideração a matéria-prima do produto. Por exemplo: você pode optar por itens feitos em bambu, ao invés de produtos plásticos. 

Isso porque o bambu é ecológico e pode ser reaproveitado, enquanto o plástico passa por um longo processo para ser produzido e demora muitos anos para decompor. Outra opção é  escolher móveis em madeira proveniente de reflorestamento, que são 100% sustentáveis, ao contrário da madeira maciça. 

4 dicas para decoração sustentável 

Um dos benefícios de praticar o design sustentável é o seu custo. Muitos dos itens utilizados nesta combinação costumam ser mais baratos, vindo de móveis usados, sendo fabricados ou montados em casa. Confira alguns itens que você pode fazer em casa:

Carretel industrial 

Quer mudar a sua mesa ou comprar bancos novos para o seu cômodo? O carretel industrial é uma ótima escolha para a sustentabilidade no design de interiores. Você pode pintar a base do material e decorar a parte de cima como desejar. 

Algumas alternativas são colar papel de parede, colocar almofadas e tornar o banco mais confortável.

Com um carretel industrial, você também pode fazer uma base de luminária ou um cantinho de leitura, guardando os livros entre uma aba e outra do móvel. Você pode adquirir um carretel industrial em lojas de móveis usados ou em fábricas que utilizam linhas na produção.

Pallets

Quando o assunto é decoração sustentável, um dos itens mais queridos do momento, os pallets de madeira geram diversas oportunidades para você inovar no design sustentável da sua casa gastando pouco e sem agredir o meio ambiente. 

Para este item, você pode utilizar sua cor favorita, pintando o pallet como preferir e utilizando a peça como base de sofá. Depois de pronto, basta colocar almofadas grandes em cima. 

Outra opção é cortá-los do tamanho que achar ideal e colocar um em cima do outro, para montar uma mesa de centro para a sala, combinando com o sofá. Ambos os itens irão agregar uma beleza única para a sua casa. Você também pode utilizá-los como estrado de cama ou cabeceira.

Garrafas de vidro

Já pensou em ter um vaso personalizado só seu? As garrafas de vidro transparente podem ser facilmente decoradas e agregar um toque a mais de beleza para o seu ambiente. Com canetas especiais para vidro, você pode fazer o desenho que quiser! 

Na hora de escolher o local para colocá-las, opte por espaços bem iluminados, que a luz possa passar pelos desenhos e dar destaque. Deixar a peça próxima de janelas é uma ótima ideia. 

Além dos vasos, você também pode fazer luminárias com garrafas de vidro. O processo para fazer este item com qualidade e segurança é mais complexo, então o melhor é procurar alguém especializado para o serviço.

Discos de vinil

Se você ainda tem esse artefato em casa, mas não tem uma vitrola e não tem a mínima vontade de  usá-los, seu problema acaba aqui.

Não é necessário jogá-los fora, você pode utilizá-los para o seu design sustentável. 

Os discos de vinil são ótimos itens de decoração. Com eles, você pode tornar uma parede simples, muito mais bonita, ou colocá-los em cima da mesinha de canto para torná-la diferente. Invente e renove com os seus!

Produtos com materiais sustentáveis

Agora, se você pensa em adquirir algum produto, seja um produto novo ou um móveis usados, preste atenção de que empresa você vai comprar e quais materiais utilizados na confecção do que você busca. Lembre-se, o design sustentável é uma ferramenta muito importante para a preservação do meio ambiente.

Priorize produtos que utilizam materiais sustentáveis e empresas com uma pegada ambiental forte, como a Madesa. Isso pode ser facilmente identificado na descrição das matérias primas e no uso de selos e certificações eco friendly!

Conheça a Madesa!

Você sabia que a Madesa utiliza apenas madeiras de reflorestamento em seus móveis e uma pintura em poliéster 100% ecológica? Conheça mais sobre nossa pintura nessa matéria.

Gostou deste estilo de design sustentável? Você pode conferir mais dicas como estas no nosso blog

Acesse nossa loja online: clique aqui e confira os melhores móveis do Brasil!