O estilo folk está em alta. Eclético, ele mistura inspirações hippie, itens artesanais, tons terrosos e muitos detalhes étnicos. Presente na música, na moda e, claro, na decoração, esse é um estilo cheio de personalidade e muito aconchegante.

Se você quer transformar a sua casa com o estilo folk, veja as dicas importantes que separamos para adotar essa forma de decoração.

O que é estilo folk?

Folk vem da palavra folklore (folclore) e também significa povo. O movimento surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, estando bastante ligado à música, com canções acompanhadas de gaita e violão. Alguns grandes expoentes são: Bob Dylan, Neil Young e Joni Mitchell.

Rapidamente, o estilo passou a ser adotado também na moda. Essa é a época marcada pela ascensão do estilo hippie e pela influência de diferentes culturas. Foi também quando começaram a surgir as roupas unissex.

Assim, é possível encontrar alguns detalhes marcantes na moda folk, como: tranças, franjas, fivelas, coletes, couro, camurça, chapéus, botas, elementos country, cores mais fortes e detalhes étnicos, especialmente com estampas, além de peças artesanais.

O que é a decoração folk?

A decoração folk é aquela que mistura elementos hippies, rústicos, artesanais e étnicos, com uma forte inspiração nos índios, mexicanos e povos andinos – embora algumas decorações também tragam detalhes de povos africanos e de outras culturas.

A ideia é trazer para os ambientes os elementos que remetem às antigas civilizações. Por isso, alguns detalhes são muito marcantes, como:

  • Estampas étnicas;
  • Cores vibrantes (como o vermelho, o laranja, o rosa e o azul) e em tons terrosos (como mostarda, marrom e verde);
  • Uso de móveis de madeira rústica e objetos decorativos;
  • Presença de tecidos fluidos e franjas;
  • Detalhes artesanais, principalmente em tricô;
  • Móveis e objetos vintage;
  • Artigos em ferro e outros adereços com adornos rudimentares;
  • Matéria-prima natural (couro, camurça, palha, rattan, vime, madeira envelhecida, etc.).

Apesar desses detalhes, o estilo folk não possui muitas regras e é possível soltar a criatividade, considerando, claro, a harmonia e o equilíbrio, criando ambientes charmosos e aconchegantes.

Como fazer uma decoração folk?

Depois de entender melhor o que é o décor folk, já deseja incluir esse estilo na sua casa? Nós separamos algumas dicas importantes para atingir esse objetivo. Confira.

Escolha a paleta de cores

A base do estilo folk é a combinação dos tons terrosos com outros mais fortes e intensos. Em ambientes menores, é possível usar os tons terrosos claros e neutros na maior parte do cômodo e trazer contraste com tons vívidos em detalhes, como na manta do sofá, nas capas de almofada, roupas de cama, entre outros.

Entre os tons vívidos mais usados estão o azul, o vermelho, o laranja e o turquesa. Eles podem ser combinados com marrom, bege, verde musgo, camurça, ocre, terracota e outros tons terrosos.

Lembre-se das texturas

As texturas são importantes para qualquer decoração, mas ganham ainda mais destaque no estilo folk. Você pode usar tecidos planos e naturais e combiná-los com franjas, itens de couro ou camurça e tricôs ou crochê.

Outra possibilidade é incluir detalhes com fibras naturais, trazendo o aspecto rústico, que também é a marca da decoração folk.

Artes primitivas e estampas étnicas

Os detalhes étnicos estão muito presentes no estilo folk – e há várias formas de trazer essa inspiração para o seu décor.

Um deles é utilizar artes primitivas, como vasos de cerâmica, artesanatos indígenas, cestos de palha e também algumas relíquias que ajudem a contar uma história, como porcelanas de família.

Outro ponto muito importante são as estampas e inspirações étnicas. Elas podem estar presentes em quadros, pôsteres, roupas de cama, capas de almofada, entre outros detalhes.

Objetos e detalhes artesanais

O artesanato também é um item marcante do décor folk e ajuda a deixar os ambientes ainda mais aconchegantes. O crochê e o tricô são os mais comuns, especialmente em mantas, roupas de cama e capas de almofada.

Mas você pode investir em outras ideias, como o macramê, que pode ser usado para decorar as paredes ou até para criar uma decoração com vasos suspensos.

Traga a natureza para perto

O estilo folk faz muita alusão à natureza, buscando trazer os detalhes naturais para dentro de casa. Além dos vasos, você pode brincar com estampas inspiradas na natureza, como flores e folhas.

Os animais também aparecem com destaque nesse tipo de décor, principalmente corujas, raposas e lobos, que podem aparecer em estampas e em detalhes em animal print.

Móveis rústicos e vintage

Os móveis rústicos e vintage combinam perfeitamente com o estilo folk e você pode usar esses elementos para trazer um ponto de destaque ou contraste ao seu ambiente.

Elementos em madeira maciça combinados com detalhes em pátina ou outros acabamentos envelhecidos são os mais usados.

Decoração folk por ambiente

Usar o estilo folk não é muito difícil, justamente por não existirem regras fixas, permitindo que você tenha mais liberdade para criar seus espaços. Veja ideias de como aplicá-lo a diferentes cômodos da sua casa.

Sala de jantar

A sala de jantar pode ganhar destaque com uma bela mesa rústica. O lustre em cima da mesa pode ser com estampas étnicas ou fibras naturais. Complemente usando detalhes étnicos – pode ser um quadro, uma toalha de mesa ou um caminho.

Outra possibilidade é usar ladrilhos hidráulicos no chão ou em algum detalhe da parede.

Sala de estar

Sofás e poltronas de couro são excelentes para a decoração folk. Você também pode usar detalhes como mantas de tricô ou crochê, cortinas estampadas, almofadas coloridas, vasos de cerâmica, tapetes trançados à mão, quadros que remetem a detalhes étnicos, plantas e cestarias.

Quarto

O quarto folk é um dos cômodos que mais fazem sucesso dentro do estilo. O ideal é manter as paredes em tons mais suaves, para favorecer o repouso e o aconchego e deixar os detalhes decorativos em tonalidades mais fortes.

A roupa de cama é muito importante nessa decoração, ajudando a adicionar toques de cor e trabalhando com estampas étnicas. Ela também pode ser produzida em tecidos ou materiais que recriam as texturas naturais, como camurça, couro, tricô e crochê. Contudo, se você gosta de um estilo mais romântico, poderá usar as estampas florais.

Cortinas, tapetes e outros móveis ajudam a complementar o espaço. Alguns desses móveis podem aparecer com aspecto mais envelhecido – e outros podem ser mais modernos, trazendo equilíbrio e contraste à sua produção.

Para trazer um ar ainda mais diferenciado, é possível investir em alguns detalhes ousados, como a cama ou a cabeceira de ferro, uma cadeira rústica e um belo baú de madeira.

Cozinha

A cozinha folk é muito interessante e cheia de personalidade. Use armários, mesas e bancadas em madeira ou pedra e deixe alguns dos seus utensílios à vista, como porcelanas de família, louças com estampas florais ou de arabesco e outros em cerâmica, cobre ou ferro.

Outra possibilidade é apostar em móveis de design vintage e rústico, ou detalhes mais coloridos, como um papel de parede estampado.

Acompanhe a Madesa

Gostou de conhecer mais sobre o estilo folk? Então não deixe de conferir outras dicas sensacionais como essas em nosso blog!Aproveite também para seguir nosso perfil no Instagram e no Facebook para não ficar de fora de nenhuma promoção imperdível da nossa loja oficial.