FSC, uma sigla de importância mundial

0
Topo de uma árvore

Você sabe o que significa a sigla FSC? Confira mais informações sobre o assunto e descubra como o Forest Stewardship Council e o seu Selo FSC, funcionam:

O que é

O FSC, Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, traduzindo para o português, teve seu início no ano de 1993. O objetivo de sua criação era propor um manejo responsável das florestas mundias, para que empresas e marcas que têm a madeira como matéria-prima de seus produtos pudessem usar o material de forma sustentável.

Para isso, algumas normas e critérios foram criados para regulamentar os manejos. A preocupação com os ecossistemas florestais já é discutida há muito tempo, e vem se intensificando com o passar dos anos. O selo FSC é a principal certificação, com credibilidade internacional, capaz de ditar e regular manejos florestais ambientalmente adequados.

Selo oficial do FSC.
Fonte FSC

Critérios utilizados pelo FSC

Todos os critérios do FSC são baseados em consensos globais, que abrangem todos os tipos de florestas, nativas ou plantadas. Porém, o FSC, não é o emissor desses certificados e, sim, órgãos de certificação independentes, que fazem as vistorias conforme normas e orientações instituídas pelo FSC. Ainda, para se ter certeza de que os órgãos estão trabalhando conforme essas orientações, todos eles passam por auditorias periódicas onde precisam atender a critérios do ISO (International Organization for Standardization).

Os critérios FSC estão em sua 4ª edição e passam por revisões de tempos em tempos uma forma de adaptação ao cenário ambiental. Estes parâmetros são atualizados igualmente para todo o mundo. Apear disso, podem sofrer ajustes em seus indicadores e sistemas de verificação, conforme o país em questão, já que cada região possui diferentes culturas de manejo e diferentes ecossistemas.

As empresas certificadas pelo selo passam por um monitoramento anual, onde os órgãos responsáveis, fazem visitas para conferir as condições de trabalho e fazer a manutenção do selo. A cada três anos a certificação da entidade é feita novamente, e este processo acompanha as atualizações periódicas dos critérios.

No Brasil, existem três estruturas que são contempladas pela certificação, sendo as florestas nativas, plantadas e pequenos produtores e comunidades.

Atualmente, são três padrões utilizados para validação das certificações FSC mundiais, sendo elas:

  • Harmonizado Plantações: avalia o manejo de florestas e novas plantações florestais;
  • Terra Firme: criado para avaliar o manejo da Floresta Amazônica em terra firme no Brasil;
  • SLIMF: aplica-se na verificação de pequenas propriedades ou manejos em baixa escala.

Para cada situação também existem diferentes tipos de certificações, são elas:

Certificação de madeira controlada
Orienta as empresas a não utilizarem madeira de origem duvidosa ou não certificada. Essa orientação garante à produção da empresa a segurança de um produto próprio, dentro de normas sustentáveis e “renováveis”.

Certificação de manejo florestal
Garante que ocorra um manejo responsável de qualquer tipo de floresta. Essa certificação é atribuída à quem explora, seja em pequenas ou grandes operações, por pequenas ou grandes entidades.

Certificação de cadeia de custódia
Essa certificação garante o rastreamento da madeira, desde a saída das florestas, passando pelo processamento da matéria prima, até chegar ao consumidor final.

As empresas certificadas só se prevalecem do selo FSC. Ter a certificação registrada em seus produtos é garantia de uma boa reputação, máximo aproveitamento de matéria-prima, reconhecimento em mercados internos e externos, garantia de uma origem adequada e mostram sua responsabilidade social.

Aos consumidores, ter seus produtos certificados significa um consumo consciente. O intenso debate que acontece em torno de toda a situação climática só reforça a importância de entidades como o FSC e seus colaboradores.

O que achou desse artigo? Acompanhe conteúdos como esse no Blog Madesa!
Aproveite e cadastre-se em nossa newsletter para receber ofertas e novidades!

Fonte FSC Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui