Digamos  que você acabou de adquirir o seu apartamento dos sonhos e está planejando cada cantinho do seu novo lar. Você sempre quis aquelas cozinhas de revistas e agora é a oportunidade de colocar em prática esse desejo, mas não pode esquecer que a sua casa nova é pequena e nem tudo vai poder ser como o esperado. 

Essa é a sua realidade? Então, esse conteúdo foi feito pensando em você, que está preocupado em como mobiliar e decorar a sua cozinha mais enxuta. Mas calma, leitor: aqui tem dicas valiosas pra quem tá pensando em repaginar a cozinha de casa ou apenas sonhando com o próximo projeto. O planejamento é sempre o começo ideal para quem quer mudar alguma coisa, mas, se tratando de ambientes pequenos, ele se torna essencial.

Quer entender como aproveitar melhor os seus espaços de acordo com as suas necessidades? É só continuar lendo aqui mesmo, que vamos passar algumas ideias rápidas para te ajudar a tornar a sua cozinha mais funcional.

Como escolher armário para cozinha pequena

Antes de mais nada, é preciso listar as principais atividades que serão feitas nessa cozinha. Parece óbvio, né? Mas muita gente se preocupa muito com a beleza, deixando de lado as reais necessidades da casa. Primeiro, entenda bem a rotina do lugar, os tipos de refeições que serão feitas ali, assim como os eletrodomésticos que serão mais utilizados. Liste tudo o que for obrigatório.

Quem possui uma vida mais agitada, por exemplo, não tem o costume de cozinhar diariamente. Já se a casa tem alguém em home office ou que cuida do ambiente, certamente utilizará a cozinha inúmeras vezes. Gosta de cozinhar ou de receber os amigos? Coloque tudo isso no papel e pense na verdadeira utilidade do seu espaço para fazer esse planejamento com muito mais clareza e objetividade. 

Feito isso, é hora de pensar nos móveis da sua cozinha. Para uma cozinha compacta e funcional, é preciso pensar em móveis de cozinha simples e práticos, mas que não deixem de proporcionar beleza. Esses móveis terão papel fundamental na hora de facilitar a sua rotina. 

Uma dica importante para aproveitar pequenos espaços é investir em recursos verticais. Abuse das prateleiras e dos ganchos em uma altura mediana para os itens de uso mais frequente. Preencha os espaços ociosos da cozinha (aqueles em que, a princípio, ficariam vazios) com suportes para vidros de temperos, potes de mantimentos, e até mesmo utensílios e panelas.

Os armários aéreos, em uma altura maior, também costumam ser ótimos aliados nesse processo, já que não atrapalham o trânsito das pessoas e ainda servem para guardar aqueles itens de menor uso no dia a dia.

Para os seus armários de cozinha, prefira mais gavetas ao invés de portas. Pelo espaço mais enxuto, as gavetas permitem mais fácil o acesso aos objetos guardados, a organização, assim como a abertura não compromete a locomoção do lugar. Já os armários de canto costumam comportar bastante coisa e são perfeitos no planejamento de uma cozinha.

Dicas para uma cozinha planejada pequena

Uma boa opção para o melhor aproveitamento do seu espaço é optar por móveis planejados. Os planejados te permitem dar um toque de personalidade enquanto cada peça te garante muito mais economia de área útil, assim como se adequam ao tamanho, às cores e às necessidades dos moradores da casa. 

Porém, é preciso muita atenção nesse ponto: os móveis planejados não possibilitam serem remanejados em casos de possíveis mudanças. Pensou em dar uma repaginada na cozinha, mudar os móveis de lugar, levar para outro espaço ou até mesmo acrescentar peças no conjunto que você já tem? Os móveis planejados não te permitem essa liberdade. Tudo o que é feito é pensado exatamente naquele local em que ele se encontra e dificilmente você conseguirá mudar isso.

Essa alternativa é muito boa pra quem já definiu exatamente o que quer e não cogita alterações. Se, por algum motivo, aquele móvel que você planejou acabou não sendo mais tão funcional, pode se tornar um transtorno por bastante tempo.

Outro ponto que é sempre importante destacar são os valores: para se ter móveis de design único, é preciso desembolsar mais para isso. Por se tratar de peças personalizadas, a produção encarece bastante em comparação com os móveis prontos. Se tiver acabamentos especiais então, esse valor aumenta ainda mais. Fique ligado para evitar surpresas!

Uma excelente alternativa para quem ainda prefere um ambiente personalizado e pensado na rotina da casa é optar por uma cozinha planejada. Um projeto de cozinha planejada pode proporcionar uma liberdade de criação e de reestruturação muito maior a longo prazo. Esse modelo costuma ser mais em conta, já que os seus módulos são feitos em grande escala e a entrega pode ser muito mais rápida também, pelo mesmo motivo.

Cozinha pequena com ilha é uma boa?

Tendência que vem ganhando cada vez mais espaço (ou tirando), as ilhas possibilitam maior circulação e proximidade na sua cozinha. Mas isso tudo, é claro, se tiver esse espaço para que ela seja aplicada no seu projeto do jeito certo.

Como aqui o tema são as cozinhas pequenas e funcionais, temos uma dica de ouro pra você saber se uma ilha é o que você precisa: aplique a regra dos 10%. Não conhece? É o seguinte: essa é uma maneira super simples de orientação para saber se a sua cozinha comporta esse modelo sem perder a praticidade. De acordo com essa regra, a ilha não deve ocupar mais do que 10% do total de metros quadrados da sua cozinha. 

Fechou? Deu bom? Então atente para alguns detalhes que fazem toda a diferença no seu ambiente funcional na hora de planejar a sua ilha. O principal deles é: dê outras funções para a sua ilha, além de ser apenas uma bancada.

Sua cozinha é pequena e você precisa aproveitar muito bem os espaços, lembra? Então, utilize esse recurso como mesa para realizar as refeições, para apoiar o cooktop, instalar o forno embutido, guardar utensílios ou até mesmo colocar a sua pia. Se essa for a sua escolha, não se esqueça de incluir no seu projeto questões como tubulação, eletricidade e encanamento, para não ter nenhuma surpresa e o sonho ir por água abaixo. 

Se bem analisada as necessidades dos moradores da casa e o espaço disponível, uma ilha certamente deixará a sua cozinha muito mais charmosa.

Confira modelo de cozinha pequena

Planejar uma cozinha pequena pode se tornar um desafio e tanto, mas a restrição de espaço pode aguçar um lado criativo muito bacana, principalmente se utilizada de dicas valiosas como essas.

Confere só essas ideias de cozinhas compactas super funcionais, sem perder o encanto do coração da casa.