A escrivaninha é um dos móveis mais importantes do home office ou do ambiente de estudos. Mas, com tantos modelos de escrivaninha, nem sempre é fácil escolher a ideal, não é mesmo?

Nessas horas, é importante avaliar as suas necessidades, o tamanho do ambiente, as atividades que serão realizadas e, claro, as indicações dos tipos de escrivaninha.

Ainda em dúvidas? Veja as dicas que separamos!

Quais são os modelos de escrivaninha?

Existem vários modelos de escrivaninha e conhecê-los é fundamental para uma escolha assertiva. Vamos ver os principais?

Escrivaninha em L ou de canto

Essa é a escrivaninha perfeita para quem precisa otimizar o espaço no home office. Afinal, ela consegue se adaptar a qualquer quina do ambiente. É possível encontrar modelos de todos os tamanhos com esse formato – inclusive versões com ou sem gavetas.

Escrivaninha com gavetas

Modelos de escrivaninha com gavetas são ideais para quem tem muitos itens a organizar, como cadernos, livros e documentos. Assim, você libera espaço da bancada e deixa tudo sempre em ordem, facilitando na hora de encontrar o que precisa.

Escrivaninha com estante

Você tem muitos itens para organizar, como vários livros? Ou deseja trazer um toque diferente à decoração do seu home office? A escrivaninha com estante é perfeita, já que ela é um modelo 2 em 1.

Ela pode ser usada em diferentes espaços. No quarto das crianças, por exemplo, é possível criar a área de estudos e usar as prateleiras para organizar os brinquedos.

Escrivaninha pequena

Não tem muito espaço sobrando, mas precisa trabalhar ou estudar? A escrivaninha pequena é a solução. Ela tem medidas reduzidas e cabe em qualquer cantinho da sua casa, como na sala, nos quartos, na varanda e em outros ambientes.

Mesa Gamer

Quem, por outro lado, adora passar horas jogando, pode investir na mesa gamer. Ela também é um tipo de escrivaninha, porém, conta com alguns detalhes diferenciados, como espaço extra para CPU e nichos para organizar seus jogos e outros objetos.

Escrivaninha moderna

Que tal uma escrivaninha que, além de funcional, também contribua com a decoração do espaço? A escrivaninha moderna conta com esse poder. Geralmente, ela possui um design mais arrojado, com pés diferenciados e detalhes em linha reta.

Escrivaninha com portas e gavetas

Para quem tem muitos itens a organizar, uma escrivaninha com gavetas pode não ser suficiente. Nesses casos, a dica é investir na escrivaninha com portas e gavetas. Esse modelo conta com um espaço extra de armazenamento, com prateleiras internas.

Como escolher a escrivaninha ideal?

Além de avaliar os diferentes tipos de escrivaninha, há outros detalhes que você deve levar em consideração no momento da escolha. Veja quais são.

Tamanho

Antes de escolher o móvel, avalie muito bem onde ele ficará, tirando as medidas corretas do espaço – especialmente para ambientes pequenos. Em relação à localização da escrivaninha, tente optar por um local bem ventilado e iluminado e com a parte traseira do computador ou laptop contra a luz do sol.

Para que a escrivaninha seja ergonômica, ela precisa ter algumas dimensões básicas, como:

  • Largura mínima de 120 cm;
  • Altura entre 70 cm a 78 cm;
  • Profundidade mínima de 35 cm se for para uso apenas de um notebook, de 40 cm, para uso com monitor e de 50 cm para estudos;
  • Espaço mínimo de 60 cm para movimentar sua cadeira.

Material

Outro ponto importante é escolher modelos de escrivaninha de um bom material, que seja durável e resistente, fazendo valer seu investimento. Os modelos mais comuns são em MDF, MDP ou madeira maciça.

Desses, a madeira maciça é a mais durável, mas também a mais cara. O MDF é um excelente material, com boa durabilidade, e o MDP possui um custo mais acessível.

O recomendável é que o tampo tenha uma espessura mínima de 2,5 cm, evitando envergaduras causadas pelo peso.

Funcionalidade

Quem passa várias horas por dia trabalhando ou estudando precisa de uma escrivaninha funcional e ergonômica, para evitar dores, lesões e outros problemas.

Existem escrivaninhas com apoio para teclado deslizante, que oferece mais versatilidade de uso e ajuda a manter o alinhamento do cotovelo, sem sobrecarregar o ombro. Também há modelos com apoio para os pés, mantendo o alinhamento da coluna, sem sobrecarregar a lombar e o quadril.

Estilo e design

Como qualquer outro móvel, a escrivaninha também contribui para a decoração do espaço e deve estar em sintonia com o estilo adotado

Por isso, existem versões diferentes: algumas mais modernas, outras com um toque retrô ou clean, e assim por diante. Considere esses aspectos, deixando o móvel harmonizado com o restante do espaço.

As cores também podem variar bastante. Se o ambiente é pequeno e já existem outros itens com cores mais fortes ou se você deseja criar uma decoração mais clean, a escrivaninha branca é perfeita. A vantagem é que, como a cor é neutra, ela se encaixa em diferentes ambientes e tipos de decoração.

Agora, se o ambiente é bastante neutro e você deseja destacar a área de trabalho ou estudos, que tal modelos de escrivaninha coloridos? Opte por tonalidades mais fortes, como vermelho ou amarelo.

E para quem deseja criar um clima de aconchego e modernidade, ainda existem as opções de escrivaninha amadeiradas.

Quem tem um espaço separado para o home office, pode abusar um pouco mais da criatividade, com escrivaninhas com designs mais diferenciados, cores fortes, tampos de vidro e outros detalhes.

Já se o móvel for dividir espaço com quarto ou sala, por exemplo, tente seguir o mesmo estilo e tonalidade do restante do ambiente, trazendo unidade e evitando aquele aspecto bagunçado.

Mais algumas dicas para escolher a escrivaninha perfeita

Ainda está difícil definir quais os melhores modelos de escrivaninha para você? Veja algumas dicas extras:

Móveis multifuncionais

Se você vai montar o escritório em um ambiente que já possui móveis e decoração (e não tem muito espaço sobrando), opte por móveis multifuncionais, como de parede ou que possam ser guardados após o uso.

Outras medidas importantes

Em relação às medidas, é importante prestar bastante atenção na altura da escrivaninha. Por isso, tire as medidas corretamente da cadeira que pretende usar.

Outra medida importante é a distância entre o assento da cadeira e o tampo da mesa, que deve ter, em média, 20 cm.

Para escrivaninhas que serão usadas por mais de uma pessoa, prefira opções com altura ajustável.

Organização

Caso você tenha muitos itens para organizar no home office, vale a pena aproveitar o espaço vertical, instalando nichos ou prateleiras nas paredes próximas à escrivaninha.

Caso o seu ambiente seja muito pequeno e não caiba uma escrivaninha de 1,20m, opte por uma pequena, com 80 cm, mas que tenha gavetas, facilitando a organização e evitando deixar muitos itens sobre a bancada.

Iluminação

Além de escolher a escrivaninha, pense também na iluminação. O ideal é posicionar esse móvel próximo às janelas, aproveitando a luz natural.

Em relação à luz artificial, você pode usar: ponto de luz sobre a bancada, luz embutida debaixo de uma prateleira posicionada acima da escrivaninha, pendente com foco dirigido ou luminária de mesa (com a luz na altura do queixo para não ofuscar os olhos).

Cadeira

Também é importante escolher uma cadeira que esteja em sintonia com as medidas da sua escrivaninha e que tenha ajustes ergonômicos. E, claro, manter a escrivaninha organizada, otimizando o seu dia a dia.

Conheça as escrivaninhas da Madesa

Agora que você já sabe quais são os melhores modelos de escrivaninha disponíveis no mercado, que tal conhecer as ótimas opções da Madesa? Acesse nossa loja oficial,e aproveite nossas condições imperdíveis! Não deixe também de nos seguir no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!