Conheça os benefícios que o tom traz e como aplicá-lo no seu ambiente com estas dicas incríveis.

As cores são, sem dúvida, uma das principais ferramentas criativas que existem. E é claro que o amarelo não fica de fora dessa! Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre decoração amarela e te ajudar a entender melhor como essa cor pode ser aplicada na sua casa ou escritório.

A importância das cores na decoração

As cores são parte importante de diversos estudos dentro da área das artes visuais, como design, arquitetura e cinema. Isso acontece porque possuem o poder de influenciar o humor e mudar totalmente o sentido das cenas. 

Mas não são só sobre esses meios que elas são aplicadas! As cores também carregam significados e simbologias que podem variar de acordo com a cultura do local em que se aplica e das demais cores que as acompanham.

Quando pensamos na cor amarela, estamos falando de uma cor primária que é classificada como um tom quente, assim como o vermelho e o laranja. Nosso cérebro entende essa cor como uma das mais contraditórias em significado e é por isso que existem muitas dúvidas em relação à decoração amarela.

Por onde é percebido, o amarelo agrega intensidade. Ele pertence ao simbolismo do Sol, da luz e do ouro. É associado ao otimismo, ações revigorantes, entendimento e possui propriedades estimulantes.

Qual é o significado da cor amarela?

O amarelo é uma cor que agrega intensidade. Ela é bastante associada com otimismo, vigor, entendimento, alegria, calor e estímulo, mas também pode sinalizar perigo e atenção. Além disso, ela pertence ao simbolismo do Sol, da luz e do ouro.

Como mencionamos acima, o significado das cores varia de acordo com a cultura – e com o amarelo não é diferente! Na China, essa cor simboliza a vida, enquanto na Índia representa o progresso e a felicidade. Ela também era associada à inteligência na Europa Antiga.

Confira mais algumas curiosidades sobre essa cor:

  • É a cor mais comum presente nas flores;
  • Antigamente, professores universitários, da área de ciências naturais, vestiam uniformes amarelos;
  • Sinalizações de trânsito são amarelas pela capacidade que a cor possui de chamar a atenção de longe;
  • Acidez e refresco são as sensações do nosso paladar que se associam ao amarelo.

O amarelo na decoração

A decoração amarela é indicada principalmente para espaços de convivência, como salas de estar, escritórios e cozinhas. São nesses ambientes que o tom amarelo consegue empregar a sua capacidade de estimular e ativar sentidos, ajudando a fortalecer a criatividade e a comunicação.

O amarelo também é considerado uma cor complicada na hora de decorar. A combinação com outras cores pode alterar drasticamente sua personalidade, sendo os tons de amarelo mais vivos considerados mais alegres, e as cores mais escuras ou esverdeadas vistas como não tão agradáveis.

Além disso, essa é uma tonalidade muito luminosa e seu excesso pode acabar criando uma sensação desconfortável para algumas pessoas. Por isso, é muito importante avaliar o ambiente e a quantidade de itens amarelos que você vai colocar nele.

Para você não errar, separamos estas super dicas:

Como fazer uma decoração amarela?

  • Para harmonizar os cômodos, é interessante combinar o amarelo com cores neutras, como branco, cinza e preto, onde alguns tons de marrom mais escuros também podem funcionar muito bem;
  • Pontos de destaque funcionam bem com a cor;
  • Objetos decorativos de artesanato rústicos combinam bem com diversos tons de amarelo;
  • Procure dosar o uso de objetos decorativos ou acabamentos mais diferenciados. Por si só, a cor amarela já é um bom ponto focal;
  • Folhagens e iluminação complementam o ambiente.

Na cozinha e sala de jantar

Esses são os lugares onde o amarelo pode vibrar! Essa cor é muito conhecida por ser um estimulante da fome. Dessa forma, ela consegue intensificar os sabores e gerar interações mais prazerosas na sua cozinha ou sala de jantar.

Você pode optar tanto por ter a cor como base do ambiente – em paredes ou nas bancadas e armários – quanto por usá-la apenas em locais ou objetos específicos. O interessante é tentar contrastar o amarelo com outras tonalidades mais neutras.

No escritório e home office

Decoração amarela em escritórios ou no seu cantinho de home office é sinal de criatividade. A cor em tom vibrante representa ideias únicas e o conceito de que tudo é possível. 

Se quer agregar um pouco mais de seriedade sem abrir mão do lado criativo, você pode apostar em tons mais dourados. Além do amarelo em si, tons mais marrons ou levemente esverdeados podem ser uma bela pedida.

Na sala de estar

Decoração amarela em um rack Madesa Reims preto.
A @_skvariedades adicionou alguns pontos em amarelo na decoração do seu rack Reims preto.

Na sala de estar, você pode soltar toda sua criatividade! Nesse ambiente, o amarelo funciona bem tanto pontualmente quanto exageradamente. 

É interessante complementá-lo com cores em tons próximos – vermelho e laranja, por exemplo – ou mais neutros, como branco, bege e cinza. Se você quiser criar uma combinação mais ousada, pode mesclar o amarelo com cores complementares, como azul e roxo.

Uma super dica: as salas de estar costumam ter as melhores janelas da casa! Utilize a luz do Sol, a origem da cor, para ajudar a decorar seu ambiente.

Mais inspirações

  • Letreiros e figuras em neon: são super versáteis e atribuem uma personalidade mais descontraída aos ambientes.
  • Flores: o amarelo é a cor mais comum entre elas! Optar pelas flores é garantia de uma decoração alegre.
  • Padrões geométricos: aliados à decoração amarela, são uma ótima opção de criação de pontos focais.
  • Pense também no lado de fora!

O amarelo é uma cor cheia de possibilidades, enganou-se quem achava que não. Ele é alegre e social. Então, não se limite aos tons pálidos, aposte!

Gostou desse conteúdo? Fique ligado no nosso blog e no nosso Pinterest para se inspirar. Aproveite e cadastre-se também em nossa newsletter para receber novidades e promoções da nossa loja.

Fonte: “A psicologia das cores” – Eva Heller; Meu Estilo Decor.

Imagens: Madesa Móveis, Unsplash e Marco Antonio.