A mesa posta de Natal é um tema que sempre atrai a atenção no fim de ano. Afinal, nada é mais gratificante do que preparar, com afeto e cuidado, uma mesa linda e um ambiente aconchegante para receber bem nossos amigos e familiares e criar momentos especiais, não é?

Não existem regras fixas, o mais importante é encontrar um modelo que funcione para o seu estilo e para a recepção que está planejando. Por exemplo, pense se você quer uma decoração mais tradicional e sofisticada, ou prefere algo moderno para uma mesa posta simples

Para lhe ajudar, nós separamos algumas dicas e inspirações para todos os estilos. Confira!

Como fazer mesa posta?

Uma mesa posta de Natal bonita exige cuidado e planejamento, tendo em mente quantas pessoas você irá recepcionar, o espaço disponível, o que irá servir e o estilo de decoração que você mais gosta. 

Por isso, antes de decidir os itens, é importante pensar no básico. Veja a seguir algumas dicas que irão lhe ajudar nessa missão:

Planeje a sua mesa para a ceia

Antes de escolher qualquer item para compor a sua mesa, comece a planejar a ceia. É muito importante considerar alguns pontos essenciais, como: 

  1. Espaço disponível

Analise o tamanho da sua mesa. Talvez seja necessário ter um buffet auxiliar para acomodar todos os pratos e utensílios, por isso esteja preparado!

E para quem está pensando em renovar o ambiente para as festas de fim de ano, que tal conferir algumas sugestões de conjuntos de sala de jantar perfeitos para a ocasião?

O conjunto de mesa e cadeiras Stéfani da Madesa é espaçoso e ideal para agregar beleza e conforto. O tampo possui pintura no tom crema, e é sobreposto com um vidro incolor — detalhes que trazem muita elegância!

Na Madesa, você encontra modelos para todos os estilos e tamanhos. Confira os conjuntos de sala de jantar no nosso site e aproveite!

  1. Número de convidados

Confirme quantas pessoas estarão presentes na ceia, para ter certeza de que poderá ajustar corretamente a quantidade de lugares.

  1. Pratos que serão servidos na ceia

Agora que a quantidade de pessoas e espaço já estão definidos, fica mais fácil decidir a quantidade e tipos de pratos que serão servidos. 

Considere a disposição e tamanho das travessas, para que os convidados não tenham dificuldades para acessá-las durante a ceia.

  1. Limite de enfeites

Não exagere nos enfeites na mesa, especialmente na hora da ceia. Priorize o conforto e a liberdade dos convidados, e respeite o espaço disponível para as travessas e pratos. 

  1. Escolha uma paleta de cores

O primeiro passo para decidir como decorar a mesa de Natal é definindo uma paleta de cores! 

O vermelho e o verde são clássicos e combinam com qualquer estilo e ambiente. Mas, se quiser ir além, pode investir em outras tonalidades e combinações, como branco e azul ou prata e dourado.

Para quem busca uma decoração mais moderna, pode escolher cores neutras — branco, preto e cinza, com detalhes brilhosos em dourado ou prata para um toque especial. 

Com esse mapa mental, é mais fácil elaborar uma lista de tudo o que você irá precisar e também pensar nos tipos de enfeites que mais conversam com o ambiente que você quer preparar para a ceia. 

Pense no estilo da sua decoração

O que não faltam são inspirações lindíssimas de mesa posta de Natal. Mas será que todas elas combinam com você e seus convidados? Antes de começar a separar as louças e os demais detalhes, pense em qual estilo você deseja imprimir a sua ceia.

  • Mesa clássica

A mesa clássica é atemporal e combina com diferentes estilos. Ela usa como base as cores vermelho, dourado e verde e pode contar com estampas temáticas, com figuras que representam o Natal, tanto em guardanapos como em acessórios menores. 

Ainda é possível explorar adornos, como sinos, bolas e laços nos seus arranjos.

  • Estilo sofisticado

Se você deseja algo mais sofisticado, pode investir em uma mesa em tons de prata com toques de verde. 

Essa é uma versão mais clean e jovem, com arranjos mais leves e toques naturais. É possível usar detalhes rústicos, como itens em madeira e arranjos de flores naturais.

  • Combinação de cores

Outra ideia criativa é combinar cores que fogem do tradicional dessa época, como preto, prata e dourado. 

O dourado está ligado à riqueza e a beleza da vinda de Jesus, a prata é uma cor que acolhe e o preto representa os momentos difíceis que todos passamos ao longo do ano e que desejamos repensar. 

Para equilibrar, é possível adicionar alguns toques de branco, representando a paz e a esperança de dias melhores.

  • Decoração romântica

Quem gosta desse tipo de decoração pode investir nas flores para decorar a mesa de Natal. 

Elas são sempre ótimas aliadas para trazer requinte e sofisticação na medida certa – e existe uma infinidade de cores e espécies. Se a ideia é resgatar esse tom leve e doce, invista em orquídeas brancas e rosas.

  • Mesa tropical

Outra tendência muito forte são as mesas tropicais, que resgatam a nossa brasilidade. Use cores mais fortes, folhagens e itens tipicamente nacionais, como o coco, o cupuaçu e outras frutas nossas.

Escolha o arranjo central

Depois de planejar bem, é hora de começar a pensar nos itens que irão formar a decoração da sua mesa. O arranjo central é o mais importante de todos – e, por isso, o que merece mais cuidado na escolha. É ele que chamará a atenção dos convidados e deve ser elegante e funcional.

Para um clima mais intimista e aconchegante, as velas são as opções ideais. Você pode compor usando outros elementos clássicos, como frutas da estação, folhagens ou laços.

Ainda é possível usar potinhos de vidro com sal grosso e velas, vasos de flores (naturais ou artificiais), arranjos com bolas natalinas, candelabros, entre outros.

tome cuidado com o tamanho e a altura do arranjo. É importante que ele não fique muito alto para não atrapalhar a interação entre os convidados – e nem seja tão grande que torne desconfortável sentar-se à mesa.

O que colocar na mesa posta de Natal?

Depois de planejar como será a sua decoração e se atentar aos detalhes técnicos, como o número de convidados e itens a servir, é hora de começar a separar os utensílios para, de fato, montar a mesa. Vamos ver em detalhes!

Toalha

A toalha é um item opcional, já que você poderá usar apenas um caminho para o arranjo central e jogos americanos. Contudo, quando utilizada, ela ajuda a trazer um toque diferenciado (e também protege a mesa contra pequenos acidentes com comidas e bebidas derramadas).

As cores devem seguir o estilo que você adotou e é preciso pensar em termos de harmonia. Se você está desenvolvendo uma decoração com vários adornos e um centro de mesa bem chamativo, ou irá usar louças coloridas, opte por uma toalha neutra.

Somente após colocar a toalha, defina os lugares de cada convidado, deixando uma distância mínima de 60 cm entre os pratos, garantindo que todos ficarão confortáveis durante a refeição.

Louças

Na sequência, após colocar a toalha, você deverá adicionar o sousplat (aquela espécie de prato que recebe outro prato por cima). Ele é a base na hora da troca de pratos, ficando presente durante toda a ceia.

Uma das principais vantagens que o sousplat oferece é o fato de proteger a mesa da superfície quente dos pratos, além de deixar a decoração mais elegante.

Você pode investir no contraste, com o sousplat de uma cor diferente dos pratos. Também existem modelos mais trabalhados, com diferentes tipos de detalhes e outros, até, bem rústicos, feitos em madeira. A escolha dependerá do tipo de decoração que você está usando na sua mesa.

Copos e taças

Nas ocasiões mais formais, costumamos colocar apenas taças à mesa, no lugar dos copos. Elas ficam alinhadas ao lado direito do prato, na ordem em que serão usadas, ou seja: taça para vinho branco, taça para vinho tinto, taça de água e taça de champanhe.

A ordem também está ligada ao tamanho das taças, já que a de vinho branco costuma ser menor que a de vinho tinto, que por sua vez é menor que a de água. 

Caso você vá servir outras bebidas, como suco ou refrigerante, elas devem ser servidas na taça de água ou na taça de vinho.

Talheres

Os talheres costumam ser posicionados de acordo com o uso, de fora para dentro. Então, aqueles que são usados primeiro devem ficar nas extremidades.

Posicione as facas e as colheres de sopa sempre do lado direito do prato, deixando o lado esquerdo reservado para os garfos. Os itens para a sobremesa devem ficar acima do prato.

Mas é claro que essa é uma montagem formal, e você poderá adaptar conforme sua necessidade.

Guardanapos

Os guardanapos são ótimos para ajudar a decorar! O melhor é optar pelos modelos de tecido, que trazem um charme extra. Eles devem ser posicionados em cima ou ao lado do prato, embaixo dos talheres.

É possível usar um porta-guardanapo natalino ou fazer uma dobradura especial, por exemplo, transformando o guardanapo em uma árvore de Natal.

Os porta-guardanapos temáticos fazem muito sucesso e existem vários modelos que você mesmo poderá fazer, usando pau de canela, folhagens, laços e outros acessórios.

Decoração de Natal para cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais importantes durante o Natal, afinal é onde todos os pratos da ceia estão sendo preparados com todo o carinho.

Além disso, para quem possui uma sala de jantar mais compacta, trazer uma segunda mesa para a cozinha pode ser uma ótima ideia de otimizar o espaço. Por isso, que tal deixá-lo festivo e aconchegante também?

Veja algumas dicas para decoração de Natal para cozinha:

  • Itens temáticos

Adicionar alguns elementos temáticos na cozinha, como laços vermelhos nos puxadores de armários e miniaturas nos balcões são pequenos toques que podem transformar a cozinha num ambiente natalino!

  • Utensílios coloridos

Que tal aproveitar alguns utensílios de cozinha, toalhas e panos de mesa e outros itens nas cores que você escolheu para a decoração e deixá-los à mostra? Assim, você decora o ambiente de forma sútil, utilizando menos enfeites.

  • Guirlandas

As guirlandas podem ser uma boa pedida, especialmente se você prefere não abrir mão do espaço dos balcões para decoração!

  • Aromas

Utilizar velas aromáticas ou outros aromas que remetem ao Natal, como cravo e canela, também vão trazer um clima natalino para a sua cozinha.

E se você pensa em renovar sua cozinha para as festas, não se esqueça de checar a nossa loja com as melhores opções e modelos!

Como montar uma mesa posta simples?

Agora que já passamos pelos detalhes e decorações elaboradas, vale lembrar que montar uma mesa posta de Natal não precisa ser complicado. Afinal, o mais importante é partilhar esse momento especial com quem você ama!

Assim, resumimos  algumas das principais dicas para garantir uma ceia simples e encantadora:

  • Planeje o seu espaço, considerando o número de convidados e as características de cada um;
  • Escolha as louças e travessas com antecedência, para garantir que a mesa terá espaço suficiente;
  • Se a sua mesa não for muito grande ou se você for receber muitos convidados, deixe os pratos em um aparador, mesa auxiliar ou na cozinha;
  • Se certifique que os enfeites não estão atrapalhando o conforto dos convidados à mesa;
  • Opte por uma decoração minimalista, apostando nas cores tradicionais do Natal e detalhes simples com brilho; 
  • Para dar um toque carinhoso, coloque pequenas lembrancinhas sobre os pratos, indicando o menu que será servido ou deixando bilhetinhos carinhosos para cada convidado;
  • Antes de começar a montar sua mesa, busque referências e inspirações na internet para ter mais ideias;
  • Sirva a todos os convidados com amor – pois é isso que fará a diferença.

Independente do seu estilo preferido, a Madesa está sempre preparada para te ajudar a transformar sua casa para os momentos mais especiais.

Confira as promoções imperdíveis na nossa loja e aproveite para renovar o seu lar nesse fim de ano!

Ah, e não deixe de seguir a Madesa no Instagram e no Facebook para não perder nenhum conteúdo incrível do blog!