A quantidade de pessoas trabalhando direto de casa aumentou rapidamente nos últimos dois anos. A incorporação do trabalho remoto à rotina das empresas, que já era uma tendência, acabou acelerada pela pandemia de covid-19. Com isso, muita gente precisou se adaptar. Em meio à dificuldade de encontrar um espacinho reservado, uma das formas de lidar com a situação foi colocar o home office na sala.

Nesse texto, você vai descobrir os elementos essenciais para montar o seu escritório em casa, além de sugestões para adaptar a sala de casa a essa nova realidade e dicas para deixar o seu cantinho ainda mais bonito e confortável. Contudo, antes disso, é importante conferir alguns dados que mostram o grande impacto do trabalho remoto na rotina dos profissionais.

O crescimento do home office

Um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda em 2018, já mostrava que 3,8 milhões de pessoas trabalhavam remotamente no Brasil. O modelo era muito popular entre freelancers e adotado por startups e outros tipos de negócios que atuam quase inteiramente on-line, como lojas virtuais.

Àquela altura, poder trabalhar de casa era o sonho de muita gente. Em um levantamento feito pelo Buffer, 98% dos entrevistados queria ter a chance de fazer isso pelo menos uma vez na vida. 

De fato, entre os que já trabalhavam em home office, 71% dos participantes entrevistados em um estudo da Owl Labs se diziam felizes. Entre os benefícios citados, destacam-se a rotina flexível e a possibilidade de equilibrar melhor a vida pessoal e a profissional.

Tais vantagens podem ter sido um alento em meio ao que viria a seguir. A pandemia de covid-19 forçou muitas empresas a adotar o trabalho remoto. 

Segundo a pesquisa da empresa de consultoria BTA, essa nova realidade se tornou o padrão para 43% das organizações no país, as quais tinham cerca de 60% de seus colaboradores trabalhando de casa. Cenário que não deve mudar tão cedo.

Como montar um home office

Home office na sala contando com escrivaninha de caixotes.

Se você é uma das pessoas que teve que passar a trabalhar em casa, talvez tenha se deparado com algumas dificuldades. Uma delas, certamente, é encontrar um bom lugar para seu pequeno escritório. Para começar a pensar nisso, vale considerar os elementos essenciais que você vai precisar.

Mesa

A mesa de trabalho é o componente central do seu kit de home office. Dependendo das funções que você precisa desempenhar, o tamanho ea  quantidade de recursos dela pode variar. 

Ter apenas o espaço necessário para colocar o seu computador pode ser o suficiente em muitos casos. Assim, é só garantir que o equipamento vai caber e que você ainda terá condições de apoiar bem os braços em uma posição paralela ao solo, nem muito baixo, nem muito alto – como indicam as boas práticas de ergonomia. 

Se você precisa de outros equipamentos e materiais de escritório, considere mesas com gavetas e nichos. Em todo caso, também é possível obter esses elementos em peças separadas, o que vai dar mais possibilidades de deixar o espaço perfeitamente ajustado, especialmente se ele for pequeno.

Cadeira

Esse é um item no qual as pessoas não pensam muito em um primeiro momento, mas que faz uma diferença gigantesca. Uma boa cadeira evita problemas de postura, que podem resultar em dores crônicas, principalmente nas costas e no pescoço. 

Por isso, dê preferência a modelos focados em ergonomia. A cadeira precisa ter rodízios e ajustes diversos – altura do assento, altura do apoio de braço e inclinação do encosto são os elementos essenciais para garantir seu conforto.

Armários e gaveteiros

Mesmo fazendo quase tudo pelo computador, os arquivos em papel ainda são parte da rotina de certos departamentos dentro de uma empresa. Por isso, pode fazer sentido contar com um armário ou um gaveteiro no seu home office. Procure por móveis que facilitem o armazenamento e a organização dos seus materiais. Se o espaço é pequeno, os gaveteiros são opções interessantes pela facilidade de poder acomodá-los em qualquer cantinho.

Iluminação

O cuidado com a iluminação é indispensável, pois torna o ambiente mais agradável. O ideal é sempre montar o seu cantinho de home office perto de uma janela. Se não for possível, invista um tempinho para escolher uma boa luminária, preferencialmente com luz branca.

Como montar um home office na sala

Agora, vamos a algumas dicas específicas para quem precisa montar um home office na sala. O mais importante nessa situação é conseguir encontrar conforto para os momentos de trabalho, sem prejudicar a circulação pelo cômodo. Tudo isso com um visual fluido, posicionando os móveis de escritório de uma forma harmônica. Veja algumas sugestões.

Móveis como divisória

Desenvolver ambientes integrados é uma forte tendência para a decoração de casas, principalmente porque os imóveis estão ficando cada vez menores. Assim, ao invés de ter paredes separando um cômodo do outro, é possível utilizar os próprios móveis como divisória.

O encosto do sofá pode demarcar a separação entre a sala e o home office, por exemplo. Nesse caso, a mesa fica posicionada atrás do sofá. Outra alternativa é ter prateleiras vazadas. Elas vão servir como fronteira entre os ambientes e ainda serão o local ideal para guardar materiais que não precisam estar na mesa o tempo todo.

Estante com escrivaninha integrada

A opção anterior fica melhor com a mesa posicionada no centro da sala. Contudo, se você prefere colocá-la nos cantos, vale a pena considerar o uso de uma estante com escrivaninha integrada. É uma maneira de deixar seu espaço de trabalho menos exposto e facilita bastante na hora de organizar seus materiais de trabalho.

Aproveite a janela

Lembra de quando mencionamos a importância da iluminação para seu espaço de trabalho? Se você pretende colocar seu home office na sala e há uma janela grande à disposição, não pense duas vezes. 

O único cuidado é garantir que o sol não vá atrapalhar a sua visão. Para isso, observe o ângulo em que a luz entra e de que maneira isso se altera ao longo do dia

Explore espaços vazios

Um olhar mais atento na decoração da sua sala pode revelar aquele cantinho mal aproveitado, que fica vazio e sem uso. Se esse é o seu caso, considere mudar um pouco a distribuição dos móveis para posicionar sua mesa de trabalho exatamente nesse espaço ou até abrir uma área melhor em outros pontos. 

Decoração para home office

Cliente Madesa no seu home office na sala.

Já falamos sobre os itens essenciais do seu pequeno escritório doméstico e demos algumas sugestões para encontrar um espacinho na sua sala. Agora, é hora de abordarmos alguns detalhes que vão deixar o ambiente mais bonito, inspirador e organizado.

Cores

Você sabia que as cores do ambiente de trabalho também interferem na produtividade? Não por acaso, empresas da área de tecnologia, como o Google, investem em decorações que trabalham as cores de forma estratégica. 

Departamentos que atuam muito com a criatividade requerem cores mais quentes e vibrantes, enquanto áreas que demandam concentração ficam com tons frios, que trazem calma. 

O ideal é saber equilibrar o uso de cores diferentes. Um local todo branco pode ficar exageradamente iluminado, o que se torna cansativo depois de um tempo. Entretanto, com a aplicação pontual de outras cores, o espaço fica mais atrativo.

Plantas

Um toque de natureza na decoração do seu home office sempre vai bem. Por isso, pense na possibilidade de posicionar algumas plantas no cômodo ou até mesmo na sua mesa de trabalho, caso haja espaço para isso. Assim, seu cantinho fica mais fresco e agradável, especialmente nos dias mais quentes.

Outra vantagem de ter plantas por perto é a sensação de relaxamento. Certas espécies ajudam a reduzir a adrenalina no corpo e melhoram a oxigenação no cérebro. Isso é ainda mais notável em plantas com flores, cujos aromas agem diretamente no olfato.

A escolha das melhores plantas para o home office na sala deve levar em conta as características das espécies. Algumas são melhores para ambientes com temperaturas altas, enquanto outras se adaptam melhor a climas frios. Também há diferenças na resistência à luz do sol e na quantidade de água que cada planta demanda.

Home office de cliente Madesa.

Itens de organização

Além de um armário ou de um gaveteiro, é importante ter outros itens para deixar seu local de trabalho organizado. A papelada pode ser colocada em pastas. Se você trabalha com muito equipamento, as caixas organizadoras podem ajudar muito. 

Quem usa muitos eletrônicos ao mesmo tempo e sofre com o emaranhado de cabos, pode recorrer aos organizadores de cabos e esconder tudo atrás da mesa. Tudo isso faz com que seu local de trabalho fique bem mais confortável.

Conheça a Arbo Imóveis

E aí, gostou do conteúdo? Este artigo foi produzido em uma parceria da Madesa com a Arbo Imóveis, startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar processos de compra e locação com o uso da tecnologia. Conheça o Portal Arbo e encontre os melhores imóveis em centenas de cidades.