O Natal é uma época maravilhosa, não é? Por onde passamos, sentimos no ar uma atmosfera diferente e especial, que nos convida a parar e admirar. 

Desde a expressão mais animada no rosto das pessoas, até a decoração em tons de vermelho, verde e dourado, que invade as ruas e residências. Ah, sem falar nas luzinhas, que destacam ainda mais cada detalhe — tudo isso deixa essa data ainda mais mágica.

Que tal trazer também essa sensação para dentro do seu lar?  Saiba que não precisa ser complicado trazer o clima do Natal para a sua casa: basta dar atenção a alguns detalhes  para que ele fique simplesmente perfeito e prontinho para receber quem você mais ama! 

Se você ficou interessado na ideia, vamos apresentar a seguir algumas dicas de decoração natalina simples para garantir mais conforto e beleza nos momentos de celebração. 

Vem com a gente descobrir como decorar o seu cantinho e fazer do seu lar um lugar repleto de bons sentimentos neste final de ano! 

Por onde começar a decoração?

Na hora de começar,  sabemos que existem aqueles itens considerados clássicos, que nunca saem de cena nessa época, concorda? E um deles é, sem dúvidas, a árvore de Natal. Inclusive, se engana quem pensa que ela não pode migrar para mais de um cômodo da casa. 

Isso mesmo! Ela é peça decorativa fundamental, podendo se fazer presente em diferentes ambientes do seu lar. Isso também traz um ar mais criativo à decoração, e pode facilitar no reaproveitamento de enfeites para que a tarefa fique ainda mais simples.

Dê uma olhada:

Como fazer uma decoração de Natal sem gastar muito?

Como comentamos, existem muitas maneiras de fazer uma decoração prática e bonita em casa. Para isso, basta aproveitar da melhor forma os cômodos, espaços e móveis!

Aparadores, racks, prateleiras, tudo isso pode ser decorado com itens festivos — ou simplesmente itens que você já tem nas cores natalinas, por exemplo. Assim, você traz o clima de Natal de maneira sutil e elegante na casa toda, sem precisar de enfeites mais caros e elaborados.

E lembre-se: você pode incrementar a decoração com outros objetos, incluindo aqueles de valor sentimental, como fotografias com pessoas especiais – que dão um ar todo acolhedor para os encontros em família.

Confira algumas das nossas inspirações:

Decorando o coração da casa: cozinha natalina!

E o lugar de maior interação da casa merece estar no clima da melhor época do ano. Pensando nisso, preparamos inspirações decorativas para você poder replicar aí na sua casa.

Com itens básicos, você já consegue transformar por completo a atmosfera da sua cozinha – deixando o ambiente propício para confraternizar e curtir muito cada detalhe. Vamos lá? 

Seguindo com a dica de aproveitar cada móvel e espaço disponível, sabe aqueles nichos e prateleiras que você costuma exibir suas louças, utensílios de café ou até seus temperinhos preferidos? Aproveite a ocasião e decore-os para o Natal também!

E os balcões do coração da casa também podem ser cenário da sua decoração natalina simples, basta explorá-los com a proposta que melhor combina com o seu espaço. 

Vale usar toda a sua criatividade na hora de decorar, viu? Lembrando que o uso das cores verde, vermelho e dourado são as mais famosinhas e merecem ganhar destaque aqui.

Mesa decorada: no clima para receber

E quando falamos em Natal, não há como esquecer dos pratos deliciosos que são servidos na ceia. Para que a sua mesa esteja à altura da refeição que será servida, contar com uma mesa bem decorada faz os olhos de qualquer morador ou convidado brilhar.

E não é por menos, né? Esses detalhes evidenciam a preocupação e o carinho do morador em cada preparativo, que torna o momento de confraternização ainda mais especial. 

Leia também: Mesa posta de Natal: passo a passo para montar a sua!

Caso for receber menos gente na sua casa, também temos uma sugestão para você: deixe a bancada da sua cozinha equipada e no melhor estilo natalino. Olha só:

Deixe o clima natalino invadir os ambientes

Trazendo uma dose extra de encanto aos ambientes, a iluminação é elemento fundamental na decoração dessa data especial. Não somente na árvore, as luzinhas também podem ser inseridas em outros locais, como pontos de luz sobre janelas, entre pendentes e também em móveis e prateleiras que você já tem em casa.

Essa também é uma ótima forma de garantir uma decoração natalina simples e linda!

E, só para reforçar a decoração de mesa posta que nós já mostramos, aproveite para aproximar muitos pontos de luz nesse local, podendo utilizar velas e outros objetos luminosos para decorar.

É importante não se esquecer da sala de estar, que também precisa estar em um clima bem aconchegante, reforçando aquela ideia mágica na hora de abrir os presentes e celebrar momentos especiais com a família.

Decoração natalina simples: explore as cores

Presentes em toda e qualquer decoração, as cores não poderiam ficar de fora da nossa lista. Além dos clássicos verde e vermelho, você pode trazer um toque da sua personalidade em diferentes tons, sem deixar de perder a essência natalina.

Amarelo, verde, branco e azul, ou ainda os tons pastel, são opções para alegrar a casa inteira, trazendo uma atmosfera moderna aos espaços. 

Essas cores podem estar distribuídas em diversos pontos da sua decoração, como guirlandas decoradas com bolinhas e também nos acessórios para mesa posta, como no sousplat ou jogo americano, por exemplo. 

Vale a pena explorar todas as possibilidades – que são bem variadas!

Agora que você já recebeu uma boa dose de inspiração, conta pra gente: qual proposta decorativa fará parte dos seus momentos especiais neste Natal?

Dê um “play” no vídeo para conferir todos os detalhes de uma decoração para cozinha natalina divina!

Siga acompanhando nossos conteúdos por aqui, e não deixe de dar uma conferida em tudo o que está rolando nas redes sociais da Madesa: Instagram, Facebook, Tik Tok, Pinterest, Twitter, Youtube e LinkedIn