Decoração: veja como o Louis transformou seu lar

0

A gente se encantou pelo relato do Louis do @leluni401 desde o primeiro contato. Tudo começou com uma foto de cozinha compartilhada, depois um guarda-roupa, muitas dicas, ideias e então conhecemos mais sobre a história incrível deste rapaz, jovem, cheio de energia e apreciador de decoração, psicologia e gastronomia.

O Louis se envolveu com decoração a pouco tempo. Foi quando ele se mudou pra Recife, para morar no ‘apê’ da sua família e assim cursar a faculdade de Psicologia. O estudante é um excelente cozinheiro. E estão aí duas coisas que, para ele, tem total ligação com a decoração. Veja o porquê.

Como a decoração entrou na vida do Louis

“Eu me dei conta de que gosto de decoração quando me mudei para Recife e fui morar num cantinho só meu. Com a possibilidade de fazer o que queria e deixar tudo com a minha cara, me envolvi no mundo da decoração e me encantei. Depois, percebi que sempre gostei muito disso, pelo menos de organização, mas acabava não tendo condições e oportunidade”, conta Louis.

“No início eu ia fazendo de acordo com meu senso comum, sem saber muito sobre aproveitamento de espaço, cores, materiais, disposição dos móveis e afins, assim como muita gente acaba fazendo no dia a dia. Com o tempo, sem planejamento, eu não me sentia satisfeito pois, os espaços acabavam não sendo aproveitados como poderiam. E com a demanda da faculdade, muitas vezes eu acabava não tendo tempo de melhorá-los”, explica.

Segundo Louis, tudo mudou com a quarentena. Com tempo de sobra, o início da jornada foi organizar o espaço de estudos. O estudante mora com o marido, e conta que seu companheiro nunca teve um local para chamá-lo de seu. “Ele também, ao longo da vida, não chegou a ter ‘um cantinho para chamar de seu’. E eu quis proporcionar isso a ele também. Sentir que pertencemos a esse lugar e que ele é nosso.”

Louis começou a pesquisar sobre cores, iluminação e móveis. “Sempre tive hábito de pesquisar muito e me aprofundei no assunto. Comecei a pesquisar se as coisas iriam harmonizar e iniciei pequenos projetos. Além, é claro, de me aprofundar antes de comprar algo: vendo as informações completas, comparando ofertas, custo benefício, recomendações de clientes, qualidade, garantia, nível de dificuldade de instalação, visual do móvel e por aí vai. Aliás, a internet sempre foi uma grande aliada”, explica.

Psicologia na decoração

“Eu busco unir o que aprendo no curso de psicologia com meu dia a dia. Então, isso abrange muitos espectros, inclusive minha residência, meu lar. Desde a disposição das coisas, o impacto disso na minha motivação diária, regulação emocional, qualidade de sono, bem-estar. Tudo isso é um processo de retroalimentação. A nossa casa está agradável porque a gente está bem ou a gente está bem porque a nossa casa está agradável? E a resposta, para mim, é que ambos são capazes de influenciar um ao outro. Aproveito para ressaltar uma frase que li e me tocou muito e, acho fundamental, principalmente neste momento em que estamos em casa devido a medida de isolamento: “faça do seu lar a solução e não o problema” — Autor desconhecido.” explica Louis.

Gastronomia

Para o estudante, a cozinha é um ambiente mágico, que une as pessoas. E explica que é lá que a comida acontece. ”A culinária é uma forma de afirmação identitária da sua própria cultura e a comida mexe em nossa mente de muitas formas, através de estímulos sensoriais. É mais fácil uma memória ser fixada se associada a esses sentidos. Por isso muitas vezes quando sentimos um cheiro, ou comemos algo familiar isso é capaz de ativar nossas memórias mais antigas e é isso que torna a gastronomia algo tão mágico”, conta.

“Por volta dos 10 anos de idade eu comecei a cozinhar. Hoje em dia é uma das minhas grandes paixões. A comida é capaz de unir as pessoas. Pra completar, cozinhar é uma grande paixão, então a cozinha é um espaço de muito apreço, respeito e amor”, relembra

Como foi escolher a cozinha do apê

Quando Louis se mudou, a cozinha só tinha uma geladeira e fogão antigos, uma estante de metal enferrujada e a pia. O estudante não tinha nem um armário adequado para guardar todo material que utiliza para cozinhar.

“Eu escolhi esse móvel por diversos motivos. O principal deles foi o custo-benefício. É um armário lindo, com um design que parece móvel planejado, porém, mais em conta, com uma qualidade incrível. O tom amadeirado é algo que eu amo, com o branco, trouxeram elegância, modernidade e classe para minha cozinha, além do espelho que é puro charme! Assim, minha cozinha ficou digna do ambiente mágico que é esse espaço e com um custo que ninguém acredita, nem minha mãe”, comenta Louis.

“Nele eu tenho espaço para guardar tudo que um bom cozinheiro quer e precisa: comida, panelas e tampas, eletrodomésticos (desde liquidificador, processador até o micro-ondas), louça, talheres, vasilhas, formas, xícaras e copos, jogo americano… até as sacolas, acredita? E como eu gosto: cada coisa no seu devido espaço, organizado e limpo” explica.

Além disso a bancada proporciona espaço para preparar as receitas, que antes eram feitas na na pia ou na mesa da sala. “Agora eu consigo fazer tudo isso de forma mais otimizada, organizada, limpa e funcional graças ao armário. Detalhe: como ele é modulado eu sempre posso brincar de quebra-cabeça e trocar de lugar! Uma das coisas que mais me encanta é quando eu preciso lavar a cozinha. Existe um detalhe de madeira que cobre os pés que é SUPER fácil de tirar e colocar, assim eu posso limpar embaixo dele de forma simples e prática. É maravilhoso, sabe? Sou apaixonado”, conta.

O perfil @leluni401

Para Louis, a inspiração para o seu perfil surgiu do seu próprio cantinho. “Fazer o @leluni401 tem sido um teste de reafirmação das qualidades da minha casa para mim mesmo”, comenta.

Para o estudante, sua casa é a realização de um sonho, que tinha desde criança. “Significa ter meu espaço, não precisar ficar morando de visita, ter um cantinho para chamar de meu! Significa também superação, conquista e trabalho para estar aqui e ter isso, ser isso. Ter conseguido isso. Acho que isso consegue captar bastante a essência do meu lar, finaliza.

Faça como Louis. Conheça nossos móveis e deixe sua casa como sempre sonhou. Confira!

Se quiser se inspirar, temos outras histórias lindas de clientes Madesa e seus cantinhos, na sessão de Clientes.

A cozinha que o Louis escolheu é da linha Smart, 100% em MDF. Para conhecer mais sobre essa linha, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui