A escolha dos móveis para a sala de jantar é uma decisão importante tanto para a funcionalidade, quanto a decoração do cômodo. É um espaço especial onde acontecem encontros, conversas, refeições e também está sendo uma área bastante usada para quem teve que se adaptar ao home office. 

Você já se informou por aqui sobre como deixar uma cozinha funcional usando móveis modulados Madesa, não é mesmo? Agora é a vez de falarmos do conjunto de mesa de jantar. Este móvel que dá destaque, complementa e decora o cômodo também é usado com frequência como o móvel que permite delimitar o espaço para as refeições nas práticas e comuns cozinhas com cômodos compartilhados.

Diante das opções de formatos e materiais, a escolha pode ser um tanto quanto trabalhosa. Por isso, separamos neste conteúdo algumas dicas para ajudar você a escolher os melhores móveis para sala de jantar. Veja!

Definindo o espaço e a área de circulação

Principalmente em apartamentos e casas pequenas, o planejamento do espaço onde vai ser instalada a mesa de jantar é crucial para se ter uma boa circulação no ambiente e, ao mesmo tempo, explorar toda a funcionalidade do móvel. 

Veja também: como inovar o seu ambiente sem sair de casa.

Aqui, a decisão deve se equilibrar tanto pelo fluxo de pessoas no ambiente, quanto pelo espaço disponível. Um exemplo, se você é uma pessoa que tem família grande ou recebe muitos amigos em casa, o número de cadeiras na mesa é bem significativo. Em casos como esse, salas de jantar com 6 cadeiras ou mais são as escolhas ideais. 

Se o seu espaço é limitado, você precisa pensar um pouco mais sobre a aplicação do móvel dentro do cômodo. De nada adianta ter cadeira para todo mundo se as pessoas ficam apertadas ou a circulação é prejudicada. Considere a medida ideal entre a mesa e os demais móveis de aproximadamente 100 cm, assim a circulação periférica se torna confortável.

Uma mesa de jantar de 4 cadeiras pode ser muito bem-vinda, e a escolha certa dos materiais vai fazer com que a sua sala de jantar fique ainda mais aconchegante.

Utilizar objetos como pendentes em cima da mesa, escolher móveis com o aconchegante canto alemão ou um belo aparador acentuam a característica positiva de um espaço reservado para atividades agradáveis, como uma refeição completa ou uma reunião com amigos. 

Decida o formato ideal

No mercado existe uma infinidade de modelos que são adequados para cada tipo de ambiente. Vamos às melhores opções:

Mesa de jantar retangular

A mais comum e uma das mais versáteis, a mesa de jantar retangular é perfeita para quem precisa acomodar quatro ou mais pessoas. Se a mesa acompanha o formato do ambiente, ela funciona ainda melhor, ou seja, para salas de jantar em formato retangular, é o modelo perfeito.

Também é uma boa escolha para espaços menores desde que tenha o tamanho proporcional. Não esqueça de saber as medidas exatas do local onde você deseja instalar a sua mesa de jantar, para que não ocorra nenhum imprevisto.

Mesa de jantar redonda

Uma escolha inteligente desde que seja usada de forma adequada. Mesas de jantar redondas são boas para salas de jantar pequenas pela sensação de aconchego, porém, mesas redondas muito grandes podem dificultar a hora de se servir e também pode colocar um certo distanciamento entre as pessoas, surtindo o efeito contrário do formato menor.

Mesa de jantar quadrada

Uma excelente escolha para quem busca um móvel de destaque no cômodo. As mesas de jantar quadradas funcionam muito bem em espaços maiores. Dependendo do seu tamanho, pode oferecer um espaço confortável para 6 a 8 pessoas. Além disso, dá um toque de elegância no ambiente, valorizando a decoração.

Mesa de jantar oval

Similar à mesa retangular, a vantagem deste modelo é a economia de espaço, já que os cantos são arredondados. 

Escolha o tipo de acabamento

Uma decisão bastante pautada na decoração que também é um ponto funcional da escolha do móvel. Aqui, a proposta da mesa de jantar deve estar alinhada ao restante da decoração da casa. Essa é uma questão de gosto pessoal que vai desde à composições mais discretas como na sala de jantar Vivian, como em mais ousadas, iguais a sala de jantar Alice.

Confira os principais materiais usados e seu conceito para escolher a mesa para a sala de jantar ideal.

Mesa de jantar de vidro

Um material clássico bastante comum em composições neste cômodo pela versatilidade na aplicação. É um material atemporal e combina desde a uma decoração mais contemporânea, quanto a mais clássica.

Veja como a Mesa de Jantar com 6 cadeiras Liz deixa o ambiente ainda mais requintado e minimalista.

Mesa de jantar de madeira

Uma opção resistente e versátil que combina com a maioria dos estilos. Dependendo do tratamento da madeira e seu acabamento, pode dar inúmeras faces para o móvel.

Confira a nossa sugestão conhecendo o conjunto de mesa de jantar Rosa, aqui da Madesa. Seu tamanho é ideal para ambientes mais compactos. A sugestão é utilizar encostada na parede, tanto na cozinha quanto na sala de jantar ou sala de estar, ganhando ainda mais espaço.

Mesa de jantar de pedra

Esse tipo de material é muito conhecido pela alta resistência e durabilidade. As pedras deixam o ambiente mais elegante e são boas escolhas para decorações contemporâneas.

E aí, ajudamos você a se inspirar? Aproveite e cadastre-se em nosso site e receber todas as nossas novidades! Aproveite!

Todas as imagens utilizadas na matéria são de clientes Madesa que compartilharam suas fotos no Instagram ou no Facebook utilizando #clientemadesa e marcando @madesamóveis. Para adquirir os conjuntos de mesa e cadeira das fotos juntos ou avulsos, acesse nossa loja oficial.

Nesta sessão você encontra as mesas individuais. Neste link os kits de cadeiras. E clicando aqui, você pode conferir todas as composições de jantar e complementos.