Mesa posta de Natal: passo a passo para montar a sua!

0
Mesa posta de natal com guardanapos vermelhos, taças de vidro e enfeites natalinos.

A mesa posta de Natal é um tema que sempre atrai a atenção no fim de ano. Afinal, nada melhor do que prepararmos uma mesa linda e com tudo o que é necessário para receber bem nossos amigos e familiares, não é mesmo?.

Não existem regras fixas, o mais importante é encontrar um modelo que funcione para o seu estilo e para a recepção que está planejando. Para lhe ajudar, nós separamos algumas dicas e inspirações. Confira!

Como fazer mesa posta?

Uma mesa posta de Natal bonita exige cuidado e planejamento, tendo em mente quantas pessoas você irá recepcionar, o espaço disponível, o que irá servir e o estilo de decoração que você mais gosta. Veja as dicas que irão lhe ajudar nessa missão.

Planeje a sua mesa para a ceia

Antes de escolher qualquer item para compor a sua mesa, comece a planejar a ceia. Pense no espaço que você tem disponível, no tamanho da mesa, se haverá um buffet auxiliar e quantos convidados já confirmaram presença. Analise, ainda, a quantidade de pratos que serão servidos e como será a disposição das travessas.

Com esse mapa mental, é mais fácil elaborar uma lista de tudo o que você irá precisar e também pensar no limite de enfeites, para que eles não acabem atrapalhando a liberdade e o conforto dos convidados à mesa.

Outro ponto que você deve pensar é nas cores que usará. O vermelho e o verde são clássicos e combinam com qualquer estilo e ambiente. Mas, se quiser ir além, pode investir em outras tonalidades e combinações, como branco e azul, prata e dourado, branco e rosé gold, entre outras possibilidades.

Pense no estilo da sua decoração

O que não faltam são inspirações lindíssimas de mesa posta de Natal. Mas será que todas elas combinam com você e seus convidados? Antes de começar a separar as louças e os demais detalhes, pense em qual estilo você deseja imprimir a sua ceia.

A mesa clássica é atemporal e combina com diferentes estilos. Ela usa como base as cores vermelho, dourado e verde e pode contar com estampas temáticas, com figuras que representam o Natal, tanto em guardanapos como em acessórios menores. Ainda é possível explorar adornos, como sinos, bolas e laços nos seus arranjos.

Se você deseja algo mais sofisticado, pode investir em uma mesa em tons de prata com toques de verde. Essa é uma versão mais clean e jovem, com arranjos mais leves e toques naturais. É possível usar detalhes rústicos, como itens em madeira e arranjos de flores naturais.

Outra ideia bacana é combinar cores que fogem do tradicional dessa época, como preto, prata e dourado. O dourado está ligado à riqueza e a beleza da vinda de Jesus, a prata é uma cor que acolhe e o preto representa os momentos difíceis que todos passamos ao longo do ano e que desejamos repensar. Para equilibrar, é possível adicionar alguns toques de branco, representando a paz e a esperança de dias melhores.

Quem é mais romântico, pode investir nas flores para decorar a mesa de Natal. Elas são sempre ótimas aliadas para trazer requinte e sofisticação na medida certa – e existe uma infinidade de cores e espécies. Se a ideia é resgatar esse tom leve e doce, invista em orquídeas brancas e rosas.

Uma tendência muito forte são as mesas tropicais, que resgatam a nossa brasilidade. Use cores mais fortes, folhagens e itens tipicamente nacionais, como o coco, o cupuaçu e outras frutas nossas.

Escolha o arranjo central

Depois de planejar bem, é hora de começar a pensar nos itens que irão formar a decoração da sua mesa. O arranjo central é o mais importante de todos – e, por isso, o que merece mais cuidado na escolha. É ele que chamará a atenção dos convidados e deve ser elegante e funcional.

Para um clima mais intimista e aconchegante, as velas são as opções ideais. Você pode compor usando outros elementos clássicos, como frutas da estação, folhagens ou laços.

Ainda é possível usar potinhos de vidro com sal grosso e velas, vasos de flores (naturais ou artificiais), arranjos com bolas natalinas, candelabros, entre outros.

tome cuidado com o tamanho e a altura do arranjo. É importante que ele não fique muito alto para não atrapalhar a interação entre os convidados – e nem seja tão grande que torne desconfortável sentar-se à mesa.

Itens para mesa posta

Depois de planejar como será a sua decoração e se atentar aos detalhes técnicos, como o número de convidados e itens a servir, é hora de começar a separar os utensílios para, de fato, montar a mesa. Vamos ver em detalhes.

Toalha

A toalha é um item opcional, já que você poderá usar apenas um caminho para o arranjo central e jogos americanos. Contudo, quando utilizada, ela ajuda a trazer um toque diferenciado (e também protege a mesa contra pequenos acidentes com comidas e bebidas derramadas).

As cores devem seguir o estilo que você adotou e é preciso pensar em termos de harmonia. Se você está desenvolvendo uma decoração com vários adornos e um centro de mesa bem chamativo, ou irá usar louças coloridas, opte por uma toalha neutra.

Caso você tenha uma linda toalha que deseja destacar, faça o contrário e suavize os demais elementos, deixando tudo mais clean e harmônico. Uma ideia bem interessante são os elementos em xadrez, seja a toalha ou o caminho de mesa, já que essa é uma estampa que conversa bem com o clima natalino.

Somente após colocar a toalha, defina os lugares de cada convidado, deixando uma distância mínima de 60 cm entre os pratos, garantindo que todos ficarão confortáveis durante a refeição.

Louças

Na sequência, após colocar a toalha, você deverá adicionar o sousplat (aquela espécie de prato que recebe outro prato por cima). Ele é a base na hora da troca de pratos, ficando presente durante toda a ceia.

Uma das principais vantagens que o sousplat oferece é o fato de proteger a mesa da superfície quente dos pratos, além de deixar a decoração mais elegante.

Você pode investir no contraste, com o sousplat de uma cor diferente dos pratos. Também existem modelos mais trabalhados, com diferentes tipos de detalhes e outros, até, bem rústicos, feitos em madeira. A escolha dependerá do tipo de decoração que você está usando na sua mesa.

Outro ponto que você deve considerar são os pratos. Eles podem ser da mesma cor do sousplat ou em tons diferentes. Se você está montando uma mesa neutra, com toalha branca, brinque com louças de cores mais fortes ou com estampas e detalhes.

Não se esqueça dos demais itens, como bandejas e utensílios para servir os alimentos.

Copos e taças

Nas ocasiões mais formais, não colocamos copos à mesa, apenas taças. Elas ficam alinhadas ao lado direito do prato, na ordem em que serão usadas, ou seja: taça para vinho branco, taça para vinho tinto, taça de água e taça de champanhe.

A ordem também está ligada ao tamanho das taças, já que a de vinho branco costuma ser menor que a de vinho tinto, que por sua vez é menor que a de água. Se você não for servir todas as bebidas, posicione, ao menos, duas taças – uma para a água e outra para a bebida que será servida.

Caso você vá servir outras bebidas, como suco ou refrigerante, elas devem ser servidas na taça de água ou na taça de vinho.

Talheres

Os talheres devem ser posicionados de acordo com o uso, de fora para dentro. Então, aqueles que são usados primeiro devem ficar nas extremidades.

Posicione as facas e as colheres de sopa sempre do lado direito do prato, deixando o lado esquerdo reservado para os garfos. Os itens para a sobremesa devem ficar acima do prato.

Mas é claro que essa é uma montagem formal, e você poderá adaptar conforme sua necessidade.

Guardanapos

Mesa posta de natal com guardanapos vermelhos.

Os guardanapos são ótimos para ajudar a decorar! O melhor é optar pelos modelos de tecido, que trazem um charme extra. Eles devem ser posicionados em cima ou ao lado do prato, embaixo dos talheres.

É possível usar um porta-guardanapo natalino ou fazer uma dobradura especial, por exemplo, transformando o guardanapo em uma árvore de Natal.

Os porta-guardanapos temáticos fazem muito sucesso e existem vários modelos que você mesmo poderá fazer, usando pau de canela, folhagens, laços e outros acessórios.

Como montar uma mesa posta de Natal?

Ainda está difícil pensar na mesa posta de Natal? Separamos algumas dicas importantes para você transformar sua ceia:

  • Comece planejando o seu espaço, considerando o número de convidados e as características de cada um;
  • Considere o menu e o que será servido, para poder escolher as melhores louças, taças e talheres;
  • Escolha as cores e o estilo da sua decoração;
  • Defina qual será o centro de mesa;
  • Escolha os itens que irão sobre a mesa, considerando as cores e o estilo de decoração que você planejou;
  • Mime seus amigos e familiares colocando pequenas lembrancinhas sobre os pratos, indicando o menu que será servido ou deixando bilhetinhos carinhosos para cada convidado;
  • Se a sua mesa não for muito grande ou se você for receber muitos convidados, não precisa colocar os pratos preparados para o jantar, deixe-os em um aparador, mesa auxiliar ou na cozinha;
  • Antes de começar a montar sua mesa, busque referências e inspirações na internet para ter mais ideias;
  • Sirva a todos os convidados com amor – pois é isso que fará a diferença.

Fique por dentro das novidades da Madesa

E aí, gostou das nossas dicas para montar uma bela mesa posta de Natal? Então, não deixe de seguir a Madesa no Instagram e no Facebook para não perder nenhum conteúdo incrível do nosso blog!

Aproveite também para conferir as promoções imperdíveis da nossa loja oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui