Manter a cozinha organizada é uma meta para muitas pessoas. Afinal, dessa maneira, conseguimos trazer mais agilidade e funcionalidade para nosso dia a dia, encontrando rapidamente tudo o que precisamos, por exemplo.

Além disso, quem tem uma cozinha compacta, precisa se preocupar ainda mais com a organização. Afinal, uma bancada livre de itens, por exemplo, faz com que um espaço que não é tão grande seja otimizado e acabe parecendo mais amplo e aconchegante.

Se organizar cozinha está sendo um desafio e você não sabe como fazer isso de uma forma prática, não se preocupe que a gente te ajuda! Continue a leitura e fique por dentro das melhores dicas para a organização e otimização do espaço da sua cozinha.

Como manter a cozinha organizada?

Para te ajudar a manter sua cozinha organizada, separamos algumas dicas simples, práticas e eficientes que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Confira!

1. Reveja as suas necessidades

O primeiro passo na hora de organizar cozinha é entender tudo o que você tem e pensar se realmente precisa de todos esses itens. Jogue fora ou doe os equipamentos e acessórios que você não usa mais, assim haverá mais espaço para organizar o que você realmente precisa e utiliza no dia a dia.

Analise todas as suas louças, potes, talheres, copos, eletroportáteis, tigelas e outros acessórios para verificar o que fica e o que pode ser doado.

2. Conte com a colaboração de todos

De nada adianta você se esforçar para manter a cozinha organizada, se as outras pessoas da família não tiverem o mesmo zelo. O cuidado que todos devem ter no dia a dia é fundamental para que a organização se mantenha por um período de tempo maior.

Por isso, a nossa dica é criar algumas rotinas e regrinhas fáceis de serem seguidas, como:

  • sujou, lavou;
  • ao usar algum item da cozinha, guarde-o logo em seguida no lugar correto;
  • sujou o fogão, limpe-o em seguida;
  • fez fritura, passe um pano no chão para retirar a gordura

E assim por diante.

Se todos os moradores da casa seguirem essas regrinhas fáceis e práticas, a cozinha ficará sempre limpa e organizada, sendo mais fácil mantê-la dessa forma por mais tempo.

3. Planeje sua organização

Organizar cozinha sem nem pensar direito antes em como ela e a sua rotina funcionam, não resolverá seus problemas. Depois de se livrar dos itens que não usa mais, verifique quanto de acessórios você tem e quais são os espaços destinados à organização que você tem disponível na cozinha.

Separe aqueles objetos de uso diário ou os que são usados com mais frequência. Esses devem ficar sempre à mão, em locais fáceis de serem acessados, como na parte inferior do armário.

As louças de festa, pratarias, taças finas e outros objetos que são usados esporadicamente podem ficar em locais separados, como na parte de cima do armário.

4. Organize as gavetas

Gavetas da cozinha Reims abertas como exemplo de uma cozinha organizada.

As gavetas são partes essenciais para a organização da cozinha. Elas também devem seguir a hierarquia do uso. Os talheres e utensílios de cozinha que são utilizados com alta frequência devem estar nas primeiras gavetas, de preferência próximas ao fogão, para facilitar o acesso à elas quando for necessário.

Confira, abaixo, a nossa sugestão para uma organização simples das gavetas que também vai ajudar a manter sua cozinha organizada:

  1. Primeira gaveta: você pode usar a primeira gaveta para guardar os talheres menores, como garfos, facas e colheres. O uso de um organizador de talheres pode facilitar ainda mais a organização;
  2. Segunda gaveta: na segunda, podem ficar aqueles utensílios maiores, como facas, escumadeiras, conchas etc.
  3. Terceira gaveta: na terceira gaveta, coloque as toalhas de mesa, panos de prato e jogos americanos;
  4. Quarta gaveta: na última, coloque seus livros de receita, caderninhos e outros itens relacionados.

5. Organize os copos, pratos e xícaras

Para organizar os copos, a dica é alinhá-los e agrupá-los de acordo com o tamanho e o modelo, sempre deixando os menores na frente e os maiores atrás. Você também pode organizar por uso, deixando mais à mão aqueles que você costuma usar todos os dias.

Os pratos devem ser empilhados por serviço, ou seja, juntando todos os rasos, fundos e de sobremesa e guardando os que você usa menos na parte de trás.

Já as xícaras não devem ser empilhadas, pois são frágeis e podem quebrar com facilidade. Se não tiver outra forma de guardá-las, empilhe, no máximo, duas por vez para evitar quebrá-las.

Uma sugestão para otimizar o espaço são os ganchinhos para pendurar as xícaras pela asa. Esses ganchinhos podem ficar dentro ou fora do armário.

6. Pense nas panelas e assadeiras

Panelas dentro do balcão da cozinha Reims como exemplo de uma cozinha organizada.

As panelas são objetos grandes e costumam ocupar bastante espaço, sendo uma das principais dificuldades quando o assunto é organizar cozinha.

A dica da frequência de uso também deve ser considerada neste momento. Ou seja, coloque as panelas que você usa com mais frequência na parte da frente e as que você usa menos, atrás.

Se o seu armário tem um gavetão, ele é um ótimo local para organizar as panelas, tornando mais fácil visualizá-las e encontrar com mais facilidade aquela que você está procurando.

Outro item que também causa dificuldade para manter a cozinha organizada são as assadeiras. Nossa dica é guardá-las em um local próximo ao fogão, colocando uma dentro da outra. Pode ser um gavetão, uma parte do armário ou até mesmo dentro do próprio fogão, caso não haja outro espaço.

7. Lembre-se dos potes plásticos

É impossível manter a cozinha organizada sem falarmos dos potes plásticos, não é mesmo? A nossa dica para esses itens é organizá-los por tamanho e cor.

Além disso, é muito importante não guardar os potes fechados, porque isso pode deixar um cheiro ruim neles. Você poderá empilhar os potes e guardar as tampas em um outro recipiente ao lado de onde eles estão.

Outra dica importante caso a sua cozinha seja pequena é dar prioridade para o uso de potes quadrados ou retangulares, que ocupam menos espaço que os potes redondos.

8. Atenção à despensa

Na hora de organizar cozinha, é importante pensarmos também na disposição dos alimentos. Eles precisam ser muito bem organizados, para evitar que eles passem da data de validade sem você perceber. Então, tente colocar os itens que irão vencer mais rápido na parte da frente.

Se você tem alimentos guardados em potes de vidro ou de plástico, que estão fora da embalagem original, não se esqueça de adicionar uma etiqueta com o nome do produto e a data de validade.

Outra dica importante é tentar manter todos os suprimentos juntos. Então, escolha um armário de cozinha apenas para servir como despensa. Este armário deve ter o tamanho certo de acordo com as suas necessidades. Famílias grandes e com muitos itens para guardar devem escolher um armário maior.

Depois, é só dividir o armário em zonas, ou seja, uma prateleira para enlatados, outra para acompanhamentos (macarrão e arroz, por exemplo), outra para potes de conserva e assim por diante.

Para quem tem prateleiras muito grandes, é possível usar caixas transparentes e agrupar todos os itens do mesmo segmento em uma só caixa. Quando você precisar procurar por algo, é só retirar a caixa e pronto.

9. Cuidado com os espaços abertos

Cozinha Reims de cliente Madesa para exemplificar uma cozinha organizada.
A @meuapto504 conseguiu aproveitar bem os nichos da sua cozinha Reims.

Não pense que manter a cozinha organizada está apenas relacionada aos armários e gavetas. As prateleiras, nichos e bancadas também devem estar com a organização sempre em dia.

Como esses locais ficam visíveis, exponha apenas as coisas mais bonitas da sua cozinha e lembre-se da regra do menos é mais. Isso também vale para os armários com portas de vidro.

Você pode deixar para esses espaços abertos suas melhores louças, livros de receita, taças e copos diferenciados e até alguns vasinhos de plantas, como temperos e pimentas.

Caso o espaço seja pequeno na sua cozinha e você precise usar a bancada para deixar alguns itens do dia a dia, agrupe-os em uma bela bandeja, deixando tudo sempre organizado.

Como a decoração contribui para organizar cozinha?

Você sabia que, além da disposição dos objetos, a decoração certa do ambiente também contribui para manter a sua cozinha organizada? 

Se você pensar em um layout adequado para esse espaço, garantirá mais funcionalidade no dia a dia, assim como a quantidade certa de armários, gavetas, nichos e prateleiras também ajuda na hora de manter tudo o que você precisa em ordem.

Por isso, a decoração de cozinha não é apenas um conceito estético, mas está totalmente integrada à funcionalidade e ao bom uso do espaço, tornando a sua rotina mais prática.

Nesse sentido, confira algumas dicas que são importantes para organizar cozinha:

  • pense no espaço dividido entre fogão, pia e geladeira. Esses três pontos concentram a maior parte das atividades e devem estar próximos um do outro. A distribuição dos armários e das gavetas entre eles também facilita a rotina, por exemplo deixando os espaços de armazenamento das louças próximos à pia;
  • capriche na iluminação, assim será mais fácil enxergar o que você está preparando e evitar derrubar os itens ou não encontrar o que procura. Além disso, tome cuidado para favorecer a iluminação natural, evitando, por exemplo, colocar armários que tampe a janela.
  • considere o seu mobiliário pensando nas suas necessidades de organização. Meça a altura dos eletroportáteis e itens que precisa organizar e otimize o seu espaço com móveis inteligentes, como armários deslizantes, gavetas separadoras e de canto, entre outros.

Inspire-se com nossos clientes!

Depois de todas essas dicas de organização e otimização que trouxemos para você, ficou muito mais fácil manter a sua cozinha organizada, não é mesmo? Você pode se inscrever em nossa newsletter para não perder mais nenhuma dica do nosso blog!

Curtiu as fotos desta matéria? Todas são fotos das cozinhas dos #clientesmadesa que estão disponíveis em nossa loja oficial. Não deixe de conferir!