Organizar um chá de panela é um evento super divertido da listinha de pré-casamento, mas que precisa de uma atenção especial. Isso porque, existem diversas dúvidas sobre o assunto, como: por onde começar, o que pedir, entre outras questões. 

E para organizar esse evento tradicional, é importante seguir algumas dicas, que são essenciais para esse momento. Mas afinal, quais são elas?

Para esclarecer todas as suas dúvidas e organizar um chá de panela marcante, nós, da Madesa, preparamos um conteúdo completo. Nele, você vai encontrar um guia detalhado para planejar o seu evento. Vamos lá?

Você pode ler também: Tendências: veja os 5 itens mais desejados em uma cozinha.

Dicas para organizar um chá de panela

O chá de panela ou de cozinha é um evento das tradições antigas, que funciona como um rito de passagem para os noivos. Quem opta pelas tradicionalidades do casamento, inclui a organização de um.

Mas, afinal, como começar a planejar um chá de panela? Para garantir um evento especial, é necessário dar atenção aos principais pontos. Abaixo, você confere todas as dicas!

Monte a lista com os convidados

Definir quais serão seus convidados é um dos principais passos do seu planejamento. Isso porque, é importante analisar se será apenas mulheres ou os homens também serão convidados.

A escolha vai depender bastante da sua preferência, já que não há uma regra padrão para a lista de convidados. Além disso, com uma lista definida, você consegue delimitar a quantidade de pessoas e escolher o espaço.

Por isso, é indispensável montar a listinha, pois ela vai ajudar bastante em outros momentos na hora de organizar o chá de panela.

Não sabe quem convidar? A dica é começar pela família mais íntima e as madrinhas, tanto da parte do noivo, como da noiva. Lembre-se que é um momento muito importante, que você vai compartilhar com as pessoas mais queridas.

Defina a lista dos presentes

Como o objetivo do chá de panela é presentear o casal com utensílios de cozinha, é fundamental definir quais são os mais importantes. É claro, como vocês vão começar uma vida do zero, tudo será essencial, certo?

Contudo, é necessário definir quais são os utensílios mais importantes para o começo dessa nova jornada do casal. Está em dúvidas sobre quais utensílios incluir na sua lista? Abaixo, você confere os principais.

Eletrodomésticos

  • Liquidificador;
  • Sanduicheira;
  • Espremedor de frutas;
  • Mixer;
  • Airfryer;
  • Cafeteira.

Utensílios domésticos

  • Conjunto de talheres;
  • Conjunto de panelas;
  • Conjunto de potes;
  • Travessas e assadeiras;
  • Aparelho de jantar;
  • Abridor de garrafa;
  • Escorredores;
  • Medidores;
  • Copos e taças;
  • Jogo de xícaras;
  • Pratos;
  • Tábuas de corte.

Acessórios decorativos

  • Centros de mesa;
  • Aventais;
  • Quadros de notas;
  • Descansos de panelas;
  • Suporte para panelas;
  • Organizadores.

Selecione uma loja para a escolha dos presentes

Então, você também pode optar por uma determinada loja, onde será definida uma lista com os produtos da sua preferência. Além disso, é possível facilitar a compra para os convidados. 

A dica é escolher uma loja específica, com chá de cozinha simples, conforme as suas necessidades e dos seus convidados. Lembre-se que é importante dar atenção a todos os detalhes.

Existem diversas opções para você escolher, principalmente as lojas que possuem e-commerce. Isso facilita bastante o dia a dia, tanto dos noivos, como dos convidados, oferecendo praticidade na escolha dos presentes.

Escolha uma data para o chá de panela

Com os principais pontos definidos, o próximo passo é escolher a data para a realização do seu chá de panela. É necessário dar atenção ao período do seu casamento, isso porque, o recomendado é realizar um mês antes da cerimônia.

Dessa forma, você consegue fazer com que o evento não seja feito muito longe ou perto da data do seu casamento. Contudo, não há uma regra sobre esse tópico, faça conforme a sua necessidade e disponibilidade.

Atente-se ao local e a decoração

Agora que você já tem uma data para a realização do chá de panela, é importante atentar-se ao local que acontecerá o evento. Então, baseado na sua lista de convidados, você consegue ter noção dos espaços necessários.

No entanto, a definição do tamanho do local será de acordo com a necessidade do evento. Por exemplo, se você prefere algo mais íntimo, escolha um local pequeno e reservado. Ou se a ideia for algo grande, invista em um espaço bem maior.

E a partir da escolha do local, você vai definir a decoração do seu chá de panela. Existem diversos temas que proporcionam charme e criatividade ao evento.

A dica é investir na decoração da mesa principal, utilizando painéis com porta-retratos, balões, lembrancinhas, flores, docinhos, entre outros. Lembre-se que o tema vai depender do seu momento.  

Defina o cardápio do evento

Em um evento como o chá de panela, o cardápio não pode ser deixado de lado. Os comes e bebes são essenciais para deixar o momento mais divertido e agradável a todos. 

Além disso, é importante ressaltar que a comida vai depender bastante do tema escolhido para o chá de panela, e principalmente pelo horário da festa. Leve em consideração todos esses detalhes para organizar da melhor forma o seu cardápio.

Escolha as lembrancinhas

Não podemos esquecer de citar as lembrancinhas, sendo um item principal para os convidados. Esse acessório será uma memória desse momento tão especial para os noivos, além de ser uma forma de agradecimento aos convidados.

Quem organiza o chá de panela?

Nas tradições, as madrinhas são as pessoas encarregadas de organizar o chá de panela. Contudo, hoje em dia, é possível contratar pessoas especializadas para cuidar desse momento especial.

É claro, sempre acompanhado do casal e, caso você queira, pelas suas madrinhas também. Antes de tudo, é fundamental pensar para quem será destinada essa função tão importante.

Organizar um chá de panela pode não ser uma tarefa tão fácil, mas é bastante divertido. E com as dicas certas, você consegue planejar um evento super marcante e garantir a melhor experiência a todos. Então, quando chegar a hora, dê atenção para a lista de convidados, escolha do lugar, decoração e muitos outros detalhes. 

Curtiu o conteúdo? Esperamos que sim! Nós, da Madesa, nos preocupamos com o bem-estar dos nossos clientes. Por isso, estamos sempre nos atualizando nas tendências do mercado, para trazer as melhores dicas. Clique aqui e inspire-se em nosso Pinterest.