A mesa posta é uma habilidade capaz de deixar qualquer espaço mais aconchegante e convidativo. Seja para a própria família, ou para receber convidados em casa, decorar a mesa fará com que esses momentos de confraternização sejam ainda mais inesquecíveis.

Se você está em busca de dicas de mesa posta, saiba que não é preciso muita complicação para ter uma mesa bonita e preparada para sua recepção. Com algumas dicas e truques, você deixará seu momento ainda mais especial. 

Confira as ideias que a Madesa separou!

O que é mesa posta?

Chamamos de mesa posta o ato de montar uma mesa com todos os detalhes e utensílios necessários para um jantar, almoço, café da manhã ou café da tarde. A principal função dessa organização é deixar o espaço preparado para receber os convidados.

Em geral, o conceito de mesa posta está associado às regras de etiqueta, com a mesa posta clássica, que envolve os locais específicos e os tipos certos de talheres, taças etc. Mas, se você for fazer um evento informal, não precisa se preocupar muito com essas questões. O ideal é criar uma mesa que seja agradável e faça sentido para você e seus convidados.

O que uma mesa posta deve ter?

Para que uma mesa posta seja adequada, prática e bonita, é preciso que alguns itens estejam presentes. Veja quais são eles.

Toalha de mesa ou jogos americanos

A toalha de mesa é um item básico e que ajuda a dar destaque à sua decoração. Se você está pensando em usar louças, talheres, copos e itens decorativos mais coloridos e vibrantes, prefira uma toalha neutra, como a branca, que é um clássico.

se as suas louças e demais itens são neutros, que tal ousar com a toalha de mesa? Você pode tanto investir em uma toalha colorida, como uma versão estampada.

E quem quiser dispensar a toalha, também pode. Nesse caso, os jogos americanos são ótimos aliados. Essa é uma ideia bem bacana para quem deseja uma mesa posta moderna, minimalista ou, ainda, para quem tem uma mesa bem bonita e quer valorizar o móvel na decoração.

Louças

A escolha das louças irá depender  se você está montando uma mesa para um jantar, almoço, café da tarde ou café da manhã, por exemplo. 

Os pratos devem seguir a quantidade de convidados. Debaixo deles, o sousplat é uma figura interessante. Principalmente se  você for  fazer a troca de pratos — por exemplo, para servir a entrada, o prato principal e a sobremesa. Assim, você pode retirar os pratos dos convidados e o sousplat continuará na mesa.

O ideal é que o sousplat seja colocado dois dedos acima da borda da mesa, para que não encoste no convidado. Ele pode ser tanto da cor do prato, como em uma cor ou estilo contrastante, trazendo um ar mais vibrante à sua mesa posta.

Embora ele seja mais comum em almoços e jantares, também pode estar presente no café da manhã. Nesse caso, só tome cuidado porque a maioria dos sousplat têm encaixe para prato raso e pode ficar estranho no prato de lanche ou sobremesa.

Além dos pratos e sousplat, você pode pensar em louças adicionais, caso vá servir à mesa ou deixar os itens em um aparador. Por exemplo, as travessas de louças para servir, bandejas e também bules, pires e boleiras, no caso de café da manhã ou da tarde.

Talheres

Os talheres são indispensáveis para a mesa posta, desde os mais simples, até os mais sofisticados. O ideal é posicioná-los de fora para dentro, de acordo com o que será usado primeiro. 

As facas ficam sempre à direita dos pratos, com as lâminas voltadas para o prato. Os garfos costumam ficar à esquerda e as colheres à direita das facas.

Além dos tradicionais garfos, facas e colheres, invista em opções adicionais para deixar sua mesa posta mais prática para os convidados, como: espátulas, conchas, facas de corte, facas de pão etc. O ideal é que os talheres de servir acompanhem o tipo de refeição.

Embora sejam indispensáveis em termos de funcionalidade, os talheres também ajudam a decorar. Há modelos de diferentes estilos e cores, capazes de dar um “up” na decoração da sua mesa.

Copos e taças

Os copos e taças trazem elegância e funcionalidade à sua mesa posta. Eles devem seguir o tipo de refeição que será servida. 

De acordo com as regras de etiqueta, existem 3 tipos de taças que devem ser usadas nas refeições principais: a taça para vinho tinto, a taça para vinho branco e a taça para água (que pode ser usada para sucos e refrigerantes). Isso não significa que todas serão obrigatórias na sua mesa, já que tudo dependerá do que você for servir.

O ideal é que você tenha, no mínimo, taças para água e ao menos uma taça de vinho. As taças de água devem ser posicionadas acima das facas.

Xícaras e pires

No caso da mesa posta para café da manhã, café da tarde ou brunch, você precisará pensar também nas xícaras e pires.

As xícaras de café e de chá devem ser usadas com seus respectivos pires. Mesmo após as refeições principais, esses itens podem aparecer, já que muitas pessoas gostam de apreciar um cafezinho, por isso, é bom estar prevenido com essas louças para usar também em almoços e jantares.

Guardanapos

Uma mesa posta bonita não deve contar com o papel toalha. O ideal é ter um conjunto de guardanapos de tecido. Os mais usados são de algodão ou de linho. Você pode usar os guardanapos para transformar sua decoração. 

Outro item que ajuda a decorar é o porta-guardanapo. Ele pode ser encontrado em anéis e diversos formatos. Os mais criativos podem, até mesmo, criar seu próprio porta-guardanapo ou incluir algum mimo — como o nome do convidado.

Como fazer uma mesa posta?

Ainda está difícil fazer sua mesa posta? Montamos um passo a passo para te ajudar:

1. Comece com a toalha ou o jogo americano. Depois, coloque o sousplat. No caso do jogo americano e do sousplat, é preciso ter um para cada convidado e o item precisa ser posicionado de frente à cadeira. Ah, e caso opte pela toalha, cuidado com o comprimento, evitando as muito longas, que podem ser desconfortáveis para os convidados;

2. Organize os pratos de acordo com o menu. Coloque os pratos menores sobre os maiores. Use primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado depois que os convidados terminarem a refeição principal. Caso vá servir petiscos antes da refeição principal, adicione um prato menor, no canto superior esquerdo e uma faca de pão sobre ele;

3. Os garfos devem ser dispostos do lado esquerdo, do menor para o maior e de fora para dentro. Assim, no canto mais externo, deve vir o de salada, depois o de peixe (se você for servir peixe), então o garfo principal. Do lado direito são dispostas as facas e colheres, também de fora para dentro, primeiro a colher de sopa (caso vá servir sopa), a faca da entrada e a faca principal, com a colher de sobremesa acima do prato;

4. O guardanapo fica do lado esquerdo;

5. As taças ficam no canto superior direito, a primeira é de vinho tinto, depois a de vinho branco e por último a de água.

Café da manhã, brunch ou café da tarde

Nesse caso, use pratos de sobremesa, xícaras de chá, café, copo de suco e guardanapos. A disposição é a mesma, com as xícaras, pires e colheres de café e de chá no canto superior direito (no lugar das taças) e o copo de suco ao lado.

Caso vá dispor os alimentos sobre a mesa, lembre-se de usar bandejas, travessas, boleiras e outras louças para servir que combinem com o estilo e a decoração da sua mesa posta. 

Nos brunchs, a composição é semelhante à mesa de café da manhã, o que muda são os pratos rasos maiores e os talheres principais, já que a refeição servida é intermediária entre café da manhã e almoço.

Como decorar uma mesa posta?

Além dos pratos, talheres, copos e taças, existem outros detalhes que compõem uma mesa posta e ajudam a decorar.

No centro da mesa, por exemplo, você pode incluir um arranjo com flores, folhagens ou outros elementos (caso seja uma mesa de Natal, pode usar itens de decoração da época, assim como para a Páscoa, é possível usar ovos e coelhos). 

Tome cuidado para que esse arranjo central não seja muito alto, a ponto de atrapalhar a conversa entre os convidados.

Além do vaso central, você pode usar outros detalhes ao longo da mesa. Como velas e castiçais para jantares, garrafas de vidro com flores, folhagens etc.

Pense no estilo que deseja imprimir e use detalhes decorativos de acordo com ele. Veja algumas ideias:

1. Mesa estilo rústico: use itens de madeira como sousplat ou para decorar e dê preferência às flores do campo. As estampas xadrez também ficam ótimas;

2. Mesa estilo romântico: detalhes em renda e cores suaves, como o rosa, são muito bem-vindos, assim como as estampas de coração ou floral;

3. Mesa estilo moderno: nesse caso, prefira uma decoração clean, com cores básicas e claras e detalhes em aço inox e vidro;

4. Mesa estilo provençal: estampas florais são a marca desse estilo, assim como uma louça mais trabalhada, detalhes em madeira ou em pátina e flores do campo;

5. Mesa estilo tropical: invista em folhagens, materiais em bambu e cores como verde, amarelo, marrom e laranja;

6. Mesa posta simples: nesse caso, pense no estilo que melhor combina com a recepção que está montando, as louças e os detalhes que você já possui. 

Como você pode notar, a mesa posta é uma forma de preparar a recepção para seus convidados, decorando e encantando em cada detalhe. 

Embora existam várias regras de etiqueta, se você for fazer uma recepção mais informal, não precisa contar com todos os pratos, talheres e taças recomendados.

Você ainda pode pensar em projetinhos DIY para deixar sua recepção mais personalizada. Por exemplo, com um recadinho de boas-vindas para os convidados nos guardanapos ou com o menu da noite. Também é possível montar a mesa decorando com fotos e outros detalhes personalizados.

Conheça as regras, mas adapte-as para a sua realidade e para o estilo dos convidados que você irá receber. O item que não pode faltar em nenhuma mesa posta é o carinho de receber bem.

Gostou das nossas dicas? Cadastre-se na nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do Blog!