Escolher a mobília da casa é uma parte muito empolgante de qualquer mudança ou reforma – principalmente quando se trata de um cômodo tão essencial quanto a cozinha. Nesse momento, é comum precisar escolher entre uma cozinha planejada e uma cozinha modulada.

Essa também é a sua dúvida? Fizemos um comparativo para te ajudar na escolha! Bora conferir?

Qual é a diferença entre cozinha modulada e planejada?

De forma resumida, as diferenças entre uma cozinha modulada e uma cozinha planejada estão ligadas ao seu gosto pessoal e ao quanto você pode investir nos móveis. As cozinhas planejadas possuem maior nível de personalização, enquanto as moduladas costumam ser mais baratas.

Veja cada um destes pontos de forma mais detalhada:

O que é cozinha modulada?

Como o próprio nome sugere, os móveis da cozinha modulada são fabricados com medidas padronizadas. Isso permite que os módulos possam ser encaixados no seu espaço de diferentes maneiras, pois se adaptam tanto a formatos de cozinha mais comuns quanto aos menos convencionais.

Assim, os móveis modulados são perfeitamente adaptáveis para espaços pequenos, cozinhas em L ou em formato de U. Essas composições mais personalizadas evitam que você invista em um móvel pronto que pode não encaixar corretamente no seu ambiente.

Os módulos que você pode encontrar para compor sua cozinha podem ser em forma de armários, nichos, balcões, aéreos, torre quente e outros.

Vantagens da cozinha modulada

Ainda está em dúvida se a modulação é a escolha certa para você? Então confira essas três vantagens de usar móveis modulados na cozinha!

1. Móveis modulados são mais baratos

Por serem feitos em formato padrão, são uma excelente opção para quem busca um ótimo custo-benefício, pois costumam ser bem mais vantajosos em comparação a móveis feitos sob medida.

Não só o valor final é mais econômico, como a forma de expansão do projeto pode caminhar do seu jeito. Por exemplo, você pode adquirir duas peças moduladas para compor a sua cozinha e, caso queira expandir, completar o cômodo com outras peças futuramente.

Também existem outras formas de adaptação, usando a criatividade como a Tamara, que montou a sua própria cozinha modulada.

2. Móveis modulados são customizáveis

Falando sobre flexibilidade, esse é um dos pontos mais fortes desse tipo de móvel. Por mais que seu formato seja padrão, existem muitas variações que permitem composições únicas.

É uma excelente escolha para pessoas que vivem em imóveis alugados ou que se cansam muito facilmente do layout dos móveis. A resistência dos materiais que compõem o móvel é essencial nessa parte de mudança. Por isso, escolher uma boa marca de móveis também é algo que não pode ser esquecido.

3. Móveis modulados otimizam espaço

A otimização do espaço é super possível em cozinhas moduladas! Além da flexibilidade dos módulos, a escolha de um projeto que atenda às suas necessidades é fundamental. 

Busque armários para cozinha que tenham boa profundidade, isso ajuda no armazenamento de utensílios domésticos e facilita a organização – como a cozinha Reims, que possui 52 cm de profundidade nos seus balcões ao invés do padrão de 35 cm de cozinhas convencionais.

Quanto custa para modular uma cozinha?

O preço de uma modulação para a cozinha pode variar dependendo de diversos fatores, como o tamanho e o tipo dos módulos que serão utilizados, a qualidade do material e a empresa ou profissional que será responsável pelo projeto.

Uma boa notícia é que, aqui na Madesa, contamos com profissionais especializados para montar um projeto de modulação especialmente para a sua cozinha. E o melhor: de forma totalmente gratuita!

O que é uma cozinha planejada?

A cozinha planejada é montada com móveis feitos exclusivamente para o espaço que você tem disponível. Um profissional especializado é responsável pela criação do projeto, levando em conta suas preferências e buscando atender a suas necessidades.

Pessoa desenhando um projeto de cozinha planejada em um papel.

O que pode ser um empecilho é que projetos como esse costumam ser mais caros e são fixos, ou seja, se você precisar se mudar, possivelmente terá de deixar o móvel.

Por que fazer uma cozinha planejada?

A personalização é uma das maiores vantagens dos projetos de cozinha planejada. Os móveis são feitos sob medida para o seu ambiente, o que garante uma cozinha com aproveitamento máximo do espaço e que também reflete a sua personalidade e seu gosto pessoal.

Também há a possibilidade de incluir ou excluir peças e adaptar funções que você gostaria de ter em seu cômodo. 

São uma boa escolha para pequenos espaços e também cômodos que têm particularidades. Por exemplo: um apartamento com paredes curvas ou vigas e rebaixamento de teto que possam ocupar um espaço anormal no projeto. 

Qual o valor de uma cozinha planejada?

Como são projetos especiais, o valor de uma cozinha planejada pode variar bastante. O tamanho dos móveis, a complexidade da montagem, o material usado, os detalhes da marcenaria e muitos outros fatores influenciam diretamente no preço final.

Outro ponto importante a se considerar é o tempo de entrega. Geralmente, o prazo de entrega das cozinhas planejadas é bem mais longo se comparado aos dos móveis modulados. Por isso, se essa é a sua escolha, planeje com antecedência a sua cozinha para que não ocorram imprevistos.

Cozinha planejada ou modulada: qual é a melhor?

Não existe, na verdade, um modelo melhor do que o outro. Fazer a melhor escolha de modelo de cozinha para a sua casa vai depender da sua expectativa, do formato do seu cômodo e também no quanto você está disposto a investir.

De um lado, temos o excelente custo-benefício e flexibilidade da cozinha modulada. No outro, temos o grande aproveitamento do espaço e personalização dos móveis que esse tipo de cozinha oferece. A partir daqui, a escolha entre um e outro são prioridades diferentes para cada pessoa.

Independente da sua escolha, aqui vai uma dica valiosa: os móveis da cozinha costumam ser bem duráveis. Então, escolher modelos mais minimalistas é uma ótima opção para fazer combinações mais harmônicas e que nunca saem de moda.

Inspire-se nas cozinhas dos #clientesmadesa!

Monte sua cozinha com a Madesa!

E aí, ajudamos você na sua escolha entre cozinha modulada e cozinha planejada? Então não deixe de acessar o nosso blog para ficar por dentro de novidades e conferir mais dicas incríveis como essa!

Ah, e se você gostou de alguma das cozinhas apresentadas, confira em nossa loja oficial as linhas de cozinhas moduladas da Madesa.