Veja dicas para tornar o seu escritório em casa mais funcional e agradável ao mesmo tempo.

Trabalhar em um escritório em casa pode ser o sonho (ou o pesadelo) de muitos! Afinal, manter uma rotina regrada e não cair nas distrações exige muita disciplina de quem está em home office. 

Algumas pessoas conseguem render melhor quando exercem as suas funções na sua residência. Outras, perdem o foco rápido, não conseguem performar e se sentem mais cansadas e sonolentas.

Se você faz parte do segundo grupo, saiba que a organização e a decoração podem te ajudar. Quer saber como? Então siga a leitura!

Como montar um escritório em casa: 5 dicas incríveis

A verdade é que, para criar uma rotina de home office que tenha eficiência, é necessário ter um ambiente agradável e que estimule as suas funções diárias. Para isso, a Madesa Móveis trouxe 5 dicas incríveis para você aprender a montar um escritório em casa.

1. Menos é mais!

É normal querer montar um super escritório totalmente diferente dos convencionais, com móveis e decoração que combinem com nossa personalidade. Muitas pessoas acreditam que um ambiente assim é o que traz rendimento para o trabalho.

Nesses casos, é importante considerar que, em ambientes que precisamos ficar focados, menos é mais. Um grande exemplo para esta questão são os móveis e apetrechos curvos. Uma cadeira curvilínea e inovadora pode não ser o ideal para passar um dia todo sentado nela.

Isso não significa que você deve abrir mão de seu estilo, mas que é importante buscar opções mais simples, como móveis retos e cadeiras confortáveis. Assim, é possível evitar distrações e garantir um dia prazeroso e focado. É preciso considerar alguns fatores, como o conforto, a viabilidade e a funcionalidade.

No quesito conforto, busque por cadeiras que forneçam bem-estar para passar o dia todo sentado. Também pense na viabilidade dos móveis do local, considerando o tamanho do espaço e se você precisa mesmo daquilo. 

Refletir sobre a funcionalidade de cada móvel também é fundamental para entender as necessidades do seu escritório. Pensando nestes 3 pontos, você pode criar um escritório em casa excelente para realizar suas atividades. 

2. Aproveite a luz natural

Poder contar com a luz natural para trabalhar com home office é o ideal. Isso porque as atividades em casa podem gerar um pouco de isolamento social, criando desânimo, sono e cansaço excessivo. 

A luz do dia permite que você se mantenha acordado, receba um pouco de vitamina D e desempenhe suas atividades sem precisar forçar a vista para ler, por exemplo. Dependendo do local onde você mora, é possível até apreciar a vista!

Porém, vale ressaltar que somente a luz natural pode não ser o suficiente para iluminar o seu escritório. Para esta questão, você pode utilizar luzes de parede, teto ou até mesmo as luminárias de mesa, que garantem um ambiente agradável, deixam o clima confortável  e trazem a claridade perfeita para realizar as suas atividades. 

3. Mantenha o espaço organizado

Para preservar a sua produtividade, uma das principais coisas que você precisa ter em mente é a organização. Ao longo do tempo, é possível que você crie pilhas de papel, espalhe apetrechos desnecessários ou desordenados e deixe bagunça aglomerada no seu escritório em casa. 

Escritório em casa contando com uma escrivaninha branca, um computador da Apple e caixas de som,.

Tudo isso pode dificultar o seu ritmo de trabalho ou gastar tempo desnecessário para arrumar tudo de uma vez. 

Uma boa dica é investir em gaveteiros ou escrivaninhas com gavetas. Assim, é possível deixar os seus pertences guardados, documentos separados e organizados. Para que todos os seus apetrechos permaneçam em ordem, o ideal é sempre ordená-los no lugar depois do uso.  Desta maneira é possível deixar os itens ajeitados e conservar a sua produção.

Neste vídeo incrível, apresentamos algumas ideias para manter sua escrivaninha sempre organizada:

4. Aposte em plantas

Uma ótima opção para dar mais vida ao seu cômodo são as plantas. Com elas, você garante uma decoração simples, bonita, que não tira seu foco e ainda traz o toque leve da natureza para o seu dia a dia. 

Você pode apostar em plantas que não irão te exigir tanto esforço, como suculentas, cactos, espada de São Jorge, gravatinha, entre diversas outras. Estas espécies não necessitam receber água diariamente para sobreviver, exigindo pouco tempo de atenção e garantindo um charme especial para a sua rotina. 

5. Mantenha as coisas ao seu alcance

No seu escritório em casa, pode ser que existam inúmeras distrações para tirar seu foco, como seu animal de estimação, televisão, celular, família, entre tantas outras coisas.

Por isso, é importante manter todos os materiais que você irá precisar ao seu alcance, para evitar o contato com distrações externas. Deixe os entretenimentos para o intervalo e para as horas de descanso. Com o tempo, você irá perceber como estas pequenas ações irão tornar sua rotina mais assertiva e produtiva!

Inspire-se nos #clientesmadesa!

E aí, está pronto para montar um escritório em casa? Se você também quer aprender como ser mais produtivo no home office, não perca esta matéria incrível com mais 7 dicas.

Curtiu esse conteúdo? Então não deixe de se inscrever em nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para acompanhar todas as novidades do nosso blog e promoções imperdíveis da nossa loja oficial!