Seja você um cozinheiro de mão cheia ou que apenas precisa executar essa ação diária para compor alimentações básicas, ter uma cozinha bem equipada e pronta para atender todas as necessidades do lar é um dos desejos da maioria das pessoas.

Assim, são muitos os pontos para ter um balcão porta-temperos em sua cozinha, tanto para facilitar a localização dos temperos básicos, ou para aqueles mais compostos – que são perfeitos para pratos mais elaborados.

Confira, abaixo, algumas das principais razões para ter um balcão desse estilo em sua casa e acompanhe demais dicas para organizar cada vez melhor o seu espaço.

Balcão porta-temperos na cozinha: por que ter o seu?

Pensando em investir em um balcão porta-temperos para implementar o espaço de sua cozinha e ter um ambiente cada vez mais preparado?

Confira alguns dos principais motivos para ter o seu o quanto antes nesse cômodo tão querido pelos brasileiros:

  • Maior organização: que tal ter à disposição vários temperos e ter a plena certeza de que está usando o mais correto para sua receita?
  • Beleza única: nada mais agradável do que ter em sua decoração de cozinha diversos potinhos com especiarias únicas e que podem dar aquele visual único ao ambiente;
  • Inovação na comida: quem é que não gosta de ter diferentes combinações de temperos e inovar na hora de preparar um prato?

Essas são algumas das principais razões do porquê você deve ter à sua disposição o armário porta-temperos, portanto, pode ser a hora de procurar um modelo específico para sua cozinha.

Como escolher o seu balcão de porta temperos?

Escolher o modelo ideal para a composição da sua cozinha pode não ser a tarefa mais simples em um primeiro momento, principalmente pela grande quantidade de opções disponíveis.

Nesse caso, vale a pena levar em consideração alguns pontos específicos e que vão definir aquilo que deve ser filtrado, ou não, durante as decisões de escolha:

  • Observe as medidas: o primeiro passo para ter o balcão exato para o seu espaço é saber qual é o tamanho preciso desse item. Assim, você poderá ter uma maior noção do que cabe no espaço disponível;
  • Atenda as necessidades: aqui, é preciso ter o foco na quantidade de itens que a pessoa realmente utiliza na cozinha, incluindo os temperos ali existentes. Do contrário, não há necessidade de ter um móvel tão composto;
  • Foque nas características: pode ser que você queira um modelo com mais espaço para guardar os demais utensílios – sendo um com uma composição mais básica, com porta de correr, de abrir, de fechamento com imã… as possibilidades são muitas;
  • Escolha o design: assim como os outros móveis desse espaço, você também deve focar em quais são os modelos que mais combinam com o visual desejado no ambiente, portanto, tenha essa atenção.

Com certeza, com esses pequenos detalhes em mente, há grandes chances de você ter mais possibilidades de acertar na decoração, que pode parecer bem simples, mas acaba exercendo grande importância no espaço.

Itens indispensáveis para sua cozinha!

Agora que você já tem maior certeza de como deve ser o balcão porta-temperos para sua cozinha ficar cada vez mais bonita e funcional, tanto para uso individual quanto para receber convidados, veja abaixo mais algumas dicas para compor esse ambiente.

Existem muitos outros itens que precisam estar dispostos para que esse cômodo tenha a cara e a personalidade dos moradores. Por isso, não deixe de inseri-los na sua lista:

  • Balcões porta-pano: esse é um dos itens que, com certeza, pode passar despercebido em sua lista, mas que, com certeza, deve estar disposto para garantir a maior comodidade e usabilidade da cozinha;
  • Armários aéreos: tanto para ganhar espaço, quanto para compor melhor o design da cozinha, investir em armários aéreos é uma ótima opção para quem quer guardar seus itens, como louças, copos e utensílios mais leves;
  • Balcões embutidos: esse item é mais indicado para aqueles componentes que são mais pesados e não podem ficar suspensos, como é o caso de panelas mais robustas, assadeiras, travessas e demais itens;
  • Eletrodomésticos funcionais: principalmente para espaços compactos, é preciso escolher itens que tenham um menor tamanho, mas com a mesma funcionalidade dos modelos maiores, aproveitando, assim, o espaço do local;
  • Decoração única: como já foi destacado, é essencial que todos os moradores do lar tenham uma noção geral de quais são os reais desejos no espaço, inserindo, assim, quadros, utensílios e louças que melhor abracem esse objetivo comum.

Decorar uma casa não é uma atividade fácil e que começa do “zero”, é preciso ter muito planejamento, cuidado e direcionamento do que será aplicado e, assim, compor um décor único e especial.

Primeira decoração: o que levar em consideração?

Se você ainda está nessa primeira etapa de tentar compreender por onde e como começar todo esse processo, veja, a seguir, alguns pontos principais que podem facilitar bastante a sua vida:

  • Tenha um orçamento definido: afinal, de nada adianta começar a procurar e se encantar com vários modelos para compor os espaços, porém, não conseguir arcar com os custos;
  • Entenda a necessidade: é claro que desejamos encher todos os cantinhos possíveis com tudo o que mais gostamos, seja aquele bibelô que você ganhou da sua avó ou algum outro item trazido de uma longa viagem. Mas, pense bem em qual a real necessidade, para não poluir o ambiente;
  • Escolha um tema: tenha em mente uma decoração específica para seguir e, assim, defina os demais móveis e artefatos que deixarão a sua casa com o seu estilo. 

Todos esses três simples passos podem parecer muito básicos, mas que, com certeza, vão te ajudar a ter um melhor direcionamento no que deve ser feito.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando aqui, no Blog da Madesa, informações completas sobre decoração de casa, móveis mais indicados e muito mais.

Além disso, não deixe de conferir todas as ofertas e itens especiais aqui em nosso site madesa.com!