Os amantes da leitura sabem muito bem como os livros podem trazer um charme extra a qualquer ambiente, transformando a decoração. Mas para conseguir isso é fundamental saber como organizar livros.

Seja em uma estante, em uma prateleira ou em alguns nichos, a organização certa faz toda a diferença e é capaz de facilitar a vida na hora de encontrar as obras para reler – e ainda trazer um toque especial e pessoal ao seu décor.

Não sabe como organizar livros? A gente te ajuda!

Como organizar livros?

O primeiro passo é começar avaliando os livros que você tem. Analise quais obras realmente valem a pena serem guardadas e quais podem ser doadas à biblioteca da sua cidade ou a projetos sociais.

1. Por ordem alfabética

Distribuir os títulos por ordem alfabética é uma dica simples de como organizar livros e tornar mais fácil encontrar o que você procura. Esse método funciona perfeitamente para quem usa os livros frequentemente e também para livros técnicos.

Outra possibilidade, muito usada em livrarias, é organizar os autores por ordem alfabética. Assim, você reúne todos os livros de um mesmo autor em um único espaço, ideal para quem tem várias coleções.

2. Por gênero ou assunto

Essa é uma das maneiras mais usadas para organizar livros, inclusive sendo a forma preferida de bibliotecários e especialistas no assunto. Separe seus livros por assuntos ou gêneros, como: poesia, romance, terror, finanças, biografias, autoajuda etc.

Dessa maneira, será mais simples encontrar um título de acordo com o tema que você está procurando – e manter a sua coleção sempre atualizada e fácil de ser acessada.

3. Por cores

Se você deseja organizar os seus livros priorizando o efeito visual deles na decoração, esse método irá lhe agradar. Separe os livros pelas cores da capa e agrupe-os de forma a criar blocos de cores.

Por exemplo, deixando todos os livros azuis juntos, os amarelos, os verdes e assim por diante. Você também poderá compor um degradê, unindo livros com tonalidades semelhantes e criando um efeito visual incrível.

4. Por tamanho

Se você não tem muito espaço em casa e precisa organizar vários livros, esse método é bem bacana. Escolha um cantinho, como uma prateleira ou um nicho, e vá encaixando os livros mais altos, depois os de altura e média e por último os menores.

O visual ficará bem interessante, porém os títulos poderão ser encaixados de forma aleatória, o que pode dificultar na hora de encontrar uma obra que você precisa.

5. Lidos e não lidos

Na sua biblioteca, você tem uma fila de espera enorme de títulos ainda a serem lidos? Então organize os livros separando aqueles que você já leu (e poderá reler um dia), dos que ainda aguardam a leitura.

Os lidos podem ficar mais no alto da estante ou no fundo das prateleiras e os não lidos devem ficar na altura dos olhos e fácil de serem pegos. Você poderá usar outros métodos para organizar os livros que já leu e que ainda não leu, como separá-los por gênero, colocá-los em ordem alfabética, separá-los por coleção, por nome do autor etc.

Livros diversos como exemplo de como organizar livros

6. De acordo com as suas preferências

O mais bacana de ter uma biblioteca em casa é que podemos personalizá-la – e é claro que isso se estende também à organização dos livros. Então, nada impede que você crie sessões de acordo com seus critérios.

Por exemplo, os livros que você mais gosta, seus autores ou coleções favoritas, os que você precisa consultar com mais frequência, os que pretende ler um dia, as indicações de amigos e assim por diante.

7. De acordo com autores e séries

Se você tem o costume de colecionar vários títulos de um mesmo autor ou séries e sagas, esse método funcionará perfeitamente. Essa ideia de como organizar livros é simples, bastando agrupar os títulos por autor ou por coleção, assim ficará mais fácil encontrar os títulos ligados a uma saga ou a um escritor.

8. Por idioma

Você curte aprender novas línguas e tem livros de diferentes idiomas em casa? Use esse detalhe para organizar seus títulos. Você pode separar os volumes de acordo com a língua em que foram escritos, facilitando na hora que desejar praticar algum idioma.

9. Destaques no centro

Todo mundo que coleciona livros tem aqueles títulos que são seus “queridinhos” – seja porque você ama ler e reler, ou seja porque são livros raros, autografados ou que marcaram sua vida de alguma forma.

Então, que tal dar a eles todo o destaque que merecem? Deixe esses títulos no centro, onde ficam mais visíveis e também são mais fáceis de serem alcançados quando precisar.

Como escolher o método certo?

Mesmo com as dicas, ainda está difícil escolher como organizar livros? Então, pergunte-se que tipo de leitor você é. Você deseja que seus livros fiquem organizados de uma maneira visual, criando um lindo impacto para quem entra no ambiente? Ou é mais importante ter uma organização funcional?

Depois pense em qual tipo de organização faz sentido de acordo com os livros que você tem. Se a coleção é pequena, por exemplo, pode não ser interessante dividi-la por autor, já que você terá poucos exemplares de cada um. Nesse caso, a divisão alfabética ou por gênero fará mais sentido.

Como organizar livros em espaços pequenos?

A falta de espaço é um problema na sua casa – e você não tem ideia de como organizar livros?  Existem alguns truques que podem funcionar, por exemplo aproveitar ao máximo a área vertical (paredes), liberando lugar para a circulação.

Assim, vale a pena:

  • investir em prateleiras e nichos para distribuir nos diferentes cômodos da casa;
  • usar armários suspensos (fixos na parede);
  • investir em móveis de canto e produzidos sob medida para serem posicionados em locais estratégicos e aproveitar todos os cantinhos de casa;
  • usar mesinha de canto ou de centro;
  • investir em cadeiras e banquinhos baús;
  • usar camas com gaveteiros na parte de baixo;
  • usar estantes e racks personalizados para a sala de estar, com espaço para os livros;
  • investir em cristaleiras e outros armários com vidros;
  • usar nichos geométricos que também funcionam como objetos decorativos;
  • incorporar os livros à decoração da sua casa;
  • usar prateleiras invisíveis (que dão a impressão de que os livros estão flutuando pela casa).

Como organizar estante de livros?

Livros organizados em uma estante

As estantes de livros são objeto de desejo para muitas pessoas. Afinal, elas ajudam a organizar os diferentes títulos e também melhoram a organização e a funcionalidade nos cômodos.

Atualmente, você encontra uma infinidade de tipos de estantes. O ideal, contudo, é optar por um modelo com prateleiras mais largas e com altura suficiente para que seus livros fiquem em pé – além, é claro, de optar por um móvel com dimensões adequadas ao cômodo e ao espaço onde ele ficará.

O mais bacana das estantes é que, além dos livros, você poderá adicionar outros objetos decorativos, por exemplo, mini vasos, velas, quadrinhos com mensagens etc., tornando sua coleção mais personalizada e a decoração ainda mais diferenciada.

Algumas dicas fundamentais para organizar a sua estante de livros são:

1. Escolha um local arejado

Quanto mais ventilado for o espaço, melhor para organizar livros. Locais úmidos e com pouca ventilação podem fazer com que seus livros fiquem mofados, além de favorecer o acúmulo de poeira, traças e cupins, estragando as suas obras.

2. Não incline os livros

A melhor posição para guardar seus livros é lado a lado e na vertical. Deixar os livros inclinados pode fazer com que eles deformem. Criar grandes pilhas também não é uma boa ideia, pois os livros menores poderão ficar marcados. Se for empilhar, saiba que os livros muito grandes, grossos e pesados devem formar pilhas de, no máximo, 3 exemplares.

3. Cuidado com a luz solar

Deixe a sua estante de livros em um local protegido do sol, evitando que eles desbotem ou entortem. As estantes com portas são ideias interessantes para bloquear a luminosidade, mas é preciso lembrar de abri-las periodicamente para que os livros “respirem”.

As estantes muito estreitas e altas precisam ficar fixadas à parede para evitar que o peso dos livros as desestabilize. E sempre verifique a carga máxima que o móvel consegue suportar, evitando acidentes.

4. Use aparadores de livros

Os aparadores de livros podem ser usados nas estantes e também nas prateleiras e nichos, mantendo todos os títulos na posição vertical – e evitando quedas. Esses acessórios ainda contribuem para a decoração, porque podem ser encontrados em várias cores e modelos, personalizando o ambiente.

Quer mais dicas? Então confira esse vídeo que preparamos:

Inspire-se nas estantes dos clientes Madesa!

Viu só quantas ideias bacanas de como organizar livros? Se você curtiu essas dicas, ajude seus amigos a usarem os livros no décor de casa! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Ah! Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber mais conteúdos do blog e promoções da nossa loja.