Você conhece a origem da Black Friday? Essa é uma das principais datas do varejo e, no Brasil, está muito associada à ações promocionais no e-commerce. Grandes marcas e grandes plataformas de venda on-line fazem campanhas arrasadoras para divulgação de suas principais ofertas.

Conheça a origem da Black Friday

Dando início às compras de Natal, a história da Black Friday começa nos Estados Unidos muito antes da internet. O nome ficou associado à última sexta-feira do mês de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças – data comemorativa celebrada desde a época dos colonizadores pelos americanos.

Quer saber como esse dia ficou famoso e por que ele recebeu esse nome específico? Então siga com a gente!

Qual é a origem do termo Black Friday?

Apesar da associação mais recente com o comércio, acredita-se que a origem do termo Black Friday vem de muito tempo atrás, em um diferente mês do ano e com uma conotação um tanto quanto negativa.

Há registros de que a expressão foi usada pela primeira vez em setembro de 1869, quando dois investidores de Wall Street tentaram obter um grande resultado na bolsa de valores, mas acabaram fracassando e levaram o mercado todo a um colapso. Por conta do desastre econômico, o dia foi chamado de Black Friday.

Existem, também, outros relatos que mostram novas utilizações ou evoluções do termo. Segundo consta, ele apareceu em um período posterior, associado a pequenos comerciantes, após um ano de grandes perdas no comércio.

Contam que os comerciantes marcavam os prejuízos com números vermelhos em seus cadernos de controle financeiro. E, depois de meses seguidos de baixo volume de vendas, viram nessa data uma bela oportunidade de recuperação.

Nesse momento mais propício para os negócios, passaram a ter resultados positivos, que foram registrados com números em preto na contabilidade. Ou seja, Black Friday representaria essa mudança do balanço negativo (vermelho) para o positivo (preto).

Outra história que se espalhou afirma que a expressão surgiu relacionada a um grande congestionamento que se formou na sexta-feira antes do Dia de Ação de Graças, em 1975. A história aparece em diversas versões, algumas pessoas dizem que aconteceu em Nova Iorque e outras na Filadélfia. O motivo também divide opiniões – o causador teria sido um jogo que acontecia na cidade ou as promoções para o Natal oferecidas pelo comércio.

Se todas as histórias sobre a origem da Black Friday são realmente verdadeiras, não sabemos ao certo. Temos apenas uma certeza: a Black Friday foi ganhando cada vez mais notoriedade e importância no varejo e o termo ficou muito popular em vários países do mundo, chegando também ao Brasil com força total na última década.

A história da Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, exclusivamente on-line e com a participação de 50 varejistas brasileiros. A cada ano, novas empresas aderem ao evento, fazendo a data ganhar cada vez mais importância no comércio do nosso país.

Essa é a grande oportunidade para os consumidores aproveitarem descontos imperdíveis e promoções exclusivas. E as empresas estão sempre buscando oferecer diferenciais bastante competitivos para atender as expectativas dos seus públicos.

Black Friday Madesa

Se você curtiu saber mais sobre a origem da Black Friday, também vai gostar de saber que a Black Friday Madesa já começou! Preparamos condições imperdíveis para você renovar sua casa a partir de agora. E para receber os descontos é só clicar abaixo!

Banner com fundo preto com os escritos "Black Friday Madesa: cadastre-se e receba descontos" escrito em branco e vermelho.