A decoração vintage vem conquistando muitos corações e lares. Afinal, esse estilo deixa o ambiente com um ar nostálgico e acolhedor. Mas você sabe como surgiu esse termo e quais são as suas características? Hoje vamos responder suas dúvidas sobre o assunto e dar dicas de como criar uma ornamentação incrível. Confira!

O que é decoração vintage?

O termo vintage vem do inglês e é usado para se referir a itens antigos e de boa qualidade. Nesse sentido, a decoração vintage é um estilo que busca resgatar elementos do passado, principalmente das décadas de 1920 a 1960, e incorporá-los no ambiente.

Alguns dos principais itens usados neste estilo de decoração são os móveis. Mobiliários como porcelanas, cristais, luminárias e eletrodomésticos também costumam ser bastante procurados.

Normalmente, as peças costumam ser de valor elevado, já que, na maioria das vezes, são originais da época e possuem alta qualidade, mas um bom garimpo em feirinhas ou lojas especializadas podem lhe trazer peças únicas por um bom preço.

Como surgiu esse conceito?

Para entender o que é esse estilo, primeiro você precisa saber de onde o termo surgiu. Por muito tempo, ele foi utilizado para indicar as melhores colheitas de uva e identificar as safras boas.

Aos poucos, a palavra vintage começou a se ressignificar e passou a ser utilizada também pelo mundo da moda, arquitetura e design. Desde então, o termo passou a ser usado para falar sobre o ato de resgatar peças antigas, como os ladrilhos, móveis e itens de decoração em geral.

Vitrola tocando um disco de vinil laranja, item interessante para se usar em uma decoração vintage
Ao longo do tempo, o termo vintage foi ressignificado pela moda e arquitetura.

As peças deste modelo de decoração costumam ter uma paleta de cores características de cada época. Atualmente, a ornamentação transmite um ar de personalidade e de estilo para o ambiente, agregando sofisticação para os ambientes.

Qual a diferença entre vintage e retrô?

O estilo retrô é bastante confundido com a decoração vintage, mas a diferença entre os dois é bem simples. O vintage busca reutilizar objetos antigos e originais, enquanto o retrô faz apenas uma releitura de um estilo passado.

Assim, quando falamos sobre retrô, queremos dizer que um estilo de outra época foi usado como referência e inspiração para criar uma peça nova.

Como criar um ambiente vintage?

Gostou desse estilo de decoração mas ainda não faz ideia de como começar? Não se preocupe! Separamos algumas dicas incríveis que vão te ajudar na missão de montar uma decoração vintage.

1. Use cores neutras

Tons pastéis e cores neutras se encaixam em diversas tendências de decoração, mas elas combinam ainda mais com o estilo vintage. Aposte em tons marrons, beges e cremes para as paredes e móveis. Se você quiser deixar o ambiente mais colorido, é indicado privilegiar sempre tons mais claros e pastéis, como o azul-bebê, por exemplo.

2. Aposte em papéis de parede

Papéis de parede também são ótimos aliados para dar um ar vintage ao seu ambiente. Existem modelos para todos os gostos e você pode encontrá-los facilmente na internet. Nesse estilo, vale a pena focar em estampas florais ou com desenhos mais clássicos e sofisticados.

3. Invista em objetos antigos

Talvez algum familiar tenha uma vitrola ou uma câmera fotográfica que não funcionam mais, mas que podem combinar bastante com a sua decoração. Você também pode comprar livros usados antigos e discos de vinil em sebos para decorar sua estante, o que vai fazer toda a diferença no seu ambiente vintage.

4. Reutilize móveis

Aqui, a dica é buscar novas funcionalidades para algum móvel antigo. Sabe aquela cômoda velha no seu quarto que você não vê a hora de trocar por uma nova? Ela pode ser pintada com uma cor diferente e ser usada como decoração de algum outro espaço da sua casa. Uma cadeira de madeira pode servir como um suporte para um vaso de plantas ou até mesmo para livros. 

Onde encontrar itens vintage?

Câmera fotográfica Polaroid como parte da decoração vintage
Itens antigos interessantes podem ser mais fáceis de encontrar do que você imagina!

Agora que você já sabe como decorar sua casa com itens antigos, deve estar se perguntando onde encontrar esses objetos. Por isso, separamos mais algumas dicas para você!

1. Procure com a família

Você pode encontrar itens incríveis na casa dos seus familiares. Por isso, sempre procure nesses locais primeiro, principalmente pela história que a peça deve ter com a sua família.

Sabe aquela geladeira antiga colorida que você tanto queria, que sua vó não vai usar mais? Ou aquele aparelho de som que só está pegando pó? Pode ser que você só ache esses itens lá!

2. Feiras e antiquários

Esses locais têm muitos artefatos que podem cair perfeitamente no ambiente que você sonhou. Aposte em feiras para buscar por itens menores, como objetos de enfeitamento, e busque móveis maiores em antiquários, como cômodas, penteadeiras, rádios antigos e muito mais.

Para facilitar na escolha, você também pode optar por alguma década específica. Por exemplo: década de 30. Busque por elementos deste período e foque neste estilo. Sua busca será muito mais assertiva e fácil.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre decoração vintage? Então não deixe de conferir inspirações no nosso Pinterest e visitar nosso blog para ficar por dentro das tendências desse universo! 😉

Ah, e ao se cadastrar no nosso site, você recebe nossos conteúdos e promoções da nossa loja. Aproveite!