8 dicas para facilitar a limpeza de casa

1
Imagem de uma pessoa limpando a pia do banheiro, usando luvas amarelas e um pano azul, como exemplo da limpeza de casa.

A limpeza de casa é algo que sempre está na lista de afazeres. Afinal, parece que o serviço doméstico nunca tem fim. Sempre há algo a ser arrumado, limpo e organizado, não é mesmo?

Você sabia que, com alguns truques, é possível otimizar a sua rotina e limpar a casa sem perder tanto tempo? Curtiu a ideia? Então veja quantas dicas bacanas nós separamos aqui!

Como limpar a casa? 8 dicas práticas

A limpeza de casa está tomando muito tempo da sua rotina? Com alguns passos básicos é possível se organizar para deixar a faxina mais prática e eficiente.

Uma dica importante é não deixar a sujeira acumular porque, quando você for fazer a faxina, a limpeza acabará tomando mais tempo que o usual. Tente limpar o básico todos os dias, como por exemplo, passar um pano no chão e tirar o pó dos móveis. Isso economiza muito tempo e preocupação no dia de fazer aquela faxina mais pesada.

Se você não consegue separar um dia da semana para fazer a faxina, dedique-se a limpar de forma mais completa um cômodo a cada dia. Por exemplo, no sábado limpe o banheiro, no domingo a cozinha, na segunda o chão de casa e assim por diante. Deixe as tarefas e os cômodos que demoram mais tempo para aqueles dias em que você tem mais tempo livre.

Dica #1: Reduza a bagunça

Muitas vezes o que atrapalha na hora de limpar a casa é o excesso de itens fora do lugar. Isso traz a sensação de que tudo está ainda mais “sujo”. Por isso, o ideal é manter a organização diariamente, evitando deixar objetos espalhados e fora do lugar.

Mas, se a casa está muito bagunçada, comece pela organização. Por exemplo, se há muitas louças na pia, comece lavando-as. Depois, retire as toalhas usadas dos banheiros, coloque para lavar e troque por limpas. Retire o lixo. Arrume as camas dos quartos, guarde roupas e sapatos espalhados e coloque as roupas sujas para lavar.

Dica #2: Escolha um horário que funcione para você

A faxina precisa fazer parte da sua rotina e é importante que você se programe para ela, pensando no horário adequado e que se encaixe na sua agenda. Limpar a casa em um dia corrido poderá lhe deixar frustrado e desorganizado.

Outra dica é tentar transformar o momento de limpeza da casa em algo divertido. Uma alternativa é compartilhar as tarefas com os demais membros da família, colocando uma música alegre, entre outras ideias.

Dica #3: Comece a limpar pelo canto mais distante do cômodo

Sempre comece a limpeza pelo canto mais distante do cômodo que está limpando. Dessa forma, você evita pisar no chão recém-higienizado e garante que todos os “cantinhos” sejam limpos corretamente.

Não se esqueça, também, de sempre começar a limpeza de casa de cima para baixo. Ou seja, inicie limpando as partes mais altas dos armários, das estantes, das paredes e do teto. Dessa forma, a poeira acumulada cairá no chão – que será limpo posteriormente.

Pessoa fazendo a limpeza de casa com vassoura e pá.

Dica #4: Use os produtos certos

Antes de usar qualquer produto de limpeza, é importante ler o rótulo e conferir se ele pode ser aplicado em superfícies, ou se é possível misturá-lo a outros produtos.

Os mais usados são os desinfetantes, que limpam e desinfetam porcelanatos e cerâmicas. Esse produto pode ser aplicado para lavar o piso frio da sua casa, especialmente no banheiro e na cozinha.

Para desinfetar mesas de vidro, armários e bancadas de cozinha, é possível usar o álcool 70 – que também pode ser diluído em água para a limpeza dos vidros das janelas.

O desengordurante é o mais indicado para fazer a limpeza do fogão, do forno, dos armários, do micro-ondas e da bancada da cozinha. Ele também pode ser usado para lavar o box do banheiro.

No caso dos porcelanatos, você poderá limpá-los diluindo detergente neutro em água. Se está sofrendo com manchas de bolor ou de mofo, por exemplo, poderá fazer uma misturinha com vinagre, limão e bicarbonato de sódio.

Atenção com os produtos multiuso! Dependendo das características das superfícies, eles podem acabar estragando.  Por isso, vale a pena tomar um cuidado especial com alguns móveis de madeira, bancadas de granito ou móveis de couro.

Se esses produtos tiverem ácido na fórmula, não devem ser usados nos porcelanatos e nem nos vidros. Então, sempre verifique o rótulo de cada produto e as recomendações de uso.

Dica #5: Cuidado com a limpeza das janelas

Os panos comuns, quando usados para limpar os vidros, podem deixar fiapos e até embaçar, piorando a situação. O indicado é utilizar panos de microfibra. Se quiser uma solução mais caseira, é possível reaproveitar camisetas antigas ou apostar no filtro de café.

Dica #6: Troque frequentemente a água

Para limpar o chão, não se esqueça de trocar a água frequentemente. Afinal, não adianta limpar um cômodo e usar a água suja para limpar outro, pois você só estará espalhando a sujeira. Fique de olho no balde que está sendo usado e, quando notar que a água está suja, faça a troca.

Dica #7: Não se esqueça dos eletrodomésticos

No dia da faxina mais pesada, não se esqueça de limpar também os eletrodomésticos, como o forno, o micro-ondas e a geladeira. O mesmo cuidado deve ser tomado com os utensílios de cozinha.

Deixar panelas com sujeira acumulada por muitos dias na pia pode fazer com que você perca muito tempo. Além disso, lavar corretamente os utensílios faz com que eles durem por muito mais tempo.

Dica #8: Atenção à limpeza dos móveis

Os móveis de madeira, como MDF, laca ou alto brilho, precisam de cuidados especiais com a limpeza. Você pode usar uma mistura de 3 copos de água, 1 colher de álcool e um pouco de sabão de coco líquido e borrifar na superfície a ser limpa. Depois, passe um pano branco, limpo, preferencialmente de algodão para remover a sujeira. Finalize lavando o pano em água corrente e aplique novamente sobre o móvel.

Depois que o móvel estiver seco, aplique uma camada de cera à base de silicone e lustre com um pano macio para dar brilho. Esse processo pode ser feito a cada 90 dias.

Os painéis com textura fosca devem ser limpos com movimentos horizontais ou verticais, nunca circulares. As portas de vidro e espelho podem ser limpas com limpa vidro e pano limpo ou papel toalha.

Não se esqueça de retirar o pó e a gordura das dobradiças e corrediças. Limpe essas peças com pano macio – que pode ser seco ou umedecido (mas é preciso secar depois).

Dicas para limpar cada ambiente da casa

Dependendo do ambiente, é preciso um cuidado especial com a limpeza de casa, certo? Por isso, separamos algumas dicas específicas que vão te ajudar. Confira!

7 dicas de limpeza na cozinha

A cozinha, sem dúvida, é um dos pontos que mais merece atenção na limpeza de casa, já que é onde manipulamos alimentos (e você não quer que bactérias, fungos e outros micro-organismos se proliferem por lá, não é mesmo?).

Veja as dicas que separamos:

1.    Uma vez por semana, retire tudo da geladeira e passe um pano úmido nas prateleiras. Faça uma mistura com 3 colheres de sopa de vinagre branco e 500ml de água;

2.    Uma vez por mês, remova todas as panelas, travessas, talheres e demais utensílios dos seus armários e limpe as prateleiras e gavetas com um limpador específico para cozinha ou com uma mistura de vinagre e água;

3.    Sempre que cozinhar, lave a louça e o fogão, usando um desengordurante próprio. Na faxina semanal, use um produto específico para retirar manchas e deixe agir por alguns minutos;

4.    Para desengordurar o piso frio, use uma mistura com 750ml de vinagre de álcool, 4 colheres de sopa de detergente neutro e 150ml de álcool;

5.    Para se livrar do odor e da sujeira acumulada na pia, use água fervente com suco de limão espremido no local;

6.    Sempre esvazie e limpe a lata de lixo;

7.    Mantenha a cozinha limpa criando o hábito de lavar a louça todos os dias e passar um pano no chão após cozinhar.

Como limpar a sala rapidamente

Aspirador de pó amarelo em cima do tapete da sala, que também contem um rack preto, uma TV e objetos decorativos.

A sala pode ser deixada como o último cômodo a ser limpo durante a limpeza de casa, mas nem por isso os cuidados são menores. É preciso organizar o ambiente, escolher os produtos adequados e limpar os móveis de forma correta.

Veja as dicas que separamos:

1.    Organize a bagunça! Retire os itens que não pertencem à sala, como roupas, brinquedos, copos usados etc.;

2.    Comece a limpeza de cima para baixo, primeiro dos móveis e depois do chão;

3.    Tire o pó dos móveis usando um pano de microfibra, uma flanela ou outro tecido macio. Use água e detergente neutro diluído para tirar o pó, espere secar e depois aplique lustra móveis. Não esqueça de verificar se o produto é indicado para o seu tipo de móvel;

4.    Passe aspirador no tapete, no sofá e em outros estofados;

5.    Se a sua sala tem piso cerâmico ou porcelanato, você pode lavar ou passar pano com uma mistura de detergente neutro e água;

6.    Para evitar que a sujeira da rua entre em casa, varra a parte externa e coloque um tapete na entrada para limpar os pés antes de entrar.

Como fazer a limpeza do quarto

O quarto deve estar sempre limpo e agradável, já que é onde dormimos e passamos boa parte do dia. Deixá-lo livre de poeiras é fundamental para evitar alergias. Veja algumas dicas:

1.    Comece limpando os móveis com um pano umedecido em detergente neutro, diluído em água. Espere secar e aplique o lustra móveis, caso o produto seja adequado para o tipo de móvel que você tem;

2.    Uma vez por mês, retire todas as roupas, sapatos e acessórios do armário e faça uma limpeza mais profunda das prateleiras e gavetas. Use um pano umedecido em uma solução com 2 litros de água e 2 colheres de sopa de detergente. Deixe as portas abertas para secar e arejar, depois, guarde tudo de volta;

3.    Limpe as janelas com limpa vidros e seque com um pano que não solte fiapo ou opte pelo papel toalha;

4.    Varra ou aspire o chão e depois passe um pano umedecido em 3 litros de água e detergente neutro. Se quiser um cheirinho gostoso, use um pouco de desinfetante (caso o seu piso permita o uso desse produto) ou cera (para pisos amadeirados).

6 dicas para a limpeza de banheiro

O banheiro precisa ser limpo frequentemente, pois é a área da casa mais sujeita a bolor e mofo, devido a umidade. Veja mais dicas interessantes:

1.    A cada 2 ou 3 dias, faça a limpeza do vaso sanitário Utilize água sanitária, luvas e uma escova apropriada. Aplique cloro em gel para potencializar a limpeza;

2.    Após o banho, diariamente, limpe o ralo do chuveiro, retirando cabelos e sujeiras que podem causar entupimentos;

3.    Limpe o chão com um pano de algodão limpo e umedecido em uma mistura de água e desinfetante. Você pode optar por lavar o chão com essa mistura e depois secar;

4.    Limpe o espelho com um produto específico;

5.    Use um desengordurante ou água quente e sabão para limpar o box do banheiro;

6.    Lave todo o banheiro, no mínimo, 1 vez por semana.

Conheça a Madesa

Viu só quantas dicas práticas e simples para a limpeza de casa? Confira mais ideias incríveis para facilitar sua rotina em nosso blog! Aproveite também as promoções imperdíveis da nossa loja oficial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui