Uma cozinha, principalmente se for pequena, exige mais cuidado na hora de organizar os móveis e eletrodomésticos. Isso porque, é necessário saber como aproveitar cada espaço disponível nesse ambiente, e é aí que entram os nichos para forno e micro-ondas.

Eles são peças fundamentais para garantir sucesso na hora de otimizar a cozinha. Porém, a dúvida que surge é: é possível colocar esses eletrodomésticos em nichos? Não é muito pesado? Existem diversos modelos desse item, que oferecem maior praticidade e capacidade para o cômodo.   

Mas, afinal, como é possível aproveitar os espaços da cozinha com nichos de eletrodomésticos? Para você descobrir a resposta dessa pergunta, basta acompanhar o conteúdo até o final. Porque nós, da Madesa, preparamos ele detalhadamente, com várias dicas. Vem conferir! 

Você pode ler também: Como deixar a cozinha mais aconchegante? 7 dicas essenciais!

Como organizar a cozinha com nichos para forno e micro-ondas? 

Quando falamos de cozinhas pequenas, é necessário dar atenção à organização dos eletrodomésticos. Isso porque, eles podem ocupar bastante espaço nesse cômodo e acabam deixando o ambiente menor. 

Saiba que os nichos para forno e micro-ondas são as melhores opções na hora de deixar a cozinha organizada. Com eles, você consegue aproveitar cada cantinho disponível, principalmente se o espaço for pequeno.  

E para fazer isso, é necessário atentar-se a alguns aspectos na hora de aproveitar todo espaço da cozinha com os nichos. Abaixo, você confere as principais dicas, que vão ajudar na organização do ambiente. Veja!

Conheça os tipos de nichos para forno e micro-ondas

Uma das primeiras coisas que você precisa conhecer são os tipos de nichos para forno e micro-ondas. Existem vários modelos, com diferentes funcionalidades e perfis, que podem ser usados facilmente em conjunto com os armários.

  • Nichos vazados: esse modelo é bastante funcional e prático, pois não exige muitos detalhes na hora da instalação. Além disso, a peça deixa um visual mais moderno, principalmente se a sua cozinha possui algum papel de parede.
  • Nichos com divisórias: essa peça proporciona ainda mais funcionalidade ao ambiente, pois é possível fazer a divisão entre os utensílios e eletrodomésticos. Nele, você pode guardar temperos, junto ao forno ou micro-ondas, sem prejudicar nas combinações. Dessa forma, esses objetos serão acomodados com estilo na sua cozinha.
  • Nichos embutidos nos armários: esse tipo é perfeito para aproveitar cada espaço da sua cozinha, além de completar a decoração do ambiente. Os embutidos proporcionam um ar de sofisticação e elegância, por sua proposta oferecer discrição aos eletrodomésticos. Com ele, você consegue deixar sua cozinha organizada e super prática. 

Os nichos para forno e micro-ondas são essenciais na cozinha, isso porque, eles liberam espaço nas bancadas. Dessa forma, por ser uma peça bastante versátil e prática, acaba aproveitando melhor o espaço do ambiente.

Outro conteúdo bem útil para explorar: 4 móveis indispensáveis para você ter na sua cozinha.

Onde colocar os nichos para forno e micro-ondas?

Além de serem bastante funcionais, os nichos para forno e micro-ondas completam a decoração do ambiente. Por isso, é importante dar atenção ao lugar que eles serão instalados, para não interferir no cômodo e aproveitar qualquer espaço disponível. 

Uma das primeiras coisas que precisam ser consideradas é a altura do nicho, principalmente em cozinhas pequenas. Isso porque, você consegue deixar o ambiente muito mais amplo. 

  • Acima do gabinete de pia: esse é um dos lugares mais utilizados na hora de instalar os nichos para forno e micro-ondas. Isso porque, é um dos espaços mais acessíveis da cozinha, possibilitando maior praticidade na hora de utilizar o eletrodoméstico. Além disso, é possível aproveitar esse espaço vago.
  • Embaixo da bancada: agora, se a sua necessidade não é ter um nicho suspenso, é possível colocá-los nessa área, principalmente se o eletrodoméstico for um forno elétrico. Dessa forma, você não precisa ocupar os espaços de cima da bancada, ficando livre para outros utensílios. 
  • Nos armários da cozinha: esse lugar também é uma ótima opção, isso porque, os nichos junto aos armários são bastante comuns. É possível garantir funcionalidade, além de proporcionar uma visão mais ampla do ambiente. 

Tamanho e capacidade ideal de nichos para forno e micro-ondas

Outro ponto importante que também precisa ser analisado é qual o tamanho ideal, além da capacidade para suportar o eletrodoméstico. Isso porque, um forno e micro-ondas não é um objeto muito leve, certo? 

No geral, o tamanho padrão de nichos para forno e micro-ondas precisa ser de 30 a 55 cm de profundidade.

Enquanto isso, a capacidade dos nichos dependerá bastante do tipo de material que será fabricado. Isso porque, existem modelos variados, no qual são mais indicados para esse tipo de peça. 

Material dos nichos para forno e micro-ondas

Na hora de organizar sua cozinha, é importante dar atenção ao material de fabricação dos móveis e objetos do espaço. Isso porque ele precisa ser resistente à umidade, além de facilitar na limpeza.

Geralmente, os materiais mais utilizados para fabricação dos nichos são de MDF ou MDP. Ambos os materiais são bastante resistentes, além de super funcionais e práticos. Eles oferecem a capacidade ideal para suportar eletrodomésticos, como forno ou micro-ondas. 

Saiba que a escolha do material vai influenciar bastante na decoração do seu ambiente, além da organização também. Por isso, é fundamental dar atenção a esse ponto específico na hora de aproveitar cada espaço do cômodo. 

Por fim, uma última dica para usar os nichos, é que eles precisam ser instalados sempre próximo de alguma tomada. Dessa forma, você consegue ligar os eletrodomésticos, sem precisar fazer nenhuma alteração na parede. 

Gostou do conteúdo? Os nichos para forno e micro-ondas são indispensáveis na hora de aproveitar cada espaço da sua cozinha. Isso porque, eles são peças multifuncionais e práticas, além de decorativas, que contribuem bastante com o visual da cozinha. 

E onde encontrar esse item? No site madesa.com, você encontra diversas opções para combinar com a sua cozinha. Clique aqui para começar a organizar seu ambiente e aproveite o melhor dos descontos da Black da casa nova